Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em planejar, criar, selecionar e distribuir um conteúdo que seja original, relevante e útil para uma audiência claramente definida com o objetivo de atraí-la para construir um relacionamento que pode levar até a experiência de venda.
Neste cenário, as marcas buscam o interesse das pessoas de forma não invasiva e interruptiva.
Como isso funciona na prática? ????????????
Imagine que você está assessorando uma empresa que produz marmitas fitness. Ao invés de fazer anúncios divulgando os produtos, você cria um blog e um perfil nas redes sociais com conteúdos que mostram a importância de se alimentar bem e praticar exercícios físicos.
A sua audiência vai ser atraída primeiramente pela qualidade do seu conteúdo, e depois vai encontrar nos seus produtos uma “saída” para adotar aquele estilo de vida. Dessa forma, a persona foi atraída pelo conteúdo e não pelo produto em si.
Este tipo de estratégia “virou moda” nos últimos anos, principalmente pela popularização da internet e pelo frequente uso das mídias sociais. E, segundo especialistas, será o futuro da “publicidade digital”.
Mas, qual a importância do marketing de conteúdo para a minha empresa? Veja no tópico a seguir! ????????
Benefícios do marketing de conteúdo
Agora que você já entendeu sobre o conceito do marketing de conteúdo, chegou a hora de compreender quais são os principais benefícios desse tipo de estratégia para uma empresa.
Separamos a seguir alguns deles, confira:
1- Aumenta o tráfego do seu site
Quem não quer aparecer nas primeiras buscas orgânicas do Google?
Quanto mais completo e relevante o seu conteúdo for, melhor será o posicionamento orgânico do seu site ou blog. Por isso, invista em palavras-chaves e técnicas de SEO.
Se você quiser aprender um pouquinho mais sobre esse tema, acesse aqui!
2- Gera reconhecimento e autoridade de marca
Produzindo bons conteúdos a sua marca irá alcançar uma audiência maior, com isso, mais pessoas começam a reconhecer os produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Para construir uma autoridade no seu nicho de atuação, nada de publicar materiais rasos e superficiais. Crie conteúdos baseados em informações completas, dados, pesquisas ou até vivências.
3- Ajuda a nutrir a base de leads
Lembre-se que não são todas as pessoas que estão prontas para consumir o seu produto ou serviço, mas isso não impede que elas gostem do seu conteúdo e possam se tornar um dia um cliente.
Por isso, vale a pena oferecer materiais para o público correspondente de cada etapa do funil de vendas. Para que futuramente, eles possam ter uma boa experiência com a sua marca.
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4- Contribui com o aumento das vendas
Cada vez mais, as pessoas costumam consumir marcas que lhe são familiares e lhes agradam.
Dessa forma, um seguidor ou um leitor do seu blog vai preferir adquirir um produto ou serviço que você oferece em vez de um concorrente. Visto que ele já possui um relacionamento com a empresa e confia na sua marca.
5- Promove mais interação com a sua marca
Utilize o marketing de conteúdo como um canal de interação. Assim, tanto as personas quanto os clientes poderão tirar dúvidas, conversar com a empresa e até enviar sugestões
Quanto mais próximo você estiver do seu público, mais chances você terá de conquistá-lo e transformá-lo em um defensor da sua marca, ou seja, um cliente que irá promover o seu conteúdo de forma espontânea. Pense nisso! ????
6- Educa os consumidores
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais interessadas em consumir materiais onlines, disponíveis em blogs, plataformas e redes sociais. Segundo uma pesquisa, realizada pela HubSpot, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam.
Por isto, produza textos e vídeos que atendam as principais “dores” desta persona, de forma educativa, apresentando soluções ou dicas. Assim, este lead estará pronto para evoluir no processo de venda e ainda ficará grato com o seu auxílio.
7- Tem custo baixo
Antigamente para adquirir novos clientes utilizando as ferramentas digitais era necessário investir apenas em anúncios e isso tornava o custo para aquisição de clientes (CAC) maior.
Com a implementação de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível adquirir novos consumidores investindo na produção de materiais de qualidade. Dessa forma, o processo de venda pode se tornar muito mais curto e assertivo, promovendo excelentes resultados.
8- Melhora o relacionamento com os clientes atuais
E se eu te falar que utilizando marketing de conteúdo é possível melhorar o relacionamento com os clientes atuais, você acreditaria? ????
Pois é, esta estratégia também pode ser aplicada para garantir uma boa experiência no pós-venda.
Você pode fazer isso através de e-mail marketing, e-books, ou até promovendo eventos exclusivos.
Adotando essa estratégia será muito mais fácil reter e fidelizar clientes.
Como criar uma estratégia de conteúdo?
Agora chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática. E para te ajudar nessa missão ????, preparamos um passo a passo bem completo, acompanhe ????????
1º – Fixação dos objetivos
Um erro muito comum na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo é partir direto para a produção ou distribuição dos materiais, sem desenvolver primeiramente um planejamento de atividades.
Por isso, antes de embarcar nesta jornada, procure definir claramente seus objetivos na execução desta estratégia. Lembre-se que estas metas precisam estar alinhadas com os propósitos da empresa e devem ser planejadas para pequeno, médio e longo prazo.
2º – Identificação da persona
Depois, será necessário determinar quais públicos se pretende impactar. Definir um subconjunto específico, irá ajudar na criação de um conteúdo mais relevante e útil, contribuindo para contar a história da marca e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades da audiência.
Para fazer isso, você deve levantar alguns dados, tais como:
- Idade;
- Características demográficas;
- Escolaridade;
- Ocupação;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Histórias pessoais;
- Motivações;
- Crenças;
- Desafios;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Mídias que preferem;
Se você tem dúvidas sobre a criação de uma persona, não deixe de conferir o artigo: Persona: o que é e como aplicar no marketing da sua empresa?
3º – Planejamento do conteúdo
A consistência e a escolha correta de temas, asseguram o bom desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Mas, para que tudo dê certo é necessário se organizar. Por isso, faça um planejamento mensal ou quinzenal sobre todos os assuntos que serão abordados.
Nesse momento, busque analisar temas que refletem a personalidade e posicionamento da marca, sem esquecer das necessidades da audiência.
Observe as datas sazonais que podem ser utilizadas pelo seu nicho de atuação, veja os assuntos do momento, e deixe alguns espaços em branco para algo que possa surgir de última hora.
E não se esqueça de determinar quais formatos serão utilizados para divulgação deste conteúdo, como: artigos, newsletters, imagens, infográficos, vídeos curtos ou longos, entre outros. E em quais canais estes materiais serão divulgados, como: redes sociais, site, blog, e-mail marketing, entre outros.
Quanto mais completo o seu planejamento estiver desenhado, mais fácil será a sua execução.
4º – Criação do conteúdo
Posteriormente, comece a colocar os neurônios para fritar ???? e elabore os conteúdos. Separe um bom tempo para fazer esta atividade, e procure fazer aos poucos, para fazer um conteúdo de alta qualidade, original e rico é necessário muita pesquisa e empenho.
A criação de conteúdo não tem data de início e fim, ela é contínua. Por isso, a empresa que opta por este modelo de estratégia precisa organizar os recursos financeiros para manter o método a longo prazo.
Se você não puder contratar um profissional especializado para desenvolver esse conteúdo, procure fontes externas, existem diversos especialistas que podem te ajudar nisso!
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5º – Distribuição do conteúdo
Atualmente, existem diversos canais digitais disponíveis, veja quais podem ser interessantes para a sua marca e principalmente para a sua persona.
Faça uma distribuição adequada dos conteúdos e mantenha a constância, ou seja, a frequência. Faça testes para ver quais dias e horários são mais adequados para cada canal.
Procure fazer parcerias também! Elas são muito importantes para trocar conteúdos e gerar mais tráfego, aumentando assim a audiência.
6º – Avaliação dos resultados
A avaliação do sucesso da estratégia é de fundamental importância. Veja quais foram os indicadores para cada canal, avalie os conteúdos que alcançaram mais pessoas, promoveram engajamento ou até vendas.
7º – Implementação de melhorias
Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de analisar e identificar oportunidades de melhoria em níveis detalhados, para a estratégia como um todo, desde o planejamento até a execução das tarefas.
Como o marketing de conteúdo é muito dinâmico, mudanças periódicas são essenciais para definir novos horizontes e melhorar os resultados.
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