7 Dicas para redes sociais de dentistas e clínicas odontológicas
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7 Dicas para redes sociais de dentistas e clínicas odontológicas

Na era das redes sociais, quem ficar na sombra só vai conseguir isso mesmo: não ser visto! E se você é dentista ou proprietário de uma clínica odontológica, mas não tem um perfil nas redes sociais, chegou a hora de rever essa ideia!

O consumidor mudou! Mais, antenado e exigente, a busca por produtos e serviços nas redes sociais tem aumentado a cada dia, por isso, marcar presença digital se tornou uma necessidade para qualquer profissional. 

Os benefícios desse uso para os dentistas podem ser os mais variados, tais como:

  • Atrair novos pacientes;
  • Manter relacionamento;
  • Criar vínculos com os clientes;
  • Divulgar procedimentos e tratamentos;
  • Aumentar a autoridade e reconhecimento de mercado;
  • Destacar-se entre os concorrentes, e muito mais! 

Diante destes fatores, ficou claro como é importante ter um perfil bem feito e atualizado nestas redes. No entanto, a forma de criar conteúdo e estratégia precisa seguir algumas regras, que muitas vezes são desrespeitadas, mas que podem trazer consequências prejudiciais tanto para o profissional quanto para o negócio. 

Quer atrair mais pacientes para sua clínica utilizando as redes sociais, mas não sabe como?

Então, fique de olho nas dicas abaixo! ????????

1- Tenha uma conta comercial 

Crie um perfil business no Instagram para você ou sua clínica, pois, com essa configuração será possível ter mais alcance nas redes e conseguir ter acesso a diversas outras funcionalidades, tais como: inserir botões de ação, criar anúncios segmentados, analisar acessos e muito mais. E isso, faz toda a diferença na hora de analisar os resultados. 

Se você não sabe como fazer essa configuração, veja o passo a passo completo, clicando aqui! 

2-  Utilize uma identidade visual nas publicações

As redes sociais possuem um público extremamente visual, por isso, invista em uma identidade com cores, elementos, características que representem a sua marca pessoal ou da clínica. 

Lembre-se que esta identidade será o primeiro contato entre a sua marca e o seguidor, por isso, ela é uma espécie de vitrine ou cartão de visitas. Sendo um das formas mais eficientes de transmitir uma mensagem e consolidar um posicionamento. 

Se puder, contrate um designer para desenvolver esse material e procure pesquisar sobre a psicologia das cores. Esse conhecimento será de fundamental importância na hora de você fazer escolhas. 

Mas, se não houver a possibilidade de desenvolver essa identidade com um profissional especializado, você pode contar com a ajuda de alguns softwares, tais como: Canva, Logaster ou Tailor Brands.

3- Crie um planejamento de publicações

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Para manter a frequência e regularidade nas redes sociais é necessário elaborar um cronograma de publicações. Colocando suas ideias distribuídas em um documento fica muito mais fácil produzir os conteúdos e estimular ainda mais a sua criação.

Mas, como fazer isso na prática? Veja as dicas que separamos a seguir:

1º – Defina qual o período de planejamento você vai criar: semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Nesse primeiro momento, aconselhamos fazer a cada 15 dias para ver quais tipos de conteúdo engajam mais.

2º – Estabeleça sua meta de postagem, ou seja, quantas vezes por semana você vai publicar. 

Nesse momento, procure fazer pelo menos 3X na semana, isso irá te ajudar a criar uma rotina! 

3º – Pense nos temas que serão abordados nesse período. Procure escolher assuntos que geram mais dúvidas no consultório. 

4 º – Defina o formato que você vai usar: imagem única, carrossel, vídeo ou reels. 

Esse planejamento irá te ajudar a se organizar melhor para produzir os conteúdos de acordo com a sua necessidade. 

5º – Inclua informações complementares. 

Se você quiser é possível colocar o horário em que as publicações serão feitas, os links para referência na criação do conteúdo e até se há alguma verba destinada para patrocínio desse post. 

4- Elabore um conteúdo de relevância 

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir os materiais. 

Procure dar foco na conscientização e na educação em saúde. Assim as pessoas irão compreender a importância dos seus serviços e de cuidar bem da sua saúde bucal.

Por isso, publique textos e vídeos com informações relevantes e úteis, quanto mais criativo e educacional, melhor! 

E como a Etus adora ajudar nossos clientes, separamos a seguir algumas sugestões, confira:

  • Quais as principais causas de bruxismo?
  • Mitos e verdades sobre o clareamento dental
  • Aparelhos ortodônticos: quais as suas diferenças e funções
  • Como escolher sua escova dental?
  • O que fazer para controlar o mau hálito?
  • Dor de dente é sinônimo de tratamento de canal?
  • Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?
  • Qual a importância de visitar o dentista periodicamente?

5- Respeite as regras do Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Para evitar problemas desnecessários, siga todas as recomendações do Código de Ética Odontológica, desenvolvido pelo Conselho Federal de Odontologia, respectivamente, no capítulo XVI.

Nesse documento há restrições de publicidade tanto para o ambiente online quanto para o offline, veja a seguir algumas considerações que separamos para você:

  • Não divulgue preços de serviços ou ofertas gratuitas;
  • É proibido a veiculação de fotos que apresentem antes e depois;
  • Não publique propagandas enganosas ou abusivas;
  • Jamais divulgue técnicas ou tratamentos sem comprovação científica;
  • Não revele dados pessoais de pacientes sem a autorização.

Estes são apenas alguns exemplos. Para ler o código completo, clique aqui!

Vale lembrar que se você irá contratar alguém para gerir ou produzir os conteúdos das suas redes sociais, não deixe de compartilhar esse material para evitar punições. 

6- Interaja com os seguidores

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As pessoas estão nas redes sociais para interagir, por isso, crie relacionamento com seus clientes e seguidores. 

Crie uma linguagem próxima, responda os comentários, faça enquetes nos stories incentivando a participação, crie caixa de perguntas para as principais dúvidas ou sugestões, ou seja, se mantenha sempre ATIVO. 

E não se esqueça que a constância nas redes sociais é muito importante. Por isso, mantenha sempre a frequência nos diversos formatos disponíveis nas plataformas. 

Humanize o perfil e seja sempre atencioso e simpático nas respostas, mantendo a ética e o profissionalismo! 

7- Crie anúncios

As publicações orgânicas, ou seja, sem investimento em anúncios, está perdendo o alcance cada vez mais nas redes sociais. 

Por isso, para atingir mais pessoas será necessário separar uma verba para criar anúncios. Assim, será possível aumentar a rede e garantir a entrega para um número maior de usuários. 

Utilizando as publicações patrocinadas você consegue segmentar o público de acordo com as suas necessidades, como por exemplo, por localização, idade e interesses. 

No entanto, vale ressaltar que para obter resultados mais assertivos com essa estratégia é necessário ter a sua persona (público-alvo) bem determinada, para assim otimizar os recursos investidos. 

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como fazer anúncios no Instagram?


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