Saber como criar um relatório no Instagram é uma estratégia importante para a empresa que deseja ocupar um lugar de destaque no mercado, tendo em vista a importância desse canal para gerar uma boa aproximação com o público e implementação de medidas para vendas e serviços.
Entender como andam os resultados das ações de marketing pode gerar uma série de benefícios, como correção de erros, conquistas de metas, mensuração de retorno sobre investimento, facilidade na tomada de decisões e demais.
Quer entender melhor como funciona esse relatório e como criá-lo de forma eficiente? Então, continue a sua leitura!
Quais são os dados importantes a serem analisados?
Ao criar um relatório no Instagram, alguns dados precisam estar inseridos para proporcionar um resultado mais preciso. Conheça os principais!
Informações demográficas do público-alvo
Idade, gênero, localização e demais são dados que viabilizarão um melhor entendimento sobre o perfil da persona para adequar as linguagem e conteúdo que serão usados para gerar a interação entre empresa e usuários.
Além disso, auxiliam na segmentação do público para as campanhas de mídia paga, causando maiores possibilidades de conversão.
Postagens com melhores resultados
É importante estar por dentro do desempenho de cada publicação, já que a quantidade de interações contribuirá para a identificação de quais tipos de conteúdos agradam mais a persona.
Visitas ao perfil
Esse dado aponta o número de pessoas que chegaram até o perfil. Nessa situação, elas veem os stories, feed, informações da empresa e, caso ainda não sejam seguidoras, podem começar a seguir naquele momento.
Impressões
Significam a quantidade de vezes em que as publicações foram visualizadas, que pode ser feita pelo mesmo usuário. Isso pode estar relacionado às chances que uma pessoa tem de lembrar da marca e do conteúdo publicado, mostrando a força que o conteúdo apresenta para o público.
Tipos de post que fazem mais sucesso
Vídeo, stories ou imagem? O que os usuários preferem? Essa informação também precisa estar inserida no relatório do Instagram para que você possa investir nos formatos que estejam gerando melhores resultados.
Engajamento dos posts
Essa métrica apontará se os usuários estão interagindo com o perfil da marca, que é uma das principais metas do marketing. Esse dado vai mensurar o número de interações, como curtir, salvar e comentar, além de permitir entender quando é preciso rever os materiais publicados.
Alcance
Trata-se da quantidade de pessoas que visualizaram algum conteúdo no Instagram. Sua diferença da impressão se deve ao fato de que, nesse caso, mostra o número de vezes em que as publicações foram vistas, mesmo que um único indivíduo veja mais de uma vez.
Quanto maior o alcance, mais relevante se torna o conteúdo, o que aumentará a visibilidade do perfil da empresa na rede social. Além disso, é preciso aferir o nível de alcance dos seguidores da página, para compreender quantos estão realmente recebendo as publicações.
Alcance dos stories
Esse número representa o público que visualizou algum conteúdo do stories. Caso a quantidade esteja aumentando, quer dizer que a publicação está sendo relevante e que o Instagram está proporcionando maior visibilidade.
Engajamento das hashtags
Essa informação demonstra as hashtags usadas nos conteúdos com maiores impressões, alcance, interações, entre outros. Escolher de forma certa é bastante importante para atrair mais usuários para o perfil.
Cliques em URL
É a quantidade de clique das pessoas em qualquer link encontrado no perfil da marca, que podem estar presentes na bio, stories, links etc. Esse índice demonstrará o interesse do público em saber melhor sobre o post.
Horários mais adequados para publicar
Os horários mais adequados para fazer a publicação são aqueles em que os seguidores mais interagem com os conteúdos postados. Por esse motivo, é preciso mensurar as interações por hora e dia da semana para compreender quando eles estão mais dispostos a ter uma interação com a marca.
Como analisar a performance ao longo dos meses?
Monitorar o crescimento de visitas mês a mês contribui para compreender se o perfil apresenta a atração necessária para conquistar seguidores. Essa informação também mostra a agilidade com que a marca consegue elevar a sua base e, caso ela diminua, o ideal é criar novas estratégias, já que isso pode ocasionar no aumento de números de unfollow.
Números positivos significam que as publicações estão interessantes e que a marca está ocupando uma posição de destaque e autoridade no ramo.
Como tornar o relatório no Instagram mais visual?
Montar um relatório eficiente não é tão simples assim, já que ele precisa apresentar dados concretos e de fácil compreensão, sendo o suficiente para entender os pontos positivos e negativos da estratégia. Veja como ele pode ser feito.
Compreenda a finalidade do relatório
Identifique os objetivos principais do relatório, já que eles vão direcionar tudo o que precisa ser analisado, por exemplo:
- o motivo da criação do documento;
- as informações são para uma estratégia geral ou campanha específica;
- quais dados relevantes precisam ser analisados.
Essas repostas já vão disponibilizar uma boa base para começar.
Seja simples e objetivo
É preciso criar uma informação que seja fácil de entender, tendo em vista que, quando o assunto está relacionado às análises e números, pode se tornar um pouco cansativo.
Estabeleça o melhor formato de relatório
Não existe uma definição de qual é o melhor modelo de relatório a ser elaborado. Nesse caso, é preciso escolher qual combina melhor com o método de trabalho do responsável pela sua elaboração. Entre as opções estão o Excel, Canva, PowerPoint, entre outros.
Como definir as estratégias a partir desses resultados?
Ao analisar os dados propiciados pelo relatório, fica mais fácil tomar decisões mais acertadas. Essa é a importância de o documento ser completo, abrangendo todo histórico de desempenho do perfil, e identificar se os esforços implementados estão gerando resultados.
Outra dica é comparar as informações com os dados de perfis de concorrentes para entender o posicionamento da marca no mercado, já que elas vão gerar uma base para que possa adotar medidas geniais e melhorar a eficácia das práticas aplicadas, criar um bom planejamento e aproveitar as oportunidades identificadas.
Agora que você já sabe como criar um relatório do Instagram e sua importância para análise das estratégias de marketing da empresa, o ideal é acompanhar esse desempenho por meio do auxílio de uma ferramenta de automação, usada para otimizar o processo, permitir uma visualização completa dos dados e potencializar os resultados.
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Interessante! Parabéns Etus, pelo conteúdo
Muito bom ????