O Instagram for business, ou instagram para negócios como também é conhecido, é um recurso da plataforma criado com a função de promover empresas, lojas ou empreendedores que buscam se divulgar no app.
O recurso possui diversos benefícios que vão desde informações mais detalhadas sobre o seu negócio até a possibilidade de anúncios.
Segundo o Instagram, diariamente 200 milhões de perfis visitam contas de negócios em todo o mundo. Outro dado importante é que 83 % dos usuários encontraram novos produtos e novas marcas na plataforma.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Então, veja a seguir quais são as principais vantagens do Instagram Business ????????
1- Adicionar um botão de ação
Quando um usuário troca o perfil pessoal pelo de empresa, é possível criar botões com links que podem auxiliar no contato dos clientes com o seu negócio. Dentre os botões disponíveis estão:
- Reservar
- Obter ingresso
- Iniciar pedido
Isso tudo, sem precisar sair do Instagram! Além do link do site que você pode incluir na sua seção BIO.
2- Promover publicações e criar anúncios segmentados
Com o perfil comercial é possível também criar anúncios para promover a sua marca, e consequentemente trazer melhores resultados.
Os anúncios podem ser criados em diversos formatos, tais como:
- Carrossel;
- Stories;
- Vídeo;
- Foto;
- Coleção.
Os anúncios são muito eficazes quando utilizados da maneira correta. Os objetivos podem ser: ampliar a sua rede, divulgar um produto, promover um lançamento ou uma campanha específica, gerar tráfego para o seu site, entre outros.
Para criá-los você geralmente escolhe o período que deseja divulgar, segmenta o público de acordo com os interesses e objetivos da sua estratégia.
3 – Criar uma loja online
As pessoas estão consumindo cada vez mais na Internet, recentes pesquisas comprovam que pelo menos 90% dos internautas já visitou algum dia uma loja virtual.
Por isso, se você vende produtos, o Instagram Shopping pode ser uma excelente alternativa para você. Mas, para criar esse recurso dentro da plataforma, é necessário estar com o perfil configurado no Instagram Business associado à página da empresa no Facebook.
Dessa forma, você poderá criar uma espécie de catálogo virtual, onde seus clientes podem visualizar as mercadorias.
Para obter excelentes resultados usando o Instagram Shopping você poderá: marcas os produtos da loja, inserir os valores dos produtos e ainda utilizar os stories para divulgá-los e aumentar as visualizações da sua audiência.
Outra funcionalidade muito interessante, é a possibilidade dos usuários visualizarem os produtos que estão disponíveis assim que acessar o perfil da marca, na aba direcionada para isto, o que contribui e muito para a compra e visualização dos produtos.
Esse recurso é uma importante ferramenta para empresas que trabalham diretamente com o consumidor final.
4- Possui métricas para analisar
Nas contas pessoais, os usuários não conseguem ter informações detalhadas sobre o desempenho das postagens.
Mas, se a sua conta estiver configurada no perfil business, essas métricas são muito mais específicas e te ajudam a avaliar se a estratégia está dando certo.
Dentre as informações valiosas que o Instagram fornece para as contas empresariais, são:
- Contagem de seguidores por idade;
- Gênero do público;
- Quantidade de interações;
- Localização dos seguidores;
- Alcance das postagens e stories;
- Porcentagem das pessoas que salvaram a publicação;
- Número de Engajamentos;
- Quantidade de cliques;
- Seção de Insights entre outros.
Contudo, vale ressaltar que a maioria destas informações podem ser visualizadas a partir de um período específico, ou de forma individual para cada postagem publicada.
5- Conhecer o seu público detalhadamente
Em uma sociedade cada vez mais conectada e presente no ambiente digital, os consumidores estão valorizando muito mais as empresas que estão nas redes sociais.
E não adianta apenas estar lá, é preciso ter conteúdos de qualidade e criativos para conquistar essa persona.
Com as informações fornecidas pelo Instagram Business, os empreendedores conseguem analisar no detalhe o público que está presente nas redes, avaliando seu comportamento, hábitos e preferências.
Dessa forma, será possível emitir a mensagem certa para a persona certa com muito mais assertividade, melhorando o relacionamento com os clientes e impulsionando as vendas.
Para isto, a sua estratégia de criação de conteúdo, as imagens e vídeos publicados, e até o posicionamento da marca no ambiente digital, precisam seguir uma mesma linguagem.
Por fim, um perfil empresarial sempre passa mais credibilidade do que um pessoal, e para algumas áreas específicas ele pode se tornar fator predominante na contração.
6- Melhorar a sua estratégia
Quando algo não vai bem e precisa ser modificado é necessário avaliar todas as variáveis, para que assim uma medida seja tomada, isso vale tanto para o ambiente físico quanto no digital.
Se a empresa tem uma conta comercial, a partir das métricas oferecidas, fica muito mais fácil enxergar quais são os pontos de melhoria e traçar novos caminhos.
Imagine que você tem uma loja feminina de roupas e investiu bastante na divulgação de peças de cores neutras e mais soltas, no entanto, analisando os dados você percebeu que as estampas coloridas e mais justas estão atingindo uma audiência maior, o que fazer depois disso?
Mudar a estratégia de divulgação, e intensificar na produção de conteúdo e anúncios voltado para este objetivo.
Problema que não seria observado se a conta fosse criada em um perfil pessoal.
Viu como estes dados podem te ajudar a vender mais e promover mudanças, quando necessário! ????
7- Monetização dos Reels
A monetização do Reels é uma novidade lançada recentemente pelo Instagram.
No entanto, essa atividade ainda não começou a funcionar no Brasil, mas a plataforma garantiu que apenas os perfis empresariais poderão utilizar dessa oportunidade de divulgação.
Vale destacar que até pouco tempo atrás, o reels era destinado apenas para o entretenimento, sem apelo comercial. E muita gente obteve engajamento e entregas significativas usando o recurso.
Dessa forma, fica notável como essa ferramenta pode ajudar a impulsionar os resultados da sua empresa, gerando mais vendas, trazendo reconhecimento da sua marca, melhorando seu relacionamento com os clientes, ou seja, trabalhando o seu branding como um todo.
E o melhor, o Instagram Business é totalmente gratuito e a mudança pode ser feita de forma muito simples.
Tem dúvidas de como fazer isso? Então, acesse aqui!