Você já ouviu falar em marketing esportivo? É sobre isso que vamos falar nesse post!
Marketing esportivo é uma ferramenta de comunicação corporativa ou institucional que tem como principal objetivo emocionar, engajar e cativar o público-alvo através da sua paixão por modalidades ou eventos esportivos.
As empresas podem utilizar esse tipo de estratégia de diversas maneiras, desde a promoção de serviços ou produtos, a patrocinar um clube específico.
Dessa forma, o marketing esportivo é mais um braço da comunicação que gera oportunidades de negócios por meio da prática de esportes e tudo o que envolve, como: times, atletas, equipamentos e até personalidades.
Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo, e apesar dos esportes estarem muito ligados a proporcionar entretenimento e sentimentos, ele pode ser uma excelente estratégia para os negócios. E já tem movimentado bilhões em todo o mundo.
Quer entender melhor sobre essa prática e como aproveitar essa oportunidade de negócio? Acompanhe o tópico a seguir!
Como usar o marketing esportivo?
A principal vantagem deste tipo de estratégia sem dúvidas nenhuma é a: aproximação com o seu público-alvo. Como assim?
Através de ações bem planejadas é possível explorar o entusiasmo das pessoas por um determinado time, evento ou até mesmo atleta, para criar uma relação de proximidade e afeto com essa persona.
Lembre-se que os esportes movem multidões, criam paixões e envolvem os indivíduos de forma diferente!
Quando uma empresa investe neste tipo de marketing ela agrega força à marca através de valores simbólicos relacionados ao esporte, como por exemplo, o trabalho em equipe, o compromisso, a perseverança, o esforço, entre outros, características que são importantes para o sucesso de um negócio e o reconhecimento de seus clientes.
Até pouco tempo atrás, o marketing esportivo era visto apenas como uma forma de vender patrocínio ou participar de eventos. Mas, esse cenário está mudando a cada dia mais.
Atualmente, as marcas podem trabalhar esse conceito de várias formas, promovendo atividades relacionadas intimamente com clubes ou times ou desenvolvendo ações mais genéricas, aproveitando a visibilidade do público que se pretende atingir.
No entanto, vale ressaltar que as empresas precisam se posicionar como “parceiras” do esporte, e não apenas como corporação que só visa o lucro. Por isso, a estratégia a ser criada precisa ser agradável aos olhos de todos.
Listamos a seguir, as principais atividades que podem ser adotadas por uma marca que pretende investir no marketing esportivo, acompanhe:
????????♂️Patrocinar um clube ou time
Se a sua empresa está interessada em patrocinar um clube, saiba que esta pode ser uma excelente oportunidade. Não importa se a empresa é grande ou pequena, existem oportunidades de negócios para todos.
No entanto, antes de colocar a estratégia em prática é necessário identificar quais serão as vantagens em patrocinar aquela entidade, analisar os recursos disponíveis e verificar o perfil do público-alvo.
As empresas que optam pelo patrocínio geralmente ganham maior visibilidade e fidelização do público.
????Investir em campanhas de incentivo ao esporte
Outra estratégia muito assertiva são as campanhas de incentivo a uma determinada modalidade. Elas favorecem na divulgação da marca e estimulam as pessoas a praticar e ter uma vida mais saudável.
Se a sua empresa vende produtos relacionados a esse esporte, os retornos podem ser ainda mais positivos. Visto que, a partir do momento que você estimula pessoas a praticá-lo, o consumo de itens também irá aumentar e a sua rentabilidade também.
????????♂️Ações sociais
Com características semelhantes às campanhas de incentivo, às ações sociais têm um papel ainda mais relevante, pois ela oferece oportunidades para pessoas que não têm acesso à prática esportiva.
Nessa estratégia são desenvolvidas ações geralmente com ONGs ou associações parceiras para incentivar um público específico, tais como: crianças de comunidades ou de baixa renda, pessoas idosas, entre outros.
Além de contribuir positivamente com a sociedade, a sua marca irá cultivar uma imagem positiva pelo trabalho e resultados alcançados.
????????♀️Licenciamento
Cada vez mais comuns, o licenciamento de marcas a clubes esportivos, nada mais é do que a associação de uma empresa a um determinado produto ou serviço, geralmente por tempo limitado, e os retornos obtidos são gerados a partir do volume de vendas.
Como por exemplo, podemos citar uma empresa que vende tênis e chuteiras. Ela faz um acordo de licenciamento com time de futebol e a sua marca passa a ser exibida em bandeiras, camisetas, canecas, banners, entre outros.
Atualmente, essa estratégia tem sido adotada com frequência, pois favorece a relação entre os atletas e parceiros, aumentando os resultados significativamente.
⛹????♀️Eventos
A participação em eventos esportivos também é uma excelente estratégia para atrair um público amplo e trazer reconhecimento para uma determinada marca.
Apoiando essa atividade, a empresa tem seu nome divulgado em diversos locais e atividades, desde banners no dia do evento até em conteúdos digitais, estendendo ainda mais o alcance da estratégia.
????????♂️ Influenciadores digitais
Os ídolos esportivos também podem ser utilizados como influenciadores digitais para uma determinada empresa. Eles são verdadeiros anunciadores de mercado e suas mensagens podem ser transmitidas a um público muito maior.
De acordo com o segmento em que você atua, é possível firmar parcerias eficientes com estes atletas. Mas, para que tudo dê certo é necessário analisar se a audiência desta pessoa realmente apresenta identificação com os produtos ou serviços que você comercializa, e também com os seus objetivos e valores como empresa.
Estes ídolos também ajudam a construir uma autoridade para a marca. E esta representação é bastante positiva, resultando no reconhecimento e engajamento do público.
Mas, fique bem atento com a personalidade que você vai escolher, pois, qualquer atitude equivocada pode gerar resultados negativos para a sua empresa.
E não fique restrito a nomes muito conhecidos que podem ter elevados custos para parceiras, lembre-se que existem diversas modalidades e atletas com perfis diferentes.
????????♀️Investimento em anúncios
Para impulsionar essa estratégia é preciso criar anúncios, de preferência no ambiente online e offline.
Escolha mídias que façam sentido para o clube/esporte que você escolheu e não esqueça das redes sociais. Para fazer essa seleção veja onde a persona que você quer atingir esta e quais são os melhores anúncios para impactá-la.
Marketing esportivo e ferramentas digitais
Para promover o marketing esportivo é preciso estar nas mídias digitais. Você pode criar um planejamento de conteúdo e campanhas patrocinadas para gerar engajamento e ganhar novos seguidores.
Desenvolva publicações que aproximem e crie uma relação com essa persona. Se a sua empresa tiver um blog, aproveite esse canal o máximo que você puder. E não se esqueça dos vídeos! Eles estão bombando nesse momento.
Os canais de Youtube dos clubes ou marcas também podem valorizar esse tipo de estratégia. Procure criar conteúdos que falem do esporte diretamente, como em competições e entrevistas com atletas, e indiretamente, dando dicas de rotina de atividades, alimentação e outros itens que possam interessar para esse público.
Dessa forma, você consegue mostrar como a sua empresa é ligada às tendências e novidades do momento.
Principais tendências do marketing esportivo
Gostou da ideia e quer colocar a mão na massa, mas não sabe por onde começar? Separamos a seguir as 3 principais tendências do marketing esportivo para você começar a aplicar agora mesmo, confira!
1- Olimpíadas
Os jogos olímpicos são sempre muito esperados, por diversas razões, tanto pelo espírito esportivo quanto pelas competições e medalhas. Eles atraem os olhares do mundo todo e podem ser excelentes vitrines para aplicar o marketing esportivo.
Você pode usar esta temática para criar conteúdos que engajem o público-alvo, chamando a sua atenção com publicações criativas e diferentes.
Procure desenvolver estratégias multicanais para alcançar diversos públicos e promova a interação com aquilo que está sendo oferecido, criando um relacionamento duradouro e verdadeiro entre marca e consumidor.
Se a sua empresa produz produtos esportivos, por exemplo, é possível atrelar ao tema para fazer um lançamento de produto, academias podem criar treinos online das modalidades em destaque, entre outros.
Dessa forma, além de criar um público fidelizado, você também terá um aumento nas vendas de produtos direta e indiretamente.
2- Modalidade Feminina
Atualmente, os fãs de esportes estão cada vez mais interessados em modalidades femininas nos mais diversos esportes.
Por isso, investir nessa área pode ser um excelente caminho. E se a sua empresa valoriza ou pretende valorizar o empoderamento feminino, essa estratégia pode ser excelente para você!
Convide uma atleta para estampar as suas campanhas utilizando os seus produtos ou serviços. Dessa forma, você coloca a modalidade feminina como destaque, estimula esse protagonismo e ainda conquista novos clientes que vão se identificar com estas personalidades.
3- eSports
O eSports é uma modalidade surgida há poucos anos feitas com amigos ou desconhecidos de forma online ou presencialmente, a partir de videogames ou jogos de computadores.
Esse mercado está ganhando novos adeptos a cada dia e atraindo legiões de fãs em todo o mundo.
Se a sua empresa comercializa produtos tecnológicos ou geek, esse mercado precisa ser explorado na sua estratégia.
Segundo pesquisas do setor, estima-se que haja até 2022 haja 300 milhões de espectadores frequentes em todo o mundo, e você vai perder essa visibilidade?
Procure firmar parcerias com os influenciadores desse mercado, apoie eventos, e crie produtos específicos para esse público, pois, esta pode ser uma excelente oportunidade de negócio para qualquer tipo de empresa.
Por fim, vale ressaltar que estas são apenas algumas dicas de aplicação, mas as oportunidades são as mais variadas possíveis e os resultados geralmente são surpreendentes.
E agora, qual seu próximo desafio? Se quiser ver algumas dicas para utilizar os gatilhos mentais em sua estratégia digital, acesse aqui.