Os aplicativos de troca de mensagens instantâneas estão cada vez mais presentes dia após dia. Ganhando relevância no mercado, eles são praticamente equivalentes às outras mídias sociais, quando se analisa o número total de usuários.
Atualmente, os dois mais conhecidos são o Whatsapp (com aproximadamente 2 bilhões de membros) e o Telegram (com 500 milhões). No entanto, esse segundo vem buscando novas atualizações e tecnologias para conquistar um público altamente conectado e ganhar mercado frente ao concorrente.
Dentre as diversas vantagens que esse tipo de ferramenta oferece, podemos citar: a criptografia, que protege o conteúdo das mensagens trocadas e a variedade de formatos aceitos, que vão desde mensagens escritas, arquivos em áudio, imagens e até as chamadas via app que não consomem os dados móveis, ao utilizar uma rede Wi-Fi.
Com o auxílio de ferramentas conectadas à internet, os internautas costumam usar estes aplicativos para entretenimento e trabalho.
Lançado em 2013, na Rússia, o Telegram foi criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov. No Brasil, a plataforma ganhou popularidade em 2015, quando o Whatsapp foi bloqueado por uma ação na justiça. Nessa época, o Telegram chegou a ganhar mais de 1 milhão de usuários brasileiros em poucas horas.
Baseado na nuvem, a ferramenta pode ser utilizada nos smartphones, tablets, computadores e também na versão web, ou seja, o usuário pode conversar direto do navegador, usando o teclado e o mouse.
Atualizações em fase de implementação
Para ganhar mercado frente a principal concorrente e ainda conquistar os usuários mais exigentes, o Telegram está trabalhando com novos recursos para a sua versão web.
Lançada recentemente, as novas funcionalidades estão sendo testadas com duas versões e nomes diferentes. O Telegram WebK e o WebZ.
Apesar dos dois apps apresentarem interfaces bem similares, existem algumas diferenças sutis entre eles. Entre as principais funcionalidades, podemos citar:
- Os aplicativos para web agora suportam animações e figurinhas.
- A versão web também pode ser utilizada em qualquer smartphone, pois a empresa se preocupou em programar recursos que fossem adaptáveis para qualquer tamanho de display.
- O Telegram WebZ não permite ativar notificações no Windows e não oferece um atalho na barra de endereços. No entanto, você pode clicar no menu flutuante de três pontos do Chrome e adicioná-lo como um atalho ou favorito.
- O WebZ apresenta uma interface mais moderna, com menos espaço em branco. E o usuário também pode usar papéis de parede de uma única cor, o que não está disponível na outra versão.
- O WebK possui um atalho de instalação rápido na barra de endereços e conta com a funcionalidade de enviar notificações. Vale ressaltar, que a página de configurações de privacidade não funciona.
Por fim, vale destacar que o Telegram resolveu lançar duas versões para o mesmo app web em decorrência de um concurso que realizou com diversos desenvolvedores para descobrir qual deles iria entregar a melhor versão web para os seus usuários.
Nesse momento, os dois apps chegaram na fase final e estão sendo testados. No entanto, a empresa pode mudar isso em breve, se perceber que os internautas acabaram escolhendo um modelo específico em sua grande maioria.
Como testar as novas versões do Telegram Web
Se você é usuário do Telegram e ficou curioso para usar estas edições do app, basta acessar o site oficial do Telegram e buscar pela aba “Web Apps”.
No entanto, se você quiser acessar as versões por link direto, clique nos tópicos abaixo:
Contudo, vale lembrar que as versões estão em fase de teste e desenvolvimento, por isso podem apresentar instabilidade ou até algum bug.
Gostou desse artigo? Veja mais novidades sobre as redes sociais, clicando aqui.