Você sabia que os usuários do Instagram gastam, em média, 28 minutos por dia nessa rede social? Além disso, 200 milhões de usuários visitam, pelo menos, um perfil de negócio diariamente. Por isso, se você quer expandir a sua marca, o Instagram Ads é o caminho. Esse recurso é utilizado para criar campanhas de marketing nessa rede social.
Para que seja possível utilizá-lo, é preciso que ele esteja vinculado a uma fanpage no Facebook. Isso acontece porque ambas as redes pertencem ao mesmo grupo e a configuração do Ads é feita na plataforma Facebook Ads (Gerenciador de anúncios do Facebook).
Se você quer melhorar o posicionamento digital da sua marca, atrair mais leads e conquistar novas oportunidades de negócio, continue a leitura deste artigo!
Quais são os principais tipos de anúncios do Instagram Ads?
O Instagram é uma rede social bem democrática, por isso, ela dispõe de diferentes formas para fazer a sua campanha alcançar o público que você deseja. Hoje, existem 4 formatos de anúncios que são:
- imagem — postagem única, ideal para anúncios mais objetivos;
- vídeo — a duração máxima é de até 60 segundos, mas o ideal é fazer vídeos mais curtos;
- carrossel — essa opção possibilita a publicação de fotos em sequência em um único post e é bem interessante para propagandas no formato de storytelling;
- stories — permite a postagem de fotos e vídeos de até 15 segundos, com possibilidade de inserir filtros divertidos e links. Além disso, atualmente 500 milhões de usuários utilizam esse recurso diariamente.
Quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta do Instagram?
O Instagram, hoje, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e é a segunda rede social com maior engajamento, perdendo apenas para o Facebook. No entanto, sabendo utilizá-la, é possível alcançar uma performance melhor das suas campanhas nessa rede social. A seguir, confira quais são os principais benefícios de utilizar o Instagram Ads:
- segmentação precisa;
- custos adaptáveis;
- sugestões de campanhas conforme o seu objetivo;
- diferentes formatos de anúncio;
- alcance as personas do seu negócio.
Como implementar uma estratégia para o Instagram Ads?
Para que a sua campanha seja eficiente, é fundamental desenvolver uma estratégia. Sem ela, não tem como ter precisão nas ações e, consequentemente, alcançar os resultados esperados. Use dados prévios para desenvolver o seu plano de ação e as suas metas. A seguir, confira algumas boas práticas para a sua estratégia.
Defina o objetivo da campanha
Qual é o motivo para a execução da campanha? Geralmente, a atuação acontece nas seguintes frentes:
- engajamento;
- conversões;
- geração de leads;
- tráfegos para um site;
- instalações de um app;
- visitas ao estabelecimento;
- alcance.
Lembrando de que essas são sugestões feitas pela própria plataforma. O seu negócio pode ter outros objetivos gerais para implementar uma campanha. Além de definir o objetivo macro, estipule quais são as metas, como alcançar 10 mil usuários, conquistar mil seguidores etc.
Considere o perfil da audiência
Conhecer bem quem é a sua audiência, ou seja, as personas do seu negócio, é essencial para desenvolver campanhas mais precisas. Dessa forma, antes de começar a pensar em usar a plataforma Ads, tenha o esboço de quem são as suas personas. Elas são extremamente importantes para uma série de ações estratégicas da sua marca.
Determine qual é o orçamento
Um dos recursos disponíveis no Instagram Ads é a possibilidade de incluir um orçamento variável. Isso possibilita que você possa investir no posicionamento digital mesmo que o seu caixa para marketing esteja mais restrito. Defina qual é o orçamento para cada tipo de campanha. O ideal é você coletar dados das campanhas e fazer análises entre elas para identificar a relação de retorno entre custos e modelo de publicação.
Com todas essas ações, para que a sua estratégia no Instagram Ads seja de fato efetiva, você precisa comprovar a sua eficácia, não é verdade? Isso só pode ser feito por meio da coleta de dados de performance das campanhas. Portanto, uma plataforma para fazer o gerenciamento de redes sociais é um recurso indispensável para quem trabalha com marketing digital.
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