Imagine que você precisa comprar um presente para o dia das mães mas não tem ideia do que adquirir. Pega o seu celular, abre as redes sociais e começa a pesquisar sobre algumas ideias, em minutos você é impactado por um anúncio de uma loja de roupas. Você olha as peças disponíveis na loja, abre o site do e-commerce, analisa os comentários nas redes sociais e até no reclame aqui, mas ainda não efetiva a compra e resolve desligar o celular.
Passado um tempo, você lembra que precisa resolver essa pendência, afinal sua mãe não pode ficar sem presente, não é verdade? Então, com a loja em mente, você dá uma pesquisada nas concorrentes, mas aquela primeira peça que você viu no anúncio te seduziu, e você resolve adquiri-la!
Essa história apesar de ser bastante comum no mercado atual, só é possível graças à uma gestão de marketing eficiente. Mas, afinal como é isso é feito? Por que as empresas devem investir nesse tipo de atividade? Acompanhe neste artigo todos os conceitos e atividades que são fundamentais para essa função.
O que é gestão de marketing?
Imprescindível para sucesso de qualquer empresa, seja de qualquer tamanho ou setor, a gestão de marketing coordena atividades e pessoas para que uma marca seja divulgada de forma assertiva e traga resultados significativos.
No entanto, muitas pessoas pensam que esse tipo de função está relacionada apenas a administração de redes sociais, mas isso é apenas uma das atribuições desse tipo de profissional.
O gestor de marketing é o responsável por pesquisar, planejar, criar estratégias, analisar métricas, estruturar processos e coordenar uma equipe.
Dentro de uma empresa, ele é incumbido de criar a “imagem” da marca, destacando seus pontos fortes, lançando produtos e/ou serviços e diferenciando-a da concorrência. Assim dizendo, ele procura a melhor forma de atender e organizar as demandas para satisfazer as necessidades dos clientes e gerar lucro para a companhia.
Para desenvolver essa função, o especialista precisa apresentar algumas características, tais como:
- Ser adaptável
- Gostar de pessoas
- Ser criativo
- Gostar de estudar sobre tendências e atualidades
- Ter capacidade analítica para analisar dados e tomar decisões
Segundo o site Vagas.com, este profissional ganha em média R$ 3.923,00 e pode chegar ao teto máximo de R$ 12.038,00. No entanto, essa remuneração depende muito do tamanho da empresa e da localização onde a corporação está instalada.
Para entender melhor, o que faz esse profissional e quais as suas principais atividades, acompanhe o tópico a seguir.
O que faz um gestor de marketing?
Agora que você já entendeu sobre a importância de um gestor de marketing para uma empresa é necessário conhecer a fundo sobre as atividades que esse especialista precisa desenvolver.
Com o objetivo de procurar as melhores soluções, o marketing precisa ser estruturado em estratégias e objetivos fundamentais. Não adianta fazer ações isoladas de divulgação sem definir metas e desenvolver um planejamento e processo para isso. Pois, as chances de uma ação como essa darem resultados positivos são quase nulas.
Nesse momento, a gestão de marketing assume o seu papel fundamental: estudar e estruturar as ações que serão desenvolvidas para alcançar os objetivos da empresa.
Dessa forma, este especialista precisa estudar os recursos financeiros e humanos que tem disponível para criar o processo ideal.
Vale lembrar que muitas empresas não tem uma área específica para essa função, no entanto, se você deseja obter sucesso com a divulgação da sua marca e/ou serviço é necessário deixar uma pessoa responsável por desenvolver esse papel.
Reunimos abaixo as principais atividades desenvolvidas por esse profissional no seu dia a dia. Veja a seguir quais são elas:
- Estudar e definir o público-alvo;
- Determinar o posicionamento e a missão da marca perante os assuntos debatidos na atualidade;
- Definir metas e objetivos de divulgação;
- Analisar dados da empresa;
- Estudar as ações e estratégias da concorrência;
- Criar um planejamento de marketing para curto, médio e longo prazo;
- Gerenciar o orçamento para campanhas pagas;
- Procurar parcerias relevantes para a empresa;
- Negociar com fornecedores;
- Gerenciar a equipe, geralmente formada por: social media, designer, analista e publicitários;
- Desenvolver um plano de vendas, baseado nos interesses da empresa.
- Interligar os demais departamentos da corporação, fazendo com que todos busquem um mesmo propósito;
- Acompanhar os resultados alcançados;
- Monitorar os canais de divulgação da empresa;
- Representar o porta-voz da marca em eventos ou na solução de problemas.
Dessa forma, fica notório observar que a gestão do marketing está muito mais ligada a planejamento estratégico e administrativo do que propriamente uma atividade de criação ou mão na massa. Por isso, o especialista que desempenhar esse trabalho precisa ter conhecimento aprofundado em todas as atividades acima descritas, ser de total confiança e gostar de liderar pessoas.
Entendeu tudo sobre essa função? Ficou animado para implementá-la na sua empresa? Então fique de olho no tópico a seguir!
Como aplicar a gestão de marketing na minha empresa?
Agora que você já aprendeu sobre todas as responsabilidades da gestão de marketing vamos te mostrar como aplicá-la na sua empresa.
Veja a seguir quais são os principais pontos que precisam ser planejados e executados para desenvolver essa área.
1- Defina uma metodologia de trabalho
Após contratar alguns profissionais para desenvolver as atividades, o gestor de marketing precisa definir qual estrutura de trabalho a equipe irá desenvolver. Atualmente a metodologia ágil tem sido utilizada com bastante frequência.
2- Faça um diagnóstico da empresa
Desenvolva um estudo com todas as informações e dados que você precisa para conhecer a fundo a marca, seus objetivos e principais resultados.
3- Defina quais estratégias irão ser trabalhadas
Determine qual será o foco das ações em um primeiro momento, quais serão as atividades desenvolvidas para chegar nesse objetivo, e quais serão as pessoas responsáveis por desenvolvê-las.
4- Faça uma análise criteriosa sobre a persona ideal
Identifique qual persona as estratégias de marketing precisam atingir. Faça um estudo aprofundado com todas as características desse público para que as ações sejam desenvolvidas de forma assertiva.
5- Escolha os canais de distribuição
Veja quais serão os meios de divulgação que a empresa irá utilizar para comunicar as suas ações.
6- Faça um planejamento de conteúdo
Providencie um cronograma para divulgação de informações, de preferência, aproveitando as datas sazonais relevantes para a sua marca, planejando lançamentos de produtos ou serviços e mostrando o dia a dia da empresa.
7- Escolha as ferramentas de trabalho
Determine quais programas irão ajudar no dia a dia do trabalho. O gestor de marketing precisa definir quais os recursos que serão utilizados para controlar as demandas, como: Trello ou Asana, por exemplo, e escolher quais programas irão auxiliar a equipe durante a rotina de atividades, como: Google drive, programas de edição de imagem e vídeos, canais de comunicação, entre outros.
8- Estabeleça as métricas e KPIs
Faça um estudo para escolher todas as métricas e KPIs que serão acompanhadas para o desenvolvimento das ações de marketing.
9- Defina valores para campanhas patrocinadas
Escolha quais produtos e serviços serão divulgados em anúncios pagos e junto com a equipe financeira, determine quais valores serão investidos em quais ações.
10- Crie processos de trabalho
Mapeie as atividades do setor de acordo com a função, e crie fluxos onde todos os processos serão acompanhados pela equipe, para que os integrantes possam ajudar a desenvolver a tarefa e o controle seja feito mais de perto, evitando erros e gerando lucro para a empresa.
Gostou de saber sobre a importância da gestão de marketing? Quer conhecer mais dicas para gerenciar uma equipe online, então clique aqui!