A gestão de redes sociais é fundamental para a empresa que investe em marketing digital de forma profissional. A utilização dessas mídias tem sido crescente para posicionar marcas, apresentar informações, vender produtos e melhorar o atendimento.
Atualmente, os gestores e empreendedores sabem que é imprescindível estar conectado e presente nas mídias sociais, elas ajudam a criar engajamento e proximidade entre a marca e o público-alvo.
A importância da gestão de redes sociais
Não adianta somente registrar um perfil ou uma página oficial da empresa no Facebook, Twitter e Instagram e largar de lado. É indicado que sejam feitas postagens regularmente com veiculação de informação, novidades de produtos e serviços e, sobretudo, ter a capacidade para responder dúvidas e reclamações.
O uso das redes de engajamento é indicado para empresas de diferentes portes, mesmo que seja um negócio local que atenda a comunidade ou bairro mais próximo até a multinacional de grande porte.
Estar presente nessas mídias significa criar e manter a voz da própria empresa junto aos clientes e, ao mesmo tempo, escutar as opiniões e reclamações deles.
A importância dessas redes tem sido cada vez mais crescente e comum entre as empresas de diferentes segmentos e atuação mercadológica, dispensando até o antigo anúncio de jornal e de páginas amarelas.
Dados de mercado
Para a empresa que precisa se comunicar com seu público-alvo o uso das mídias sociais oferece custo baixo e grande potencial de engajamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela eMarketer, no segundo semestre de 2016, o número de brasileiros ativos nessas mídias teve um relevante aumento.
Segundo os dados, o número de usuários brasileiros ativos nas redes sociais chegou a 93,2 milhões que já ultrapassa 45% de toda população do país.
Dessa forma, compreendemos que a presença tanto de quem consome quanto de quem produz conteúdos em âmbito digital e como é fundamental para os relacionamentos sociais e de mercado.
Uso pessoal e empresarial
Vale ressaltar que, o empreendedor não deve misturar seu perfil pessoal no Facebook e Instagram com os perfis profissionais e corporativos da empresa nessas redes.
Nesse contexto, as empresas e demais projetos de empreendimento que precisam incluir as redes sociais em sua estratégia de comunicação precisam de um planejamento detalhado para alcançar seus objetivos, lembrando que não é tão fácil obter resultados concretos de um dia para o outro.
Evite cometer erros
Na gestão de redes sociais, um dos erros iniciais é entrar em todas as redes de uma vez sem avaliar a diferenciação de público e engajamento.
Mesmo que seja importante entrar em todas as redes, é necessário um estudo de presença para a marca.
Por exemplo, se a empresa possui produtos para vender para outras empresas (B2B) é indicado ter presença forte no Linkedin, uma rede social destinada para o ambiente corporativo.
Escolhendo a rede certa a empresa conseguirá identificar com mais facilidade onde estão os seus clientes.
Dicas essenciais
A seguir vamos apresentar dicas essenciais para as empresas utilizarem em seu processo de inserção ou de amadurecimento da presença de marca nas mídias digitais de engajamento.
1 – Defina objetivos
A empresa precisa compreender que se quer conseguir com as postagens e demais conteúdos.
A empresa pode querer aumentar o desejo e a intenção de compra de seus clientes. A partir desse objetivo será necessário postar sobre as qualidades e benefícios do produto e cases de clientes que foram bem sucedidos usando o produto.
2 – Criação de leads
Não adianta ter bom conteúdo sem ter público. A criação de lead refere-se à criação de um grande público de interesse que poderá, posteriormente, gerar clientes direcionados.
No contexto da gestão de redes sociais para a empresa que precisa alcançar bons resultados com um planejamento nessas mídias precisa ter atenção com o planejamento e com as estratégias de geração de leads.
3 – Defina o conceito da marca
Qual é o significado da marca? O que ela faz de positivo? Qual mensagem ela consegue passar?
Essas respostas podem ajudar a indiciar o papel as redes sociais na estratégia de marca.
Dentre os benefícios, as redes serão positivas para o posicionamento das marcas pois servirão para estreitar o relacionamento entre produto e cliente, com engajamento e interação.
4 – Mapeamento de público
Quem receberá as postagens da empresa? É importante conhecer profundamente o público da página oficial da empresa. O público pode ser mapeado através de características como Idade, Gênero, Nível Educacional, Cidade, etc.
5 – Crie uma persona
A persona se refere ao cliente idealizado. A idealização desse cliente pode ajudar a identificar os clientes com características mais aproximadas para o alvo da empresa.
É indicado realizar uma média com todos os dados demográficos estudados e criar uma personagem “fictícia” para definir quem poderá ser o cliente padrão.
6 – Desenvolva conteúdos
Os conteúdos devem ser específicos à área de atuação da empresa e interesse dos clientes.
A empresa pode veicular e oferecer e-books, cases, informações exclusivas, vantagens de produtos, dicas, tutoriais, vídeo aulas e transmissão ao vivo de eventos.
7 – Analise os resultados
Verificar o número de curtidas, seguidores e dados de métricas é importante para verificar que tipo de conteúdo mais chama atenção das pessoas nas páginas e perfis oficiais da empresa.
Avanço das redes sociais
A abordagem torna-se mais válida através de postagem de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem abusar de anúncios.
Essas redes são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.
Conclusão
Nos dias atuais, a importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias de marketing.
Essas estratégias estão vinculadas à geração de valor, posicionamento de marca, identificação de público e construção de funis de vendas.
Lembramos que a publicação de conteúdo de qualidade é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade. Isso gera relacionamento positivo, sendo muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes. As empresas devem aproveitar as plataformas para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento respondendo às dúvidas e reclamações.