Usa o Pinterest como ferramenta de marketing digital, mas não sabe como acompanhar os resultados? Quer aprender quais são e como analisar as métricas? Então, vem com a gente! É sobre isso que vamos falar neste artigo!
No Pinterest Analytics é possível entender mais sobre a sua audiência, analisar os conteúdos com maior engajamento e ver novas possibilidades de melhoria e criar novas oportunidades.
Mas, antes de mais nada, para visualizar estas informações será necessário acessar o painel com as informações, e para isso a sua conta precisa ser business.
Se o seu perfil não está configurado dessa forma, veja como fazer, clicando aqui!
Para acessar o painel do Pinterest Analytics, será necessário:
1- Abrir o app e fazer login em sua conta;
2- Em seguida, clique >> Analytics
3 – Depois acesse >> visão geral
4- Prontinho! Agora é só analisar os relatórios.
Veja a seguir quais são as métricas do Pinterest que você deve ficar de olho:
Impressões
Nessa seção você consegue ver:
- Número de vezes em que seus Pins foram exibidos;
- Engajamento com o conteúdo;
- Público total;
- Público engajado;
- Seleção com os principais Pins.
Esta análise pode ser feita nas últimas 24 horas ou nos últimos 7, 14, 21, 30, 60 ou 90 dias. É possível ainda criar um período personalizado, de acordo com a necessidade.
Neste painel você também pode filtrar a busca por: tipo de conteúdo, conta conectada, dispositivo, idade, gênero, fonte e dados.
Estatísticas dos Pins
No Pinterest você também consegue visualizar o desempenho individual de cada Pin.
Dentre os dados disponíveis estão:
- Impressões;
- Cliques;
- Salvos;
- Cliques de saída;
- Experimentados;
- Comentados;
- Reações;
- Visualizações do vídeo;
- Reproduzido até 95% para vídeos;
- Tempo médio de reprodução para vídeos;
- Tempo total de reprodução para vídeos.
Esta análise pode ser feita nos últimos 7, 30, 60 ou 180 dias. É possível ainda criar um período personalizado, de acordo com a necessidade. E você também pode filtrar a busca por tipo de conteúdo e dispositivo acessado.
Para fazer isso, basta:
1- Abrir o app e fazer login em sua conta;
2- Clicar no ícone do seu perfil;
3- Em seguida, irá aparecer uma tela com todos os Pins publicados.
4- Selecione qual você deseja analisar e clique na opção >> ver mais estatísticas
5- Pronto! Agora é só visualizar os dados que precisa.
Vale ressaltar que estas estatísticas podem ser observadas apenas pelos usuários e elas ajudam a criar insights para a criação de novos conteúdos e estratégias.
Público
Outra métrica do Pinterest que é muito importante e precisa ser analisada, são as Informações do Público. Elas te permitem analisar as principais características da persona ideal e ainda possibilita analisar outras oportunidades de engajar os conteúdos em categorias diferentes.
Quer saber como? Veja quais são as informações são disponíveis nesta seção:
- Categorias e interesses;
- Idade;
- Gênero;
- Local;
- Dispositivo.
Vale destacar que essa análise poderá ser feita apenas pelo período de 30 dias. E você ainda pode comparar os dados entre um público e outro, como ilustra a imagem a seguir:
Confira a seguir como acessar estas informações:
1- Abrir o app e fazer login em sua conta;
2- Em seguida, clique >> Analytics
3 – Depois acesse >> informações do público
4 – Prontinho! Agora é só analisar os relatórios.
Esse conteúdo foi útil para você? Outro conteúdo que também pode te interessar é esse: Pinterest: tendências para 2022!
Muito bom. Passei a usar o Pinterest a pouco tempo e estou bem por fora, esse post me ajudou.
Olá Lucas, tudo bem? Que bom que te ajudou ? E fica de olho aqui no Blog Etus, sempre publicamos dicas que podem te ajudar!