A importância de eventos online para os negócios
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A importância de eventos online para os negócios

O mundo mudou e diversas ações que antes só eram feitas de forma presencial, hoje ganham formas remotas e, com isso, um número maior de pessoas são atingidas. Nesse contexto, o Covid-19 teve um papel fundamental para mudar o cenário de diversas áreas. Afinal, além de demandar mais atenção com a higienização frequente, as empresas tiveram de se adaptar e evitar aglomerações. Por esse motivo, o mercado de eventos – de todo e qualquer segmento -, foi um dos mais afetados. Afinal, não respeitar o isolamento social além de prejudicar a sua imagem, também é sinônimo de risco.

Devido a essa realidade tão diferente, os eventos online surgiram e se firmaram para amenizar as dificuldades com relação aos eventos e demais medidas que demandam um maior número de participantes.

Um exemplo de sucesso são as lives musicais que ganharam o gosto popular. Mas não são só os eventos culturais que podem ser realizados de forma online.

Webinars, workshops e treinamentos estão sendo cada vez mais comuns dentro das corporações e é acerca disso que irá discorrer este conteúdo.

 

 

Afinal, por que fazer um evento online?

Apesar dos eventos presenciais serem muito valorizados pela experiência vivenciada, como chegar e se deparar com um ambiente diferente e bem decorado especialmente para você, sabemos que existem algumas limitações.

Desse modo, fatores como locomoção, horário e, principalmente, capacidade de assentos se destacam como diferenciais do evento digital.

Assim, um evento online conta com diversas vantagens atrativas. São elas:

Acesso de qualquer lugar;
Custo mais baixo;
Flexibilidade de horário;
Interação real time por meio do chat.

Como preparar tais eventos?

Para realizar um evento online, como uma live sobre os benefícios do Marketing Digital, por exemplo, requer muito planejamento.

Vale destacar que a necessidade de planejamento e organização é essencial em qualquer segmento, mas se mostra ainda mais importante quando integram treinamentos e palestras.

Isso ocorre porque esses eventos também refletirão a imagem da empresa, trazendo uma experiência e reconhecimento acerca da marca.

Para atrair todos os tipo de público em um evento online, vale a pena investir em temas diferentes, como por exemplo, o marketing digital na odontologia.

Com isso o responsável pela live pode dar dicas de como um dentista pode falar sobre aparelho invisível ou aparelho ortodôntico transparente nas redes sociais.

Para abordar esse tipo de assunto, é necessário um preparo para que o seu evento chame atenção das pessoas e mostre como você tem domínio no assunto.

Por isso, separamos alguns passos que você não pode deixar de realizar no momento de criar um evento online. Confira:

1. O planejamento é a chave de tudo

Se preparar com antecedência é essencial para que não haja problemas durante a transmissão.

Além disso, decidir se o seu evento será restrito para pessoas credenciadas ou será exibido por plataformas abertas, como o YouTube, é importante para que você se planeje para cada detalhe.

Assim, é importante que você se prepare para todas as etapas do processo, desde as ações de divulgação de uma palestra sobre “X Dicas de estratégias de marketing para o seu negócio” e criação de formulários para inscrição até os processos para fidelização pós-evento.

Nesse cenário, é preciso destacar estratégias como um e-mail que você pode disparar ao fim do evento agradecendo a presença e liberando um resumo com tudo o que foi dito.

2. Cuide de sua conexão

Investir em uma boa conexão com a internet é extremamente importante, afinal, o seu público estará com a atenção voltada à você.

Contudo, caso haja distrações como falha do servidor ou a imagem começar a travar, certamente eles irão se desconectar ou fazer outras tarefas.

Por isso, faça testes e se certifique que toda a sua transmissão será estável, com o mínimo de falhas possíveis.

3. Tenha bons equipamentos

Para realizar um evento, você pode utilizar desde os equipamentos mais simples – como a câmera do próprio celular -, ou fazer um investimento maior para que você passe ainda mais credibilidade.

Atualmente, existem fornecedores de equipamentos audiovisuais que são capazes de montar uma estrutura de um estúdio dentro de sua própria casa.

Desse modo, para que você consiga ter ainda mais vantagem, não esqueça de fazer mais do que um orçamento. Ou seja, procurar mais de uma empresa para fornecer o serviço/produto.

4. Tenha pautas diferenciadas

Falamos lá em cima sobre atrair públicos diferenciados, mas para isso as pautas precisam ser diferenciadas também.

Uma agência de marketing por exemplo por atingir o público que ela quiser, se ela investir em diversas pautas ela pode aumentar o público.

Como por exemplo, ela pode dar dicas de como um dentista pode falar sobre tratamento de canal preço ou clareamento dental preço sem que fique um assunto chato e ele consiga atrair mais pacientes.

Pode ser um pouco arriscado, mas eventos online está ficando cada vez mais comum no mundo dos negócios e arriscar em assuntos diferentes ou inovadores pode trazer um número de audiência maior para os seus eventos.

Considerações finais

Neste artigo você pôde descobrir a importância de se atualizar e realizar eventos online.

Não somente por conta da quarentena que todo o país está enfrentando, como por ser um modo de atrair ainda mais pessoas para os eventos.

Contudo, por quê não unificar os dois modos? Afinal, com a flexibilização, já é possível realizar algumas transmissões de eventos que estão ocorrendo presencialmente, em simultâneo.

O que é um Evento Híbrido e suas Vantagens?


A melhor forma de saber o que dá ou não certo para sua estratégia, é testando. Por isso, comece a planejar os seus eventos e, em breve, tudo será menos complexo.

Conteúdo produzido por Mayara Santos
Redatora na empresa Clínica Ideal.

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