Todas as agências de marketing digital contam com ritmo acelerado em todas as áreas, incluindo a financeira. E ter eficiência nela é fator decisivo no resultado da empresa, na sua sobrevivência e até no relacionamento com o cliente. Por isso é importante trabalhar a gestão financeira para agência de marketing.
A maneira como uma agência de marketing digital administra sua economia influencia diretamente no seu sucesso ou fracasso. Justamente por isso, a gestão financeira para agência de marketing é uma questão de vida ou morte.
Além disso, a gestão financeira da agência diz respeito também ao seu crescimento sustentável. Afinal de contas, se o seu financeiro não estiver estruturado, ele pode se tornar um aspecto decisivo para a falência da empresa.
Alguns exemplos importantes de atividades para um gerenciamento financeiro relevante seriam, por exemplo, controle de gastos e saber quem são os clientes mais lucrativos e, claro, acompanhar o fluxo de caixa.
Portanto, confira agora este artigo sobre gestão financeira para agência de marketing e aprenda a tudo que é relevante sobre o assunto: como organizar processos da empresa de marketing digital, melhores recursos para agência de marketing e tecnologias para as finanças da sua agência de marketing digital.
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O que é a gestão financeira?
Não é incomum encontrar uma agência de marketing que esteja mal das pernas, inclusive diminuindo seu poder de negociação com clientes. E esse é um problema muito maior e difícil reverter principalmente quando não há boa estruturação das finanças. Afinal, sabemos que um gerenciamento positivo das finanças é essencial para não perder dinheiro e, a longo prazo, conservar o prestígio da empresa no mercado.
Portanto, para lidar com possíveis problemas de forma descomplicada, é essencial aplicar uma gestão financeira bem-feita e estratégica. Nesse caso, se trata de ações que fazem que a situação econômica de um negócio seja a mais vantajosa possível, mesmo diante de problemas e adversidades. Alguns exemplos dessas ações são, por exemplo:
- medidas de redução dos gastos;
- realização de balanços periódicos;
- monitoramento das despesas;
- elaboração do fluxo de caixa.
Em agências de marketing, é muito comum que o lado administrativo seja deixado de lado pelo lado operacional e de relacionamento do cliente serem tão relevantes no dia a dia. É preciso evitar que isso aconteça.
Qual é a importância da gestão financeira para agências de marketing?
A boa administração financeira para agência de marketing é essencial, assim como qualquer negócio. Afinal, sem uma programação de vendas fundamentada em gastos e despesas, como é possível o gestor saber se um cliente realmente está trazendo lucro?
Mesmo que o cliente esteja pagando um valor grande, o gestor precisa ter certeza de que seus gastos com esse cliente realmente são menores do que o valor que está recebendo.
Os líderes da agência de marketing não devem focar apenas no lado criativo da agência, pois um erro no fluxo de caixa poderia resultar em escolhas equivocadas, como investir mais do que pode em um ativo.
Por isso é importante frisar que, quando bem-feita, a gestão financeira para agência de marketing digital auxilia no momento de tomar decisões estratégicas e úteis.
Benefícios de uma boa gestão financeira para agência de marketing
Primeiramente, é interessante frisar que uma boa gestão financeira na agência contribui para estabelecer um portfólio de produtos ajustado à sua capacidade econômica, operacional e de mão de obra. Isso porque ela auxilia na redução e controle das despesas, por exemplo.
Além disso, uma boa gestão financeira ajuda a instituir um processo de precificação mais profissional, assegura o dinheiro necessário para cobrir os gastos do dia a dia e, por fim, possibilita ao gestor uma tomada de decisão mais inteligente.
Principais indicadores de gestão financeira
Já ouviu falar no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)? Ele é um dos principais documentos no gerenciamento financeiro de uma empresa. No DRE, há uma análise de informações como os gastos e lucros da empresa.
Para evitar surpresas negativas, o indicado é a elaboração constante das DREs. Assim, é possível melhorar o planejamento de custos. Isso porque o gestor, com o DRE, pode encontrar padrões e médias para usar nas programações projeção de despesas futuras. Dessa forma, com uma estimativa de gastos bem delineada, a empresa pode faturar mais.
Além dos DREs, existem outras métricas que a agência precisa monitorar. Listamos algumas a seguir.
Receita líquida
A receita líquida, ou faturamento líquido, é o valor recebido pelos serviços menos os impostos. Por outro lado, a receita bruta são quantias enviadas aos clientes sem considerar os gastos relacionados a tributos.
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Custo de serviço prestado
Esse é um índice sobre as despesas da agência de marketing para executar os projetos, campanhas e trabalhos. Na métrica de custo de serviço prestado, é necessário incluir gastos com materiais, veiculação, recursos humanos, etc.
Lucro operacional
Essa métrica é formada pelos ganhos da empresa em determinado período depois de subtraídos os gastos operacionais, comerciais e administrativos. O lucro operacional, no fim das contas, mostra o quanto entra no caixa.
Despesas administrativas
Todos os gastos da empresa, como por exemplo com contadores, aluguel, água, segurança, insumos, limpeza, comissão de funcionários, informática, advogados e colaboradores em geral entra nessa conta.
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