Deu a louca no Instagram ! Com o objetivo de engajar o seu público e enfrentar ainda mais os concorrentes que estão ganhando o gosto popular, a rede social lançou recentemente novas ferramentas e funções para animar os usuários.
E para deixar todo mundo de queixo caído, dessa vez não foi um recurso apenas não, foram vários!
Quer saber quais são, veja a seguir
1- Sticker “Adicione o seu”
Se você é social media ou heavy user, com certeza já viu esse sticker por aí, não é mesmo? Esse novo recurso dominou a rede social.
A figurinha “Add Yours”, ou “Adicione o seu”, (em português), permite que os usuários criem um conteúdo coletivo, a partir da utilização do adesivo.
Mas como ele funciona, afinal?
Para aplicá-lo basta publicar um story com o adesivo ou tocar sobre um conteúdo já postado com a figurinha e adicioná-lo em seu próprio story.
Dessa forma, o recurso incentiva as pessoas a responder com outras fotos delas, dando continuidade a corrente.
Se você quiser ver quem respondeu o seu sticker, basta clicar em cima da figurinha.
O recurso começou a se tornar popular no Instagram, a partir da corrente “poste sua foto favorita”, e depois disso, novas trends surgiram, como: “poste uma foto como se não tivesse um boleto para pagar”, “personagens que refletem sua personalidade”, “prove que seu pet é um modelo”, entre outros.
Assim como em qualquer outro lançamento da plataforma, o adesivo está sendo liberado aos poucos, mas muitos usuários já estão conseguindo utilizá-lo.
Nesse momento, o sticker está sendo aplicado com um “tom de humor”, mas você pode ser criativo e engajar a sua audiência divulgando o seu negócio utilizando esse recurso. Assim você poderá alcançar mais pessoas e ainda engajar os seus seguidores.
Para aproveitar a funcionalidade da melhor forma, basta colocar o seu @ na figurinha para que as pessoas possam acessar o seu perfil.
2- Selo de notificações
Com o objetivo de promover o engajamento de seguidores com perfis que realmente sejam de seu interesse, o Instagram lançou o recurso: selo de notificações.
Veja a seguir onde ele fica localizado:
Ativando esse sininho, o usuário pode escolher se deseja receber as publicações, stories, vídeos, reels e até transmissões ao vivo.
Este recurso está disponível para todos os tipos de conta: perfil pessoal, comercial e criador de conteúdo.
Interessante né! Comunica essa novidade em seu perfil, para que os seguidores possam ativar o recurso e receber o conteúdo com mais frequência.
3- Novos efeitos do Reels
Para incentivar os usuários do Instagram a utilizar o Reels com mais frequência, a plataforma lançou novos efeitos para aplicar nos vídeos e deixá-los mais interativos.
Dentre eles, estão: as letras 3D, Dynamic Lyrics e o Superbeat, que sincroniza o vídeo com a música.
4- Live agendada e privada
Outra novidade lançada pela plataforma são os recursos para as lives. Os usuários que desejarem, poderão programar os horários das próximas lives.
O agendamento poderá ser realizado com até 90 dias de antecedência e um lembrete para os seguidores poderá ser fixado em uma publicação. Assim, os criadores de conteúdo conseguiram engajar a sua audiência para participar da transmissão ao vivo.
Para utilizar esse recurso, basta:
1- Clicar na opção: transmissão ao vivo do Instagram.
2- Apertar o botão programar que fica localizado no canto esquerdo da tela com um ícone de calendário.
3 – Em seguida, uma tela para programar a transmissão será aberta. Nesse local, você deverá colocar o nome, dia e horário da Live.
4- Para terminar o agendamento, basta clicar no botão concluir.
5- Se você desejar compartilhar o agendamento da live em alguma publicação, basta clicar no botão que aparecerá na sua tela.
Para cancelar o agendamento ou fazer qualquer tipo de alteração no agendamento da live. Basta clicar na opção de transmissão ao vivo, selecionar o ícone de programação e em seguida a plataforma irá te mostrar todas as lives agendadas.
Acessando o ícone selecionado acima será possível editar, compartilhar, cancelar ou até mudar a transmissão para teste.
Essa função, chamada pela plataforma também como “modo treino”, permite que os criadores de conteúdo façam testes para verificar os recursos de mídia e iluminação ou até selecionem um grupo pequeno de pessoas para participar da live.
Vale ressaltar que esta função de agendamento de lives já estava disponível no Facebook, Youtube e TikTok.
5- Post colaborativo
O recurso “Collabs” lançado pelo Instagram recentemente, tem conquistado também os criadores de conteúdo, principalmente aqueles que são influencers e usam os seus perfis para fazer parcerias com empresas.
A função permite que duas contas sejam coautoras de uma mesma publicação, sendo assim, as imagens e textos são exibidos para os seguidores das duas contas simultaneamente.
E a interação do público com a publicação é colaborativa, ou seja, o número de curtidas, visualizações e comentários da publicação são compartilhados entre os usuários envolvidos.
Esse recurso pode ser utilizado apenas para os perfis que são cadastrados como criadores de conteúdo ou empresas.
Para saber mais sobre os tipos de contas disponíveis no Instagram, clique aqui!
Para utilizar a função “Collabs”, o criador de conteúdo precisará encaminhar um convite para que o outro perfil se torne coautor, daquele conteúdo. E o segundo perfil selecionado, pode aceitar ou não a participação.
6- Stories com 60 segundos
Este novo recurso ainda está em fase de testes, mas os usuários esperam ansiosamente para ter 60 segundos disponíveis nos Stories, assim muito conteúdo que antes ficava “picado”, será melhor aproveitado.
7- Sticker de link
É pessoal o “arrasta pra cima” acabou definitivamente. Hoje para publicar links nos stories é necessário utilizar o Sticker de link.
O principal objetivo da plataforma com essa mudança é simplificar e melhorar a experiência do usuário, gerando mais engajamento com este tipo de recurso.
Dentre os diversos benefícios desse recurso, podemos citar:
- Possibilidade de adicionar a figurinha em qualquer lugar da imagem;
- Respostas aos stories com link. Anteriormente, os seguidores não podiam reagir ou enviar uma mensagem para o perfil que publicou o stories, visto que as opções eram sobrepostas pelo próprio link;
- Reações no post;
- Comentários diretos;
- Call to action mais fáceis.
Vale ressaltar que este recurso foi disponibilizado de forma gradativa, e muitos usuários já estão aproveitando essa nova funcionalidade.
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