Quem nunca ouviu falar dos “recebidinhos”, “publicom”, “ collab”, “post patrocinado” ou qualquer outro similar? Afinal, cada vez mais vemos as marcas investirem nesse tipo de estratégia. Desenvolvido a partir de um conjunto de ações, o marketing de influência tem como principal objetivo conquistar possíveis clientes, através da indicação de algum interlocutor, na maioria das vezes, produtores de conteúdo, que possuem um número significativo de seguidores e poder de persuasão bem desenvolvido.
Conhecidos também como influenciadores digitais, esses indivíduos criam uma ponte entre a sua marca e o público, gerando resultados positivos para a estratégia de marketing digital. Não é raro, vermos uma personalidade postar a foto do “look do dia”, e horas depois essa roupa se esgotar na loja em que ela é comercializada. E o mesmo tem acontecido com produtos eletrônicos, cosméticos e tantos outros.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, embora essa estratégia tenha se tornado o boom do momento, ela tem a sua origem muito antes das redes sociais, confira no tópico a seguir!
Como surgiu o marketing de influência?
A ideia de utilizar uma pessoa para representar uma marca é muito mais antiga do que se parece. ????
Essa estratégia surgiu no final do século XIX, quando a empresa de panquecas Aunt Jemima, resolveu colocar em suas embalagens o rosto de Nancy Green, uma ex-escrava norte-americana e contadora de histórias.
Nancy não era famosa na época, mas essa técnica de atrelar a imagem de uma pessoa a um produto era inédita, e a identificação dos consumidores com a representação rendeu frutos positivos para a empresa. Segundo dados históricos, a marca vendeu mais de 50 mil pedidos após essa modificação.
Com o tempo essa estratégia foi evoluindo até chegar nos modelos que vemos hoje. Atualmente, é possível utilizar muitos elementos e recursos para influenciar os consumidores a adquirirem algo.
Mas, se você ainda está com dúvidas para aplicá-la ou não, veja o tópico a seguir!
Por que investir no marketing de influência?
Fonte: Freepik
Utilizar nesse tipo de estratégia tem gerado excelentes resultados para as empresas, principalmente por criar um laço de identificação e confiança entre consumidor, influenciador e marca.
Mas, essa não é a única vantagem que o marketing de influência possui, existem outros fatores que precisam ser avaliados, veja a seguir alguns deles:
Segmentação das ações
Quando a empresa sabe qual persona ela quer atingir e qual personalidade tem um perfil próximo da marca, fica muito mais fácil preparar as atividades que serão desenvolvidas.
Os influenciadores geralmente apresentam informações sobre o perfil que ajudam a direcionar as estratégias de acordo com o objetivo proposto. Antes de contratá-los peça esses dados, pois eles podem te ajudar e muito!
Contato próximo
Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar com os influenciadores não é tão difícil como se imagina, muito pelo contrário.
Hoje em dia é possível encontrar perfis nos mais diversos setores que trabalham com diferentes formas de negociação e valores.
Para contratá-los basta entrar em contato com eles pelos canais divulgados (e-mail, mensagem privada ou até telefone).
No entanto, um critério que precisa ser avaliado com calma nessa seleção é o tipo de conteúdo que ele produz, qual o estilo de vida, e quais as ações que ele está envolvido. Lembre-se que seu possível consumidor precisa se conectar com esse perfil.
ROI (retorno sobre investimento) positivo
O marketing de influência pode proporcionar um excelente retorno sobre investimento com um orçamento baixo. Mas, para conseguir isso, é preciso muito planejamento e estudo antes que a estratégia esteja em execução.
Sem esquecer, é claro, do acompanhamento contínuo que também é muito importante.
Autoridade da marca
Outro resultado que pode ser alcançado com esse tipo de recurso é o posicionamento da marca perante sua imagem digital.
Compartilhando conteúdos relevantes é possível fortalecer valores e a história institucional da empresa.
Melhorias na decisão de compra
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e muitas vezes eles costumam consultar outras pessoas para adquirir um produto ou serviço, quando uma pessoa que é referência ou é conhecida indica algo, essa “pesquisa de opinião” fica muito mais convincente em uma decisão de compra.
Dessa forma, a divulgação feita pelos influenciadores tem grande potencial e auxilia e muito na conversão e fidelização dos clientes.
Contribuição com o engajamento
Quando um perfil compartilha posts de influenciadores, as páginas geralmente ganham um crescimento na taxa de engajamento, pois, os seguidores costumam interagir super bem com esse tipo de conteúdo.
Mas, vale lembrar que o conteúdo precisa ser relevante e condizer com o planejamento e objetivos da empresa. A abordagem precisa ser autêntica, criativa para gerar mais alcance e consequentemente melhorar os resultados.
Pode ser usada com diferentes formatos
O marketing de influência pode ser utilizado de diversas maneiras, mas as principais delas são: o publipost, as campanhas patrocinadas e os “recebidos”.
O publipost é uma modalidade de post patrocinado no qual a empresa paga para o influenciador divulgar em suas redes sociais um determinado produto ou serviço através de vídeos, fotos ou imagens.
As campanhas geralmente possuem um objetivo definido e o influenciador geralmente é envolvido no processo de criação da estratégia e do conteúdo. Nessa modalidade, a criatividade que manda, quanto mais diferente e inovador for a abordagem, melhor serão os resultados.
A prática de enviar presentes para personalidades famosas das redes sociais, com certeza é a forma mais comum e popularmente conhecida de se utilizar o marketing de influência. Os famosos “recebidos” são exibidos pelos perfis e sempre geram boas conversões. Maquiagem, moda, gastronomia, turismo, são alguns dos setores que utilizam essa estratégia com frequência.
Dicas para aplicar o marketing de influência
Fonte: Freepik
Agora que você já sabe tudo sobre os conceitos e importância do marketing de influência, vamos apresentar algumas dicas práticas para você colocar a mão na massa e não cometer erros, confira:
- Estude o perfil do influenciadores que você deseja contratar;
- Tenha a persona da sua marca muito bem definida;
- Determine objetivos realistas, como por exemplo: gerar reconhecimento, adquirir novos leads, crescer o número de seguidores nas redes sociais, lançar novos produtos, entre outros.
- Crie um contato próximo com o influenciador, deixando claro todos os objetivos da marca.
- Estabeleça um orçamento para esse investimento;
- Escolha um nicho de mercado para atingir;
- Não escolha o influenciador pelo número de seguidores. Lembre-se que ele precisa estar alinhado com o seu público-alvo e a missão da marca;
- Incentive a criatividade do influenciador, quanto mais natural e espontânea for a divulgação, melhor serão os resultados.
Por fim, vale ressaltar que quanto mais integrada às estratégias de marketing estiverem, melhor serão as conversões. Crie uma comunicação que garanta que as ações estejam alinhadas em um mesmo objetivo!
E aí gostou das dicas? Para alcançar os melhores resultados, não deixe de conferir o nosso Guia para campanhas de marketing.
gostei muito das dicas