Se você faz tráfego pago através do Facebook, certamente deve ter se deparado com um aviso no Gerenciador de Anúncios que a plataforma sofreria algumas mudanças nas métricas, principalmente naquelas que envolvem eventos personalizados do Pixel.
Essas mudanças estão acontecendo devido a nova atualização da Apple em seu novo sistema operacional (iOS 14). Alguns dados de análise para mensuração de resultados estão sendo impactados negativamente em grandes contas do Facebook Ads. Não é à toa que o próprio Facebook está bastante incomodado com a situação.
Com a chegada do iOS 14, os usuários da Apple – especificamente aqueles que utilizarem o novo sistema operacional – terão a opção de aceitar ou ‘não’ o ‘trackeamento de dados’, permitindo que anunciantes utilizem a segmentação de anúncios personalizados via Pixel do Facebook instalado no site.
Na prática funciona da seguinte forma: se você visita um site e nele encontra o produto que gosta, os anunciantes têm por estratégia utilizar o ‘remarketing’ para te impactar com algum anúncio personalizado até você finalizar a compra (isso caso você não tenha feito naquele primeiro momento). Com o novo recurso de privacidade da Apple, isso certamente não será mais possível, caso o usuário não aceitar o rastreio.
Mas, antes de se aprofundar no assunto, é importante saber o que é o Pixel do Facebook e qual sua importância em cima disso tudo! Afinal, tudo isso gira em torno desse pequeno (grande) aliado dos anunciantes.
1. O que é o Pixel do Facebook?
Resumidamente, o Pixel do Facebook nada mais é que um código (script) que fica instalado em todas as páginas do site. Com esse código instalado é possível mensurar as ações que as pessoas fazem no site, desde o momento da visita, até o momento da compra. Todos os parâmetros são registrados e os dados são enviados para o Facebook, a fim de segmentar seus anúncios para alcançar pessoas mais propensas a realizar uma ação que você deseja.
Para quem tem e-commerce, o Pixel do Facebook é indispensável! Certamente, ele é um grande adepto para criação e otimização de campanhas. Basicamente, todas as campanhas criadas para e-commerce utilizam e necessitam do pixel do Facebook.
O Pixel simplesmente é a base das campanhas de conversão, mas com a chegada do iOS 14 as campanhas que utilizam o pixel do Facebook (principalmente o mercado de e-commerces) podem sofrer grandes impactos.
2. Por que devo me preocupar com as mudanças do iOS 14?
O fato é que o novo recurso de privacidade da Apple limita alguns dados ou impeça que nós (anunciantes) façamos otimizações em seus anúncios, já que os dados estarão ‘alterados ou limitados’.
As informações para realizar otimizações não estarão 100% confiáveis, uma vez que, uma parcela de usuários iOS 14 podem ter optado em não receber o trackeamento. Sendo assim, as campanhas de conversão (que utilizam o pixel como forma de otimização), terão impactos negativos nesse sentido, o que torna impossível usar os dados a nosso favor.
2.1 Consequências nos Públicos Personalizados
Outro impacto que pode ser desfavorável serão nos Públicos Personalizados. Para quem faz anúncios na plataforma do Facebook sabe muito bem da importância da criação do Público Personalizado, pois esse tipo de público – em sua grande maioria – necessita de dados obtidos do Pixel.
Com o Público Personalizado, tendo como sua principal fonte o site, é possível se conectar com pessoas que já demonstraram interesse em seu produto ou empresa, inclusive pessoas semelhantes a elas. Sendo assim, podemos esperar daqui pra frente uma diminuição dos públicos personalizados e muitos anunciantes optarem em trabalhar somente públicos de topo de funil (interesses frios).
2.2 Consequências na Sobreposição de Públicos
Outra desvantagem será na Sobreposição de Públicos. Imagine o seguinte cenário: se você é um dos usuários do iOS 14 que não aceitou receber rastreio do Facebook e comprou em um e-commerce um produto, pode acontecer de você ser impactado novamente por um anúncio cujo produto é o mesmo que comprou, ou seja, você será impactado por um remarketing não efetivo. Em termos de publicidade, a experiência pode ser negativa.
3. O cenário do iOS 14 no Brasil para anunciantes
Embora haja algumas desvantagens em relação a chegada do iOS 14, para nós brasileiros que anunciamos nacionalmente, por enquanto não pode ser considerado um grande problema. Desde a última pesquisa feita, 9 em cada 10 brasileiros utilizam Android e somente 13,68% da população brasileira utiliza iPhone. Além disso, a maioria dos usuários do iPhone tem o sistema operacional iOS 12.
Outro ponto a ser considerado é que somente as pessoas que não autorizarem o trackeamento não receberão anúncios personalizados e segmentados.
O cenário é diferente nos EUA, mas por enquanto, no Brasil, estamos de certa forma: “tranquilos”! (pelo menos por enquanto)
4. E agora, Facebook?
A Apple se mostra bastante contente com a nova funcionalidade, afinal, nada mais importa do que manter os dados dos seus usuários seguros. Mas a empresa de Mark Zuckerberg se mostra bastante irritada com a situação por não ter havido consenso entre as grandes indústrias da tecnologia.
Em resposta a essa ação da Apple, o próprio Facebook começou a se antecipar, por enquanto não com uma solução definitiva, mas com algumas políticas e boas práticas que os anunciantes da plataforma (Facebook Ads) deverão fazer a partir de agora.
5. Como se preparar para as mudanças?
Após o lançamento do iOS 14 e da nova Lei de Proteção de Dados, o Facebook começou a implantar regras novas em sua plataforma. A partir de agora, todo domínio configurado no Business Manager só poderá trabalhar com até 8 eventos instalados. Os eventos são as ações do Pixel (mencionados no início deste artigo).
Quem não tiver o domínio configurado no Facebook pode sofrer a consequência de ter a conta bloqueada ou de ter os anúncios pausados até que a configuração seja feita.
Embora ainda não seja uma obrigatoriedade, essa é uma grande recomendação para que anunciantes e Facebook deixem seu site e seus dados de forma ‘limpa e transparente’ para ambas as partes.
Conclusão
O tráfego pago e demais estratégias de marketing digital estão em constante mudança. A forma como anunciamos e a plataforma que utilizamos para anunciar estão sofrendo a cada dia grandes transições.
A novela envolvendo Facebook x Apple ainda podem ter novos enredos, só nos resta somente acompanhar o desfecho dessa trama.
Por isso, o nosso principal desafio é se adaptar às novidades e não simplesmente aceitar de braços cruzados os acontecimentos. Devemos ficar conectados às mudanças que surgem e se atualizar ao máximo possível para não sofrermos com as sequências futuras.
“Precisamos nos adaptar às novas realidades como a água se adapta ao recipiente em que é colocada”.