Sendo uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Instagram é um fenômeno. Apesar de possuir mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede ainda está em expansão. O que, por sua vez, chama atenção das marcas, pois toda empresa passa a querer vender pelo Instagram.
Mas como vender pelo Instagram? Quais são as melhores práticas para tornar essa rede social lucrativa para uma empresa?
Pensando nisso, separamos 7 dicas para te ajudar a vender pelo Instagram. Descubra agora mesmo quais são elas e garanta o sucesso da sua empresa.
1. Capriche na bio
Um dos primeiros elementos que o usuário do Instagram verá da sua empresa é a sua bio. Portanto, você precisa saber aproveitar muito bem esse espaço, pois lá será o seu cartão de visitas.
A principal funcionalidade da bio, além de descrever a sua empresa, é permitir a publicação de links. Isso porque esse é um dos poucos locais do Instagram que permitem a utilização desse tipo de acesso.
Essa função é muito útil para colocar um redirecionamento para a sua loja ou uma promoção especial. Além, é claro, de utilizar o termo “link na bio” nos seus posts. Garantindo assim uma vantagem, tendo em vista que não é possível utilizar links clicáveis em posts.
Assim, você poderá realizar um ótimo post de apresentação de produto ou executar qualquer outra estratégia que necessite de link. Impulsionando dessa forma os resultados da empresa.
2. Migre para a conta comercial
A conta comercial possibilita um conjunto de funcionalidades avançadas direcionadas para empresas. Por exemplo: analisar dados, criar anúncios e, por meio das métricas, tomar decisões importantes para a marca.
Com essa funcionalidade, será muito mais fácil definir as estratégias mais assertivas para a sua marca.
3. Produzir conteúdo relevante e postar regularmente
Postar conteúdos relevantes regularmente é a chave para manter um bom alcance em suas postagens.
O primeiro passo para definir quais serão esses conteúdos é estudar os seus clientes e seguidores. Verifique qual o tipo de postagem eles mais se interessam e busque incorporar isso à sua marca. Atente-se para não fugir do seu segmento. A sua empresa precisa manter a sua personalidade. Caso contrário, haverá pouca conversão nas suas estratégias.
Além disso, produza imagens com boa qualidade. Isso é extremamente relevante, já que o Instagram é uma rede que valoriza muito esse tipo de conteúdo.
4. Estude a sua concorrência
Vender pelo Instagram, assim como conquistar mais clientes nessa rede, exige ações eficazes. Dessa forma, entender como as outras empresas agem é uma oportunidade para aprender mais sobre o mercado.
Fazer isso pode te dar ótimas sacadas, além de ajudar na forma de se comunicar como empresa. O que contribui na criação de estratégias cada vez mais eficientes para a conversão em vendas.
Por isso, identifique quais são as melhores atitudes de cada marca e adapte ao seu modelo de negócio.
5. Use hashtags
As hashtags possibilitam que os usuários do Instagram localizem o seu conteúdo, baseado no que eles estão buscando. Desse modo, utilizar as hashtags relacionadas com o conteúdo da postagem é uma forma eficiente.
Assim, você conseguirá atrair o público certo e atingir mais pessoas. Porém, não polua a sua postagem com muitas hashtags, faça uso com moderação.
6. Faça vídeos, lives e stories
As postagens de vídeo têm a maior taxa de engajamento geral, mais precisamente 38% maior do que posts de imagem. Os stories, por sua vez, já batem mais de 300 milhões de usuários ativos por dia. Já as lives são ótimas ferramentas para fazer uma promoção urgente, sorteios e muito mais.
Sabendo de tudo isso, por que não utilizar esses recursos para aumentar a taxa de conversão da sua empresa? Novas oportunidades de vendas poderão surgir se você utilizar cada recurso da melhor maneira. Aproveite cada uma delas e divulgue os seus conteúdos e produtos de forma com que os seus seguidores se interessem.
7. Gere engajamento
Agora, que você conheceu todas essas dicas de como conseguir vender pelo Instagram, busque melhorar o engajamento da sua conta.
Responda comentários e directs, faça com que o usuário compreenda que a sua empresa também nota a presença dele. Inclusive, estimule campanhas que impulsionem o engajamento, como sorteios e descontos, e que exijam determinadas interações na rede.
Quanto maior for o engajamento, maiores são as suas chances de fechar um negócio.
Qualquer produto ou serviço pode ser vendido no Instagram, mas, para isso, é preciso fazer ações que tragam resultados.
Esperamos ter ajudado. Bons negócios e até próxima!
Este artigo foi produzido em parceria com a Agência Life, especialista em realizar estratégias que integrem todos os meios com uma comunicação 360º.