“A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta”, essa citação de Rubem Alves expressa muito sobre o que vamos abordar nesse artigo: escuta empática!
Mas, você sabe o que é isso?
Escuta empática ou escuta ativa, como também é conhecida, é compreender a mensagem do outro, no contexto dele, sem desconsiderar seus valores e emoções.
Mas, não adianta ficar em silêncio, dizendo “aham”, concordando com tudo, muito pelo contrário, é estar totalmente presente na conversa, dedicando tempo e espaço para a pessoa à nossa frente, para que ela possa se expressar com liberdade.
É estar com o coração aberto, sem ficar pensando enquanto ouve qual será sua resposta ou procurando fragmentos do que foi dito para discutir sem entender todo o contexto.
A rotina corrida vivida nos tempos modernos, gerou um comportamento equivocado de desenvolver várias tarefas simultaneamente enquanto ouvimos o outro, ou escutar rapidamente para logo responder.
Colaboradores que se sentem à vontade ao falar, opinar e até mesmo defender seus pontos de vista, geram um ambiente de inovação, mais leve e acolhedor. Como disse Peter Drucker, o pai da administração moderna, “A parte mais importante da comunicação é ouvir aquilo que não foi dito”.
Dessa forma, somente a escuta empática permite essa capacidade de aprofundar suas conexões e dar aos outros um sentimento de pertencimento quando eles conversam com você.
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