O número de usuários do LinkedIn no Brasil vem crescendo cada dia mais. Atualmente a rede social conta com 50 milhões de usuários no país, representando a quarta maior comunidade da plataforma, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
Conhecido como a “rede social profissional”, o LinkedIn tem se tornado uma importante ferramenta para empresas e especialistas que estão em busca de fazer networking, parcerias e negócios.
Diante disso, muitos usuários começaram a investir em Company Pages, ou seja, um recurso da plataforma que permite apresentar características, diferenciais e informações relevantes para atrair a persona ou potenciais parceiros.
E após a publicação de conteúdos no LinkedIn, assim como em qualquer outra rede social é necessário entender quais são as estratégias que estão funcionando e quais precisam ser melhoradas, para assim, conquistar os resultados desejados.
Nesse artigo, vamos te explicar melhor sobre as métricas que podem ser avaliadas no LinkedIn Analytics, confira!
O que é o LinkedIn Analytics?
O LinkedIn Analytics é uma função da plataforma que permite avaliar uma série de métricas que facilitam o acompanhamento e desempenho da página e interações na rede social.
Dentre os dados disponíveis na plataforma, estão:
- Número de seguidores;
- Detalhamento sobre o público;
- Engajamento;
- Análise dos concorrentes;
- Visitantes;
- Divulgação de funcionários, entre outros.
Com estas informações fica muito mais fácil compreender o comportamento e interesse da sua persona.
Após essa análise, será possível entender quais caminhos podem ser utilizados com mais frequência para consolidar a autoridade e reconhecimento da marca, seja ela de uma empresa ou profissional.
Quais as principais métricas para acompanhar?
Conforme mencionado anteriormente, existem diversas métricas que podem ser analisadas no LinkedIn Analytics, separamos a seguir dicas para você acompanhar cada uma delas, confira:
Número de seguidores
Para acessar esta seção, basta:
- Entrar no LinkedIn com o perfil de administrador da página.
- Acessar a Company Page.
- Localizar no menu suspenso a aba > análise
- CIicar no botão seguidores.
Nesse local, o administrador da Company Page consegue verificar o crescimento de seguidores de acordo com um período pré-determinado. O painel mostra como padrão os dados dos últimos 30 dias, no entanto, você pode personalizar para verificar esse aumento da base para o intervalo de até 1 ano.
Informações sobre o público
Nesta mesma seção, descrita anteriormente, é possível examinar as características dos usuários que estão seguindo a Company Page. Dentre os filtros para análise, estão:
- Localidade;
- Função
- Nível de experiência;
- Setor;
- Tamanho da empresa;
Veja na imagem a seguir:
Estas informações detalhadas permitem uma melhor caracterização da persona. Assim será possível criar conteúdos que realmente atinjam as “pessoas certas nas horas certas”.
Outro ponto muito importante deste relatório é que ele pode ser aproveitado pelas empresas na hora de uma contratação. Aplicando os filtros, é possível encontrar possíveis talentos com as características que a companhia necessita. O que vai facilitar e muito o seu processo seletivo.
Visitantes
Essa métrica tem como principal objetivo fornecer informações sobre o acesso dos visitantes na Company Page. Dentre os dados disponíveis estão:
- Origem do acesso (computador ou dispositivos móveis)
- Visualizações da página;
- Visitantes únicos;
- Clique no botão personalizado.
Para visualizar estas informações, veja o passo a passo, a seguir:
- Entre no linkedIn com o perfil de administrador da página.
- Acesse a Company Page.
- Localize no menu suspenso a aba > análise
- CIique no botão seguidores.
Vale ressaltar que assim como na seção de seguidores, é possível filtrar essa busca para fazer análises mais complexas, por: localidade, função, setor, nível de experiência e tamanho da empresa.
Engajamento
Assim como em qualquer outra rede social, a interação dos seguidores com a Company Page é de extrema importância. Por isso, fique atento às taxas de engajamento na aba de atualizações.
Para fazer isso:
- Entre no linkedIn com o perfil de administrador da página.
- Acesse a Company Page.
- Localize no menu suspenso a aba > análise
- CIique no botão atualizações.
Nesse local você poderá verificar diversas métricas de acordo com cada conteúdo postado. Dentre os dados, estão: impressões, visualizações, cliques, CTR, comentários e compartilhamentos.
Utilizando esse recurso é possível ainda ver quem publicou o conteúdo e conferir quais materiais podem ser patrocinados para alcançar mais pessoas.
Esta é uma ferramenta excelente para obter feedbacks sobre as publicações e analisar o desempenho da estratégia.
Análise dos concorrentes
Este recurso é excelente para fazer benchmarking, ou seja, analisar comparativamente a Company Page da sua marca com as dos seus concorrentes diretos ou indiretos.
Dentre as informações que pode ser observadas nessa análise, temos:
- Total de seguidores;
- Número de novos seguidores;
- Total de engajamento com a Company Page;
- Total de publicações.
Esse tipo de estudo, permite que a sua empresa crie uma vantagem competitiva diante as demais, provando adaptações, crescimento e mudanças significativas que irão impactar nos seus resultados.
Viu como o LinkedIn Analytics pode ser importante para a sua estratégia? Agora é só colocar a mão na massa e seguir todas as dicas que apresentamos até aqui.
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