A internet via satélite no Brasil é uma solução muito cara e fora da realidade da maioria da população. Porém, ela apresenta diversas vantagens, entre elas, o alcance.
Sem a utilização de cabeamento ou antenas próximas, o sinal gerado por essa tecnologia pode chegar em indústrias afastadas ou áreas rurais. Mas, como comentei anteriormente, o seu custo é alto e infelizmente esse tipo de conexão não é encontrado em todos os lugares, devido a cobertura dos satélites.
A SpaceX, dona da maior rede de satélites privados do mundo, pretende mudar isso. Desenvolvido através de uma plataforma de baixo custo e alto desempenho, a companhia planeja implementar um novo sistema de comunicação e internet, o denominado Starlink
Segundo Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, a tecnologia da Starlink tem a proposta de democratizar o acesso à internet via satélite. Promovendo o acesso a qualquer pessoa ao redor do planeta, com um custo muito mais acessível do que o praticado hoje.
O projeto conta atualmente com pouco mais de mil satélites em órbita e tem permissão para chegar a 12 mil. Com isso, a empresa tem a ambição de alcançar cerca de 5 milhões de clientes.
Em janeiro, o programa bateu o recorde de enviar 133 satélites para o espaço em um único foguete.
Na última terça-feira (09/03), a empresa deveria lançar mais 60 satélites Starlink. No entanto, os planos não deram muito certo, pois, com pouco menos de duas horas do horário divulgado previsto para a ação, a SpaceX, adiou o lançamento para o dia 11/03 às 5h13.
Se você gosta de acordar cedo ou é apaixonado por tecnologia, poderá acompanhar ao vivo o lançamento do foguete pelo canal oficial da empresa no Youtube.
E se desejar dar uma espiada nos lançamentos anteriores, basta procurar nos vídeos publicados.
A tecnologia Starlink já está funcionando?
Essa é uma dúvida muito comum. Mas, a resposta para essa pergunta é SIM. No entanto, essa conexão está disponível em pouquíssimos locais, com 10 mil clientes ativos.
Vale ressaltar, que a Starlink vai dar prioridade para liberação do serviço por ordem de reserva, então caso queira usufruir dessa tecnologia já aconselho encomenda-lá, pois a fila de espera já está bem grande com mais de 700 mil pessoas.
O que chega no Brasil primeiro o 5G ou Starlink?
Segundo o ministério da Ciência e Tecnologia e os comentários do Elon Musk sobre o assunto, nos levam a acreditar que ambas devem estar disponíveis em breve, o que será vantajoso para nós consumidores, pois, tudo leva a crer que haverá uma disputa pelos usuários.
A SpaceX afirma que a maior parte do planeta estará coberta por satélites Starlink até o final de 2021. E todo o planeta até 2022.
No entanto, as previsões para a implementação do 5G devem acontecer no Brasil no fim de 2021 ou início de 2022.
Para ver mais informações sobre o 5G no Brasil, clique aqui.