Carreiras

10 dicas para ser um influenciador digital

O influenciador digital é o responsável por divulgar uma empresa nas redes sociais, através de um conteúdo mais dinâmico, criativo e humanizado, estabelecendo uma relação de confiança entre público e empresa. 

Para promover as suas marcas, as companhias procuram perfis que tenham ligação com o negócio e que estejam relacionadas com a persona que ela quer atingir. 

Atualmente, essa atividade se tornou muito comum, sendo extremamente relevante no processo de decisão de compra de muitos consumidores.

Pesquisas recentes mostram que 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem pelo menos 1 influenciador digital, e pelos menos 55% deles já comprou algo indicado por estas figuras públicas.

Antigamente, esse tipo de atividade era realizada apenas por celebridades, artistas e cantores, no entanto, o marketing de influência cresceu muito e hoje há espaço para todo tipo de setor, público e até tamanho, se tornando uma profissão bastante atrativa.

Dentre as diversas áreas de atuação para o influenciador digital, podemos destacar:

  • Moda
  • Beleza
  • Gastronomia
  • Games
  • Brinquedos
  • Esporte
  • Vida fitness, entre outros.

Você quer se tornar um influenciador digital, mas não sabe por onde começar?

Então, acompanhe as dicas que separamos para você! 

1- Defina o seu nicho de atuação

10 dicas para ser um influenciador digital

Freepik

O primeiro passo que precisa ser feito é escolher um nicho de mercado, ou seja, uma segmentação ou recorte de um determinado assunto.

A identificação de um grupo menor dentro de um setor é muito simples, de acordo com as suas necessidades e interesses específicos. 

Veja quais temas você tem mais autoridade e conhecimento para falar e invista nela!

Isso irá te ajudar a concentrar os esforços onde você terá maior probabilidade de obter resultados positivos.

2- Crie um nome de perfil de fácil pesquisa e memorização

Para ter um perfil fácil de ser localizado tanto pelas marcas quanto pelos seguidores, é necessário fazer um bom: NOME!

Não importa qual canal você deseja atuar, seja Instagram, TikTok ou até Youtube. 

Isso mesmo! Pense em algum termo que seja simples e marcante! Nada de colocar @seu_setor_123 ou @expert_sp234.

Criatividade e simplicidade são as dicas de ouro para esse momento! 

3- Escolha a sua persona

10 dicas para ser um influenciador digital

Freepik

Defina com quem você quer falar! Veja com qual persona (cliente ideal) você se identifica mais.

Analise gênero, idade, interesses, objetivos, motivações, crenças, desafios, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias que preferem, entre outras características.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse aqui. 

4- Crie uma BIO perfeita

Elabore uma BIO ou descrição, dependendo do canal escolhido, com informações diretas e objetivas sobre o que você faz. 

Quando algum seguidor ou marca se interessa pelo seu conteúdo, ela precisa identificar sua área de atuação e ler uma BIO completa ajuda a compreender sobre o perfil.

5- Planeje-se! 

10 dicas para ser um influenciador digital

Freepik

Procure criar um calendário editorial com todos os conteúdos que você vai abordar por um certo período, aconselhamos fazer mensalmente ou a cada 15 dias para não perder a temporalidade.

Mas, toda regra pode ser quebrada! Se aparecer algum assunto quente no mercado na sua área de atuação, não hesite em alterá-lo, se necessário. 

Este calendário deve ser criado levando em consideração a persona, o objetivo e a estratégia.

E não se esqueça de avaliar as datas comemorativas do mês para verificar se alguma tem relação com o seu perfil e pode ser aproveitada.

Nesse planejamento coloque as datas, horários, tamanhos e até formatos que serão utilizados. Se tiver algum link de pesquisa ou referência, deixe salvo também!

Vale ressaltar que este calendário irá te ajudar a manter a organização, a consistência e a estratégia. Fique atento! 

6- Desenvolva um conteúdo relevante

Crie conteúdos que realmente sejam de interesse do seu público. Procure elaborar publicações diferentes, com abordagens criativas, e utilizando o tom de voz da sua persona.

As pessoas andam cansadas de ver mais do mesmo nas redes sociais, por isso, INOVE! 

Apresente os conteúdos de forma exclusiva! Com títulos criativos e CTAs convincentes! 

E não se esqueça das hashtags, elas continuam tendo força na busca orgânica. 

Tome cuidado apenas com as fontes de informação. Procure buscar estes conteúdos em canais, perfis, livros e sites de referências no assunto. 

7- Utilize aplicativos para ter um perfil mais profissional

 

Atualmente, há diversos tipos de ferramentas que podem te ajudar na criação de um perfil de influencer. 

Existem apps para editar fotos, vídeos, criar stories ou reels, buscar hashtags, gerar um mídia kit, pesquisar temas, entre outros.

8- Faça collabs com outras pessoas

As parcerias podem se tornar excelentes ferramentas para crescer o perfil de forma orgânica. 

Procure outros influenciadores que estejam envolvidos direto ou indiretamente com o seu nicho de atuação para criar uma rede de contatos. 

9- Interaja com os seus seguidores

10 dicas para ser um influenciador digital

Freepik

Aqui também se trata de um ponto muito importante. Não importa o tamanho da sua rede, o engajamento com os seguidores precisa ser crescente e constante para você se tornar um influenciador de sucesso.

Por isso, procure responder o máximo de comentários possível, interaja nos stories, mostre que você se importa com as opiniões daqueles que seguem você. 

Demonstre empatia e convide-os a participar do perfil, seja enviando dúvidas, indicando para amigos e participando até de lives. 

10- Invista em campanhas pagas para aumentar o alcance

E como todo mundo já sabe que almoço grátis não existe nas redes sociais. Faça anúncios patrocinados para divulgar o seu perfil e aumentar o seu alcance. 

Escolha um criativo bem diferente e dinâmico e faça anúncios com objetivos diferentes para testar os resultados e ver o que se aplica melhor para atender às suas necessidades. 

Gostou deste artigo? E, se você quiser aprender um pouco mais sobre marketing de influência, clique aqui! 


Veja também esses materiais importantes

21

Comments
  1. quero muito ser influenciadora mas nao sei por onde comecar tenho 60 anos varias experiencias mas tenho medo de nao conseguir como faco preciso de ajuda

  2. Gostaria de ser influenciador digital e não sei por onde começar …

  3. Muito boa a explicação porém ñ entendo muito de ser influencer
    Queria ser mostrando o estilo de vida na zona rural .
    * gastronomia
    * animais principalmente cavalos tenho filhos q adoram cavalos
    * coisas de lanchonetes sanduíches
    Por que trabalhei fazendo enfim
    * plantas também me atende muito.

  4. olá, obrigada pelo artigo!! Quero aprender e ser influenciadora, você fala bastante p procurar empresa p começar e não entendi o motivo e como fazer isso. Pode me falar mais sobre isso?

    1. Olá Rose tudo bem? Você pode conversar com as empresas entrando em contato pelo direct do Instagram ou enviando um email com uma proposta. O ideal é sempre começar com um perfil pequeno ? para adquirir experiência.

  5. Na minha profissão- Medicina Veterinária – não tenho visto nenhuma citação. Muito me agradaria, transitar nesse nicho de mercado. Sempre lembrando que a transferência de conhecimentos exige uma contrapartida em numerário, via patrocinadores. Pergunto por onde é como começar?

    1. Olá Romão, tudo bem? Primeiro comece compartilhando dicas e o seu dia a dia de trabalho isso irá chamar a atenção da audiência e trará engajamento no seu perfil. Já pensou em fazer alguma parceria com alguma loja especializada da sua região? Pode ser um bom caminho para começar! ??

  6. Oi trabalho como cabeleireira e maquiadora e agora estou começando com imagem pessoal e quero muito ser influenciador só não sei se consigo criar um nicho onde posso unir os três não sei como começar

    1. Cátia tudo bem? Comece refletindo o que você entende mais? Qual mensagem você quer passar para os seus seguidores? Isso irá a te ajudar a definir um nicho específico! Outra ideia é perguntar na enquete para os seguidores e ver que tipo de conteúdo eles mais gostam de ver no seu perfil. Isso será muito útil na hora de criar o seu planejamento estratégico.

  7. Meu nome é Ana Lucia e gostaria muito de ser influencer,série com dicas voltado para a saúde .

    1. Olá Ana Lucia, tudo bem? Faça um planejamento estratégico e comece! Mas, tenha certeza que este nicho de mercado é o certo para você, quanto mais familiaridade com o tema, mais relevância e credibilidade você irá transmitir para os seus seguidores. ??

  8. Gostaria de esta mostrando e compartilhando meu trabalho dr pintura residência e comercial

    1. Olá Anderson, que legal! Começa compartilhando antes e depois, dá dicas de pinturas diferentes, marcas de boa qualidade, mostre o seu diferencial nas redes. Isso pode te render um bom engajamento e um público interessado. ?

  9. Quero ser um influenciador mas não sei por onde começar, oque postar, oque produzir etc…

    1. Olá Pablo, o primeiro passo é definir um nicho de mercado, temas e assuntos que você domine para começar a compartilhar a sua experiência e conhecimento, e depois disso crie um planejamento de conteúdo com tudo o que você irá publicar. Dá uma olhadinha no artigo a seguir > Passo a passo para criar um planejamento para as redes sociais

  10. BOM DIA PESSOAL MEU NOME É JONES, GOSTARIA DE SER RECONHECIDO COMO INFLUENCIADOR DE SUCESSO, POR ONDE POSSO COMEÇAR

    1. Oi Jones, tudo bem? Primeiramente, é necessário produzir conteúdo relevante para a sua persona, isso irá trazer engajamento orgânico para o seu perfil. ? E para começar a fazer parcerias, procure empresas pequenas que tenham relação com a sua audiência. E conte com a Etus ? para agendar os seus posts e acompanhar os relatórios de desempenho!

  11. Oi meu nome é Ana Cristina e eu tenho praticamente tenho três sonhou 1 e eu ir pra São Paulo!2 ser um influenciador digital
    3e ser atriz esse é meu sonho eu quero muito mesmo cosegir poriso que eu quero ir pra São Paulo

    1. Oi Ana muito legal o seu sonho! Começa procurando por pequenas empresas para fazer parcerias no local que você mora mesmo, isso pode ser um excelente caminho, e fica de olho aqui no blog Etus, pois publicamos muitas dicas que podem te ajudar ?

      1. Vim por este meio dizer Q: tenho sonho de ser influenciador digital, ir até em Brasil

        1. Oi Isaac tudo bem? Traça um planejamento estratégico de conteúdo e busca umas pequenas empresas para começar! Boa sorte e sucesso ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *