“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, essa expressão popular representa muito bem sobre a importância das imagens nas redes sociais. E ter um feed organizado e harmonioso, pode ser um grande diferencial para a sua marca!
Empresas que possuem perfis onde as fotos, temas e cores conversam tendem a ser mais reconhecidas e lembradas pelas pessoas. Além de atrair mais cliques, salvamentos, comentários, compartilhamentos e consequentemente aumentar a sua audiência.
E se você está sem ideia para deixar a sua timeline mais harmoniosa, criativa e com a cara da marca, vem com a gente!
Por qual motivo devo organizar o feed do Instagram?
Um feed organizado demonstra autoridade, confiança e profissionalismo da sua marca. Ele mostra para as pessoas que vale a pena seguí-lo e contribuem tanto para adquirir novos clientes, como para firmar parcerias.
Atualmente, o Instagram conta com 1,22 bilhões de usuários ativos. E diante disso, a concorrência se torna ainda mais acirrada. Afinal, todas as empresas querem chamar a atenção destes usuários e para se destacar é necessário criar conteúdos interessantes alinhados com a persona, ser criativo e diferenciado.
E utilizar um feed organizado valorizando o apelo visual, pode ser uma excelente estratégia para isso! Sem esquecer que a primeira impressão é a que fica né!
As redes sociais são uma vitrine da sua marca para o mundo, onde deve-se aproveitar para divulgar o que você deseja!
E essa representação da linha do tempo pode ser a diferença entre a escolha do consumidor na hora de decidir entre uma empresa e outra.
Dessa forma, seja qual for o seu nicho de atuação ou objetivo, ter um feed organizado pode te ajudar e muito na conquista de resultados.
Mas, antes de você começar a colocar a mão na massa, é necessário compreender primeiro quais são os tipos de feed que existem, confira no tópico a seguir!
Quais são os tipos de feed que existem?
O feed do Instagram normalmente revela o estilo do perfil logo no primeiro acesso. Sua composição é capaz de influenciar os usuários a ter opiniões, antes mesmo de avaliar os conteúdos no detalhe.
Por isso, antes de começar a organizar o feed, é necessário conhecer quais são os principais modelos que existem atualmente, acompanhe!
Feed corporativo ou empresarial
Nessa timeline o que importa são os objetivos da empresa. Seu posicionamento, visão, valores, produtos, serviços e até depoimentos (prova social) devem expor aos usuários de forma clara tanto no conteúdo quanto na identidade visual, quais são os pontos mais fortes e relevantes para a companhia, ou seja, trabalhar o branding e gerar conteúdo de valor.
Confira o exemplo, a seguir ??
Perfil @etus.social
Vale ressaltar que as metas podem ser múltiplas e variar de acordo com a estratégia trabalhada no momento.
Feed artístico
Aqui o que vale é a criatividade e a estética! Geralmente ele é aplicado para perfis de fotógrafos, tatuadores, artistas plásticos, modelos ou qualquer outro profissional que atue diretamente com design ou imagens.
Veja o exemplo abaixo ??
Perfil @kaueluz
Observe como as imagens possuem um papel fundamental na divulgação do conteúdo e chamam a atenção do usuário de forma impactante.
Feed de causa
Esse tipo de timeline tem um objetivo bem definido, geralmente, vinculado com uma ação ideológica, social ou ambiental.
Aqui o que mais importa é o conteúdo da mensagem em que irá se divulgar.
Perfil @institutomariadapenha
Note que existe uma identidade visual aplicada com cores e elementos marcantes, mas que a mensagem é sempre o foco do conteúdo publicado.
Feed portfólio
Como o próprio nome já sugere, nesse tipo de timeline se valoriza um serviço prestado. Apesar de usar a imagem como foco de divulgação, ele se difere do feed artístico pelo seu principal objetivo.
Confira o exemplo abaixo ??
Perfil @vma.cc
Este tipo de timeline serve literalmente para conquistar novos clientes em um determinado nicho de mercado.
Empresas de design gráfico, cozinheiros, editores de vídeos e até profissionais de marketing costumam usar esse tipo de estratégia.
Feed pessoal
Popularmente conhecido, o feed pessoal geralmente é utilizado por usuários que gostam de compartilhar o seu dia a dia, sem se preocupar muito com a estética.
Aqui o que importa é o indivíduo, e o seu principal objetivo é gerar engajamento e criar uma audiência qualificada.
Perfil @socialmediadeelite
Esse tipo de timeline também é utilizado com frequência por influenciadores digitais, gerando novas oportunidades.
Dicas para ter um feed organizado
Não importa, se você vende roupas, artesanato ou trabalha com turismo nas redes sociais. Um feed organizado pode te ajudar e muito!
Mas, para que isso dê certo, é necessário:
- Definir objetivos e uma estratégia para isso;
- Seguir algumas técnicas de composição;
- Utilizar ferramentas adequadas.
E como a Etus adora te dar uma mãozinha no gerenciamento das suas redes sociais, separamos a seguir algumas dicas práticas para você organizar o feed e ter um visual impecável, confira!
1- Escolha qual tipo de feed é mais adequado para a sua empresa
Diante dos modelos apresentados anteriormente, veja qual deles se encaixa melhor nos objetivos que sua marca pretende alcançar.
2- Defina um tema
Analise qual conceito você pretende reforçar seu feed do Instagram, pois, o visual e o conteúdo precisam estar alinhados de forma coerente.
As imagens não devem apenas “conversar” umas com as outras, mas refletir sobre a sua marca, representar o que você oferece ou faz.
Dessa forma, o tema precisa refletir o seu estilo, apresentar o seu marketing visual e o seu olhar sobre o mundo!
Procure referências para definir esse tema, você pode pesquisar no Pinterest, buscar por perfis renomados na área que você deseja atuar, pesquisar pinturas, fontes, livros e até filmes, para ampliar o repertório e estimular a criatividade.
Vale ressaltar que você não precisa seguir um único tópico, mas trabalhar de forma conjunta em vários deles. Sua empresa comercializa maquiagens, que tal postar fotos de antes e depois em lugares diferentes, você tem um restaurante, porque não publicar fotos de pinturas que inspiram a sua montagem do prato. Aqui dê asas à imaginação e voe! ?
Mas, não se esqueça de ter o seu objetivo bem definido, ou seja, as pessoas precisam entender claramente o que você deseja mostrar.
3- Escolha um conceito estético
Para deixar o feed organizado e harmonioso é necessário definir um unidade visual, ou seja, um conceito estético que você quer abordar.
Atualmente existem diversos tipos, como: retrô, vibrante, moderno, minimalista, moderno, entre outros.
Após essa definição, siga a sua escolha “segue toda vida” ?, sem publicar imagens aleatórias, hein!
Nesse momento, lembre-se que a sua identidade visual precisa estar alinhada com esse conceito. Se o seu logo tem cores neutras, nada de optar por estéticas vibrantes, por exemplo.
4- Planeje
Para ter um feed organizado o planejamento do conteúdo tem um papel fundamental, principalmente, para não dar um nó na sua cabeça na hora de publicar.
Por isso, esqueça as imagens mais casuais e analise criteriosamente o que vai para o feed. Deixe esse tipo de conteúdo mais despojado para publicar nos Stories.
Prepare as suas fotos com uma estética especial e crie as artes seguindo um marketing visual pré-estabelecido.
5- Use filtros semelhantes
Quando estamos falando de padronização do feed, os filtros não podem ficar de fora! Sabemos que tanto o Instagram como os aplicativos de edição de fotos, oferecem hoje em dia, uma variedade de possibilidades, para tornar suas imagens incríveis.
Mas, para manter um padrão é preciso definir alguns modelos, para que, seus posts tenham uma referência e sigam o mesmo conceito estético. Com a frequência de publicações, os usuários começaram a identificar o seu perfil, apenas de visualizar o seu post no feed, trazendo reconhecimento, identidade e autoridade para a sua marca.
6- Organize o feed por cor
A harmonização das cores são de fundamental importância, quando falamos de feed harmônico.
Por isso, busque usar cores semelhantes com a identidade visual e aplique estratégias para gerar afinidade e engajamento.
Veja o exemplo a seguir ??
Perfil @igormoraes
Para fazer esse tipo de seleção, lembre-se que as pessoas são submetidas a diferentes sensações em relação às cores, por isso, estude a psicologia das cores para deixar o seu feed ainda mais harmônico.
7- Utilize a grade do Instagram
Dependendo do seu nicho de atuação e do estilo, é possível utilizar as grades do Instagram para seu benefício. Você pode usar as publicações em linhas ou até na diagonal.
Outra ideia, que vem ganhando o gosto popular são os posts mosaicos ou quebra-cabeça, onde juntas as fotos formam uma nova imagem.
No entanto, vale ressaltar que esse tipo de feed não se aplica para todas as estratégias, ela precisa fazer sentido tanto para a empresa quanto para a persona.
Lembre-se que o usuário não vai receber o post de forma completa, ele vai receber, pedacinho por pedacinho, o que pode gerar curiosidade para ele acessar o seu perfil para entender o conteúdo publicado.
Olha esse exemplo, que legal ??
Perfil @Dra. Ludmilla Rachid
Outra ideia muito bacana, é usar o feed para criar uma espécie de jogo de xadrez, alternando as publicações. Confira ??
Perfil > @efeitoorna
8 – Padronize as bordas e recortes
Uma forma bem fácil de padronizar o feed também é aplicar bordas e recortes semelhantes.
Assim você consegue estabelecer uma estética harmônica e representativa.
Você pode usar esta estratégia para campanhas específicas, como: lançamento de um produto, dia das mães, black friday, entre outros.
9- Separe seu feed em blocos
Uma ideia bem bacana também para organizar o feed é investir no formato de blocos. Onde você utiliza a ferramenta a seu favor.
A proposta aqui é definir um tema central que será trabalhado individualmente em três publicações, dividindo dessa forma em grupos de três imagens na horizontal.
10- Utilize apps para organizar o feed
Se você se empolgou com as ideias que apresentamos, mas não sabe por onde começar, temos uma dica TOP!
Que tal usar ferramentas super práticas para organizar o seu feed e facilitar a sua vida! Excelente ideia não?
Atualmente, existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa missão, um deles é VSCO, Preview – Plan Your Instagram e Snug – Preview Your Instagram.
Gostou das dicas? E se você quiser aprender um pouco mais sobre a importância do marketing visual, clique aqui.
Adorei o artigo, dicas valioasas para organizar o feed.
Rescentemente vi alguns feeds minimalistas e estou querendo implementar.
Parabéns pelo conteúdo. Sucesso!
Olá Lilian, muito obrigada pelo carinho! E fica de olho aqui no Blog que sempre apresentamos dicas e novidades sobre marketing digital ?