O que faz um Social Media? Trabalhar com gestão de redes sociais de clientes é uma boa escolha na carreira?
O impacto das mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Estamos mais conectados à internet e esses canais tornaram-se parte de nossas vidas. Estudamos, compramos, nos divertimos, nos aproximamos de amigos e família, enfim, fazemos de tudo utilizando essas redes.
Observando esse cenário e pensando em aproveitar essa nova realidade do mercado de consumo, as empresas perceberam que precisavam estar presentes nesse canal. Atitude que ganhou ainda mais evidência, com o isolamento social provocado pela pandemia do covid-19, que se tornou um marco de adaptação do mercado offline para o online.
Diante de tantas mudanças e necessidades, o Social Media começou a ganhar mais mercado. E a procura por profissionais como esse aumentou significativamente.
Antes que você pergunte, não existe uma faculdade de Social Media, na maioria das vezes quem trabalha nesta área é formado em Publicidade e Propaganda ou Marketing.
Vale a pena ser Social Media? Será que o mercado já está saturado? Continue lendo e entenda tudo sobre a profissão.
O que faz um Social Media?
O Social Media é o responsável por gerenciar e analisar as redes sociais de uma empresa. Ele fica encarregado de entender o público, fazer uma pesquisa completa, desenvolver estratégias, criar um bom planejamento de conteúdo, responder e interagir nas mensagens recebidas e claro, aumentar a base de seguidores e clientes da companhia.
Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho desse profissional não é apenas publicar posts na timeline do Facebook e Instagram. Exige muito estudo e muita dedicação diária.
De acordo com um artigo da Infomoney, o profissional de marketing digital que trabalha com gestão de redes sociais está entre as 15 profissões em alta para 2021.
Quais ferramentas utilizam?
Após o cliente passar todos os detalhes do que realmente precisa fazer em suas redes sociais, o social media precisa analisar em quais mídias ele deve atuar.
Geralmente as marcas gostam de marcar presença em quase todas as redes, porém nem todas podem pagar por um profissional para gerenciar um grande volume de ferramentas.
Você como social media pode administrar o Facebook, Instagram, Youtube, Google meu Negócio, TikTok, LinkedIn, Pinterest, Twitter, entre outros.
Para fazer as pesquisas e análises é necessário usar tabelas do excel ou trello para uma boa organização.
Na hora de agendar todas as suas publicações, trabalhar em equipe e elaborar relatórios completos de todas as redes sociais você poderá usar a Etus.
Entenda com mais detalhes, quais são as funções de um social media:
– Análise e Pesquisa
Assim que você começa a atender um cliente para fazer este serviço, é necessário uma análise completa do que ele precisa. É importante verificar quais são os seus objetivos e saber como ele atua ou deseja participar nas redes sociais. Alguns estão iniciando agora, outros desejam melhorar as suas redes.
Analisando todos os processos você parte para a pesquisa, neste momento é necessário buscar informações sobre o nicho, concorrentes, referências e entender praticamente todo o mercado que a empresa atua.
Alguns profissionais de social media gostam tanto de determinado nicho que acabam se especializando nele, por exemplo, focando na área de saúde, trabalhando para médicos ou dentistas, academias, moda, estética, etc.
– Planejamento e Estratégias
Depois de MUITA pesquisa você parte para o planejamento e estratégias de conteúdo. Nessa etapa, é preciso determinar como serão as imagens dos posts, qual será a linguagem usada para falar com a audiência, a frequência de publicações, os modelos de legenda, quais serão os formatos durante o mês (imagens, vídeos, carrossel, artigos, etc).
Aqui também entram as campanhas, porém na maioria das vezes o gestor de tráfego é encarregado por esta área, o social media apenas acompanha para ficar por dentro de tudo que está sendo patrocinado.
– Produção do Conteúdo
Essa atividade geralmente fica com o designer da equipe, porém é muito importante que o social media tenha feito o planejamento corretamente para que tenha um bom entendimento na hora da produção.
O acompanhamento e análise dos posts também são extremamente importantes para que aquele determinado conteúdo passe exatamente a mensagem que a audiência do cliente precisa ver.
– Análise e Relatórios
O social media fica encarregado de publicar os posts e stories, nos horários predeterminados e ficar atento em cada detalhe. Enquanto o processo está sendo feito, é necessário sempre analisar cada atividade, para entender se foi realmente eficiente para o público.
Temos uma visão perfeita da qualidade do conteúdo quando acompanhamos todas as métricas detalhadas nos relatórios de cada rede social. Para isto, o uso da plataforma Etus é essencial, montar um documento de forma manual fará você perder um tempo enorme, com a ferramenta você vincula suas redes sociais e emite um relatório completo em menos de 5 minutos.
– Respostas e Interação
Para manter o bom relacionamento com a audiência é muito importante responder todos os comentários do post, mensagens inbox ou direct, e claro, interagir o máximo que puder fazendo perguntas e respondendo todas as objeções.
Dicas para contratar um Social Media:
Como você pode encontrar um bom social media para gerenciar sua empresa nas redes sociais? Caso você seja uma agência, como encontrar um bom profissional?
- Busque nas próprias mídias como Facebook e Instagram o portfólio ou a carta de clientes que este profissional já atendeu.
- Se possível procure recomendações sobre ele.
- Um bom social media precisa estar muito antenado em todas as redes sociais.
- Peça algum relatório de resultados para o profissional.
- O LinkedIn também é uma ótima forma de encontrar pessoas qualificadas.
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