O marketing digital é uma das áreas estratégias que mais cresce no mundo atual, sendo uma importante oportunidade para marcas e empresas de diferentes portes se posicionarem no mercado.
Com variadas oportunidades de atuação, a empresa pode planejar o gerenciamento de seus contatos, produtos e relacionamento com o cliente nas mídias sociais, incluindo a produção de conteúdo e a busca de interação com o potencial cliente.
O gestor tem a chance de desenvolver esse tipo de marketing com a ajuda de uma agência, profissional da área ou criar o seu próprio setor estratégico.
Os investimentos nessa área independem do segmento de atuação, sendo uma grande oportunidade para pequenas, médias e grandes empresas.
Dependendo da complexidade do mercado e do peso da marca e do produto, o projeto pode exigir dedicação acima da média e muita concentração profissional.
Neste artigo falaremos mais sobre essa área que, conceitualmente, abrange diferentes tipos de conhecimento e aplicação.
O marketing digital nos dias atuais
Atualmente, o foco é desenvolver mercados e gerar atração de público abrangente para marcas, produtos e serviços.
Antigamente, o marketing analógico previa o uso de um projeto de mídia que buscava anunciar em revistas, jornais, rádio e televisão, incluindo os esforços em distribuição de folhetos.
As mídias tradicionais ainda possuem importante relevância, principalmente, com o público que possui idade entre 35 e 80 anos de idade, por outro lado a intensificação das mídias digitais e o pleno acesso à internet tem incentivado o uso mais massivo das estratégias nos meios digitais para divulgar produtos e impulsionar campanhas.
A importância do marketing
De modo geral, o marketing ajuda a identificar clientes, mercados, canais de distribuição, oportunidades de parcerias, entre outras funções que geram ganhos para a empresa e para o cliente.
A digitalização dos mercados
Nos últimos vinte anos, temos assistido a uma rápida digitalização dos mercados, permitindo que diferentes perfis de clientes comprem diferentes tipos de produtos e serviços na internet.
Esse novo cenário tem enfatizado a necessidade de buscar novas abordagens com o cliente e a busca constante de identificar novos clientes nas redes sociais, fóruns, e-mails e demais plataformas de relacionamento digital.
A atuação
A aplicação desse tipo de marketing está mais forte do que a simples compreensão de estratégias focadas somente na internet.
Para que o conteúdo e as campanhas funcionem, é necessário que os gestores, empreendedores e profissionais de mídia considerem diferentes detalhes como o comportamento dos usuários, o processo de conversão dos clientes e os possíveis processos de engajamento.
Muitas vezes, os profissionais dessa área podem conhecer diferentes métodos de abordagens e diferentes tipos de conteúdos como memes, palavras-chaves e outras tecnologias de acesso que possam ajudar a orientar o cliente.
A adaptação
A adaptação das estratégias do marketing analógico para o marketing digital podem ser necessárias como forma de atrair e fidelizar clientes para a marca.
Sabemos que uma das principais características da internet é a velocidade de informações, dados e de mudanças de paradigmas. Determinadas tendências e conceitos que antes eram importantes, podem perder a importância de um dia para o outro.
É importante que o profissional da área saiba se adaptar a essa velocidade e também possa acompanhar as adaptações do mercado. Sabemos que a demora para tomar decisões pode colocar em risco os investimentos da empresa e a taxa de retorno da marca.
Capacidade de análise
A aplicação desse tipo de marketing, exigem, por exemplo, a capacidade de análise, desde a análise do comportamento do consumidor potencial até os dados mensurados em relação às postagens presentes nas redes sociais.
O pensamento analítico do profissional e da equipe de marketing deve ser a capacidade de acompanhar as métricas e extrair ideias melhores a partir do campo analisado.
Criatividade
Os investimentos em marketing digital pode exigir, por exemplo, muita criatividade, principalmente, para realizar campanhas mais atraentes que fortaleçam as campanhas e estratégias eficazes para marcas e produtos.
Sabemos que a criatividade pode ajudar a melhorar o pensamento dos conceitos e gerar inovação para a empresa e para o relacionamento com os clientes.
Os objetivos
Esse tipo de marketing precisa ter objetivos claros e bem direcionados para fortalecer as estratégias de posicionamento de marca e produtos e abordagem com o cliente potencial .
A seguir apresentaremos os principais objetivos que cerceiam os esforços de marketing desse tipo.
Geração de audiência
Uma empresa que não é bem percebida, não é lembrada. É importante buscar posicionar a marca e os produtos nas mídias sociais, com o fico de elevar a abrangência e o acesso ao público, visando a construção de uma audiência qualificada.
Mas, para aumentar a abrangência e, consequentemente, o público, é importante agradar o público com mensagens que sejam úteis para ele.
Nesse momento, temos a necessidade de geração e veiculação de conteúdos de qualidade para atrair o interesse das pessoas.
Geração de audiência qualificada
É importante que os esforços sejam capazes de gerar tráfego para o site, para a página oficial das redes sociais da empresas e de outros canais de conteúdo da empresa.
No caso do site oficial da empresa ou as loja oficial online, devemos enfatizar que esses locais são as “casas” oficiais que servem de referência para os seus consumidores.
Quando uma empresa atrai mais pessoas para o site, também pode atrair mais clientes. O mesmo pode acontecer com as redes sociais oficiais da empresa.
No raciocínio prático, o conteúdo atrai o consumidor em potencial e, posteriormente o encaminha para o ciclo de vendas do site ou da loja oficial.
Construção de autoridade
Gerar autoridade para a marca e para o que ela comunica é essencial para gerar referência e respeito em relação aos clientes. Normalmente, os usuários de internet sempre procuram por referência nas mídias digitais.
Antes de consumir por um produto ou serviço, o cliente começa a pesquisar sobre os produtos e marcas nas redes sociais. Em muitos casos, na página oficial da marca nas redes sociais as pessoas reparam o número de seguidores, a interatividade, a qualidade do conteúdo e a qualidade no atendimento realizado.
A construção da autoridade permite gerar mais confiança em relação à percepção das pessoas.
Essa construção é fruto de positivos esforços do marketing digital que utiliza estratégias de conteúdo e abordagem certa.
Processo de engajamento
Além de atrair a atenção das pessoas, é importante engajar. O engajamento está ligado às ações de curtidas, comentários e compartilhamentos e outras ações que geram alto envolvimento do conteúdo e as pessoas que o acessam.
Dessa forma, o engajamento tem a ver com a forma como as pessoas interagem e usam o conteúdo. Isso também envolve sempre a veiculação de conteúdo de qualidade que favorece bastante as estratégias de marketing.
O perfil do profissional
As empresas que procuram investir nesse tipo de estratégia, podem contar com o trabalho oferecido por uma agência de comunicação e marketing, além de contratar os serviços de um profissional.
Em seu processo de formação, o profissional pode buscar estudar inicialmente um curso de marketing digital gratuito, um curso universitário, fazer cursos de extensão e ler bastante, principalmente, os livros de marketing.
É importante que os profissionais busquem sempre as novidades e inovações do mercado, seja para produtos e serviços.
O marketing de conteúdo
Dentro desse aspecto desse tipo de marketing empregado nas plataformas digitais, temos o marketing de conteúdo que visa a geração de conteúdo direcionado para o público certo.
As mídias sociais
As mídias sociais é um campo muito importante para o marketing de conteúdo e digital. Permite que marcas e empresas consigam construir positivo posicionamento digital gerando uma melhor percepção por parte dos clientes.
Nesse caso, o profissional que atua neste segmento é responsável pelo planejamento e pela criação de estratégia visando engajar o público.
A importância do conteúdo
O conteúdo precisa apresentar os padrões visuais e linguísticos para gerar unicidade na percepção do cliente potencial em relação à empresa.
Dessa forma, os profissionais de mídia precisam trabalhar a favor da qualidade e relevância das informações, respeitando os padrões de cores e imagens necessárias.
Quando falamos em conteúdos falamos em texto, áudio, vídeo, infográfico, links e textos para e-mail marketing, dentre outros.
Comércio digital
Quando falamos em marketing digital, não estamos falando somente em redes sociais e sites corporativos com lojas online digital, mas num conjunto de esforços favoráveis para o e-commerce.
O e-commerce também exige planejamento de estratégias em vendas em lojas virtuais própria, marketplaces e lojas inseridas nas redes sociais da empresa.
Otimização de conteúdo
Outro capítulo essencial para o marketing nas plataformas digitais, a otimização de conteúdo (SEO) ajuda a posicionar diferentes tipos de conteúdo para atrair o cliente certo que busca por determinado tipo de produto e serviço relacionado às suas pesquisas mais específicas.
Conclusão
Portanto, os esforços de posicionamento da marca e do produto nas plataformas digitais requer estratégia e foco em diferentes detalhes, focando no melhor relacionamento entre marca e cliente e na percepção do público abrangente (lead) em relação a determinados tipos de conteúdos.
Como relatamos anteriormente, é necessário que empresas e profissionais do setor se adaptem a diferentes situações de mercado. O mercado e as redes digitais estão mudando constantemente exigindo mais adaptação.
A visão analítica é uma das principais missões do marketing digital para reconhecer o verdadeiro grupo de pessoas que podem ser convertidas em clientes e quais estratégias devem ser adotadas e revisadas.
Ao mesmo tempo, esse tipo de pensamento analítico também está relacionado à capacidade de analisar dados mensuráveis.