A internet e, principalmente, as redes sociais ocuparam um espaço tão importante na nossa vida que sua influência pode ser vista, inclusive, nos negócios.
Atualmente é quase impossível divulgar uma marca, empresa ou produto sem usar as redes sociais. Isso porque, elas fornecem uma plataforma capaz de alcançar inúmeras pessoas de uma só vez de maneira segmentada e independente de barreiras geográficas.
Se você quer começar a usar o Marketing Digital para divulgar sua empresa ou já faz marketing nas plataformas sociais, mas não está obtendo os resultados desejados continue lendo para descobrir como otimizar esse recurso!
Como fazer marketing nas redes sociais?
Um plano estratégico de marketing requer planejamento e análise. Por isso, antes de começar a fazer postagens se dedique às seguintes tarefas:
1. Conheça o seu público
Uma estratégia de marketing não é formada apenas por postagens criativas e visualmente bonitas. Ela precisa, acima de tudo, atender as necessidades do seu público.
Não adianta nada você dedicar tempo na criação de conteúdos se você não sabe com quem você está falando e muito menos o tipo de assunto que o seu público gosta de consumir.
Por isso, é essencial que você saiba quais são os interesses do seu público-alvo. Assim, você garante que está entregando conteúdos relevantes em uma linguagem que se comunique corretamente com a sua audiência.
Exemplo:
Para simplificar, pense da seguinte forma:
Uma clínica quer aumentar a presença nas redes e por isso começou a fazer postagens duas vezes por semana. Mesmo assim o número de seguidores e engajamento não aumentou.
O motivo é que a clínica não estudou a fundo a formação do seu público e estava fazendo postagens sobre saúde bucal infantil e o uso de aparelhos ortodonticos metálicos.
Se a equipe da clínica tivesse feito análises antes de começar a usar as redes saberia que seu público é formado principalmente por adultos que se interessam por tratamentos estéticos, como a lente de contato dental.
2. Crie uma persona
Uma dica para não errar nas postagens é a criação da persona, que nada mais é do que uma representação fictícia do cliente ideal que irá personificar o seu público-alvo como um todo.
Para criá-la faça um levantamento de informações comuns aos integrantes de sua audiência e monte uma ficha com as seguintes dados:
- Gênero;
- Idade;
- Escolaridade;,
- Cargo;
- Hobbie;
- Composição familiar;
- Estado civil.
Depois de levantar essas informações se faça as seguintes perguntas:
- Quais as redes sociais que minha persona utiliza?;
- Em quais horários?;
- Quanto tempo ela passa navegando pelas redes?;
- Como ela interage em cada uma das redes sociais?.
A partir desse questionamento você saberá os assuntos mais relevantes para o seu público e a melhor forma de abordá-los.
Se a persona da clínica do exemplo anterior for um homem de meia-idade, postagens sobre implante dentário podem ser uma boa ideia.
3. Escolha a rede social ideal
Existe na internet várias opções de redes sociais com funcionalidades e públicos diferentes. Dito isso, não saia criando várias contas em todas as redes disponíveis. Isso porque, nem todas elas irão atender às suas necessidades e objetivos.
Além disso, ao escolher uma plataforma de divulgação aleatoriamente você corre o risco de estar falando com ninguém, pois o seu público não está ali.
Não adianta você investir recursos e tempo fazendo uma estratégia de marketing para o Linkedin se as pessoas que se interessam pelos temas da sua área estão no Instagram, não é mesmo?
4. Engajamento é tudo
Depois de montar a sua persona e escolher a rede social ideal chegou a hora de criar conteúdos que façam as pessoas quererem se comunicar com você, compartilharem suas postagens e, principalmente, entrarem em contato para fechar negócio.
Para fazer isso você precisa estimular o engajamento das pessoas por meio de conteúdos informativos, você pode criar postagens com curiosidades e temas que instiguem os seus seguidores a lerem mais.
Lembre-se que a base do marketing digital é o foco no relacionamento com os seu público e não apenas na venda. Por isso, não deixe de separar um tempo para responder comentários e mensagens.
5. Uso de hashtags
A maioria das redes sociais usam a hashtag como forma de identificar o tema de uma postagem. É por meio desse recurso que as pessoas, sejam elas seguidoras ou não, irão encontrar a sua página e seus posts.
Além disso, o algoritmo das redes sociais não só irá mostrar a sua postagem nos resultados de pesquisa como também irá mostrá-la na página de descobertas e indicações. Tudo isso baseado nos temas que o usuário interagiu anteriormente.
Por isso, se um usuário pesquisar por lente de contato de dente e a clínica dos exemplos tiver postagens com a #lendedecontatodedente, ou variáveis, ele irá encontrá-la mesmo sem segui-la.
6. Links patrocinados
Os links patrocinados são a melhor opção para quem quer obter resultados rapidamente.
Redes sociais como o Linkedin, Facebook e Instagram oferecem esse recurso.
Basicamente, a plataforma irá mostrar o seu anúncio para pessoas que interagiram com o tema da sua área em algum momento na internet.
Normalmente, elas aparecem na timeline entre uma postagem e outra ou entre os stories, no caso do Instagram e Facebook.
Assim, se uma pessoa pesquisar por implante dentário preço médio na internet ela vai se deparar com um anúncio sobre o tema na sua rede social.
7. Invista em um perfil comercial
Enxergando a crescente tendência de negócio nas redes essas plataformas passaram a oferecer uma conta comercial com funcionalidades específicas para a divulgação de marcas e venda de produtos e serviços.
O Instagram – uma das redes sociais mais utilizadas por empresas – oferece as seguintes ferramentas:
- Filtrar e sinalizar mensagens importantes;
- Respostas automáticas;
- Destaque de produtos;
- Recurso de “Shopping”;
- Acesso rápido a detalhes dos produtos;
- Entre outros.
Um dos grandes erros das pessoas que começaram recentemente a trabalhar com marketing nas redes sociais é criar um perfil comum ao invés de um perfil comercial.
Isso faz com que ela perca oportunidades de negócio e deixe de mostrar para as pessoas que é uma marca confiável. O que também, a faz perder dinheiro e jogar fora todo o investimento feito em Marketing Digital.
Otimize o marketing na sua rede!
O marketing nas redes sociais é um recurso amplo e repleto de estratégias para diferentes segmentos e objetivos.
Por isso, continue estudando as tendências da área para não perder ótimas oportunidades de divulgar a sua empresa, marca ou serviço.
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.