Senhas no computador
DestaqueTecnologia

Gerenciadores de senha: o que são? Como utilizar?

De conversas com amigos a transações bancárias, estamos caminhando cada vez mais para uma rotina onde o digital é parte fundamental do nosso dia a dia. A prova disso é que dificilmente recebemos uma ligação ou raramente temos que ir ao banco, visto que temos uma solução mais simples, rápida e “segura” em nossas mãos: smartphones, tablets, notebooks, entre outros aparelhos por onde conseguimos realizar grande parte das atividades rotineiras sem precisar sair de casa.

Maravilhoso, não é mesmo? Porém, não à toa, a palavra “segura” está entre aspas. Apesar de toda a estrutura que as plataformas oferecem para aumentar a segurança de sua conta e de seus dados, ainda cabe a nós, usuários, uma parte importante nesse processo: criar uma senha forte. E para isso, especialistas são unânimes em salientar que é importante criar senhas diferentes para cada tipo de serviço ou plataforma e não utilizar nenhum tipo de combinação rotineira ou muito “fácil” de ser descoberta.

Além disso, a maioria das plataformas possuem exigências quanto à senha, como por exemplo, mínimo de caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, entre outras. E afinal, como conseguir ter controle sobre todas essas letras, números e caracteres? Como lembrar de tudo? 🥴

Se você nunca ouviu falar de gerenciadores de senhas, saiba que essa é uma ótima maneira de guardar suas senhas com segurança e sem o risco de perder ou esquecê-las. Mas, afinal, como isso funciona?

Gerenciadores de senha: o que são

Freepik

Os gerenciadores de senhas funcionam como um banco de dados, que guarda todas as suas senhas em um único lugar, o que facilita bastante para quem sai anotando as senhas em blocos de notas ou até mesmo papéis (aliás, ambas são opções nada seguras!). Alguns programas podem até mesmo gravar suas senhas na própria plataforma, ou seja, você não precisa digitar a senha todas as vezes em que for fazer login, o próprio programa lembra sua senha e você precisa somente logar. 

Abaixo você pode conferir alguns dos gerenciadores de senhas mais populares:

LastPass

Além de senhas, o programa funciona como um cofre digital para armazenar vários tipos de informações digitais, como senhas, cartões, endereços e tudo o que puder ser obtido em uma base de dados.

 1Password

O programa permite gerar suas próprias senhas e o melhor: senhas fáceis de memorizar e digitar. Assim como o LastPass, ele também permite que você salve endereços, contas bancárias, cartões, entre outros.

BitWarden

O BitWarden é um dos poucos que oferecem mais opções gratuitas dos principais recursos. O programa não tem limite de armazenamento, o que o torna uma boa opção para quem não pode investir em um gerenciador pago.

KeePassX

Também gratuito, o programa não possui uma interface tão amigável quanto os outros, porém é uma boa opção para quem quer uma segurança ainda maior, pois possui um código aberto e que permite análise, além de autorizar a configuração com criptografia

E você, já usa ou já usou gerenciadores de senhas? Qual o seu favorito? Conta pra gente nos comentários!


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *