O que é publipost
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O que é publipost?

O publipost é um método de divulgação escolhido por algumas marcas para que pessoas, geralmente conhecidas ou referências em um nicho de mercado, promovam algum produto ou serviço. 

Este tipo de estratégia  pode ser utilizado em diversos canais, tais como: blogs, Instagram, TikTok, Youtube, entre outros. 

O publipost geralmente possui um custo para a empresa que deseja utilizá-lo. Mas, esse valor é determinado caso a caso, de acordo com a ferramenta, reconhecimento do influenciador e objetivos da campanha. 

E em alguns casos, principalmente, nos blogs, este tipo de conteúdo pode ser feito como uma moeda de troca, onde as empresas compartilham artigos para que ambas recebam tráfego de outros canais. 

Ou ainda, para gerar autoridade de marca, visto que se um blog com reconhecimento e grande alcance indicou o seu artigo, o Google reavalia o seu blog/site e provavelmente irá melhorar o seu posicionamento no ranqueamento de buscas.

Nas redes sociais, esse tipo de conteúdo tem se tornado cada vez mais comum. Você provavelmente já viu alguma legenda com as hashtags: #publipost, #recebidinhos, #postpatrocinado, entre outros.

Observando essa tendência, o Instagram lançou recentemente um recurso exclusivo para impulsionar ainda mais esse tipo de conteúdo, chamado como “collab”. 

O recurso permite que duas contas sejam coautoras de uma mesma publicação, sendo assim, as imagens e textos são exibidos para os seguidores das duas contas simultaneamente. 

E a interação do público com a publicação é colaborativa, ou seja, o número de curtidas, visualizações e comentários são compartilhados entre os usuários envolvidos.

Se você quiser entender melhor como funciona esse recurso do Instagram, clique aqui! 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre as características do publipost e como ele pode ser importante para a estratégia de marketing de uma empresa, confira!

Por que o Publipost precisa ser sinalizado?

O que é publipost

Freepik

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que TODO publipost precisa ser sinalizado como tal, visto que existem regras que exigem essa indicação. 

De acordo com o artigo 36 do Código do Consumidor, toda publicidade precisa ser identificada de forma fácil e imediata. 

Dessa forma, não importa o tamanho do seu alcance das redes sociais ou blog, se o seu conteúdo for um publipost, ele precisa ser sinalizado.

Caso isso não seja respeitado, a marca e o influenciador podem ser denunciados no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e receber uma notificação ou multa pelo descumprimento da regra. 

Quais são os tipos de publipost?

Atualmente, existem diversos tipos de publipost, principalmente quando falamos de redes sociais.

O mais conhecido popularmente, é quando uma empresa pede para o influenciador tirar uma foto ou fazer um vídeo, divulgando o seu produto ou serviço. 

Ele pode fazer isso de forma direta mesmo, mostrando o passo a passo e as propriedades do produto, ou de forma indireta, contextualizando com algum momento da sua vida, rotina de trabalho ou até mesmo com um hobbie. 

Já nos blogs, a troca de publipost geralmente é feita pela criação de um artigo, onde as empresas definem um tema e prazo para a entrega. 

Este texto deve ser identificado como uma parceria, e para ajudar no tráfego, precisa conter link building de artigos com boas visualizações

Como é feito o publipost?

Pensando no alcance e repercussão da publicidade, a marca precisa escolher o influenciador ou empresa parceira com muito cuidado. 

Analise primeiramente qual o público-alvo, que essa pessoa ou instituição costuma atingir, se ele condiz com a persona que adquire os seus produtos e serviços. 

Veja também se a missão, posicionamento e valores estão alinhados com a sua empresa, principalmente quando falamos de influenciadores. Lembre-se que ele representa o seu negócio, e qualquer postura inadequada pode prejudicar a sua imagem e credibilidade.

Você com certeza já ouviu falar de uma marca que rompeu contrato com um influenciador, devido a polêmicas ou discursos preconceituosos, por isso, fique atento! 

Quer ver mais dicas para contratar um influencer sem cometer erros? Clique aqui, agora mesmo! 

Quanto custa um publipost para uma marca? 

O que é publipost

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O valor de um publipost para uma marca vai depender de diversos fatores, tais como:

  • Ferramentas você vai optar em utilizar;
  • Número de acessos no caso de blogs;
  • Número de visualizações, para quem optar pelo Youtube;
  • Taxa de engajamento;
  • Número de seguidores;
  • Poder de influência, entre outros.

Por isso, se a sua empresa decidiu investir em um publipost, peça para que o futuro parceiro encaminhe um mídia kit para você. Assim, as métricas poderão ser analisadas com muita prudência e a escolha irá lhe trazer  resultados positivos. 

Engana-se quem acredita que um publipost é algo apenas para grandes marcas. Atualmente, existe uma variedade de influenciadores de nichos e valores diferentes, e procurando um pouco, com certeza, você irá achar algo que condiz com a sua necessidade.

No entanto, lembre-se que em uma estratégia de marketing digital, a qualidade vale muito mais do que a quantidade. De nada adianta contratar um influenciador que tem milhares de seguidores, mas sua taxa de engajamento e conversão é baixíssima. É melhor ser apresentado para 1000 seguidores e despertar o interesse em 800, do que ser indicado para 1 milhão, e não ser procurado por nenhum lead. Pense nisso! 

Por que o publipost é importante?

O publipost pode ajudar a sua estratégia de marketing digital de diversas formas, selecionamos a seguir as principais delas, veja: 

  • Maior alcance;
  • Contribui para melhorar o SEO do seu site ou blog;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Audiência engajada;
  • Público segmentado;
  • Retenção de clientes;
  • Influência sobre poder de compra;
  • Aumento na produção do conteúdo;
  • Tráfego qualificado;
  • Diversificação nos canais de comunicação;
  • Maior autoridade e relevância da marca;
  • Segmenta as ações;
  • Favorece um contato próximo com a audiência;
  • Tem um ROI (retorno sobre investimento) positivo; 
  • Contribui com melhorias na decisão de compra;
  • Aumenta sua base de leads;
  • Pode ser usada em diferentes formatos.

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Quanto custa anunciar nas Redes Sociais?


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Comments
  1. Excelente texto! Muito didático! Parabéns!

    1. Olá Edson, que bom que gostou? Assine nossa newsletter e receba os conteúdos diretamente no seu e-mail!

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