A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o setor varejista, mas no Brasil foi criada uma má fama devido a ofertas enganosas. Porém, consumidor e empresas já estão se preparando para a Black Friday que acontece daqui 60 dias.
Separamos aqui algumas dicas para a Black Friday 2020, para as marcas obterem mais sucesso nessa que é uma das datas mais importantes do ano para vendas, assim como, para os consumidores conseguirem aproveitar da melhor maneira as oportunidades.
O primeiro ponto é o planejamento, tanto o anunciante quanto o consumidor já deve começar a se planejar a partir de agora.
O empresário
Aqui alguns questionamentos para reflexão:
Quando os e-mails promocionais serão enviados?
Quanto tempo antes você precisa ligar para negociar com fornecedores e parceiros?
Qual o limite para garantir o prazo nas entregas?
Seu quadro de funcionários precisa de mais colaboradores?
Quando tenho que alterar a identidade visual do site?
Faço a promoção durante todo o mês, semana ou somente no dia?
Para as empresas é de suma importância a criação de promoções reais e possíveis de serem cumpridas, pois o consumidor está cada vez mais de olho no famoso “tudo pela metade do dobro”.
Para isso, vale a pena já iniciar uma conversa com fornecedores, verificar estoques de produtos parados e, preparar o time de vendas e pós para que seja possível atender a demanda criada.
Prepare seu estoque e se não conseguir vender tudo na Black Friday, não precisa guardar para o ano que vem: faça um saldão com o que sobrou, use o marketing para mostrar ao cliente que aquelas são as últimas peças a preços promocionais e crie uma ideia de “última chance”.
Já o consumidor deve planejar o que ele gostaria de comprar nessa black friday, e começar a monitorar os preços, com ajuda de sites como o zoom e buscapé, por exemplo. Além disso, existem várias empresas que antecipam a black friday e a quantidade de estoque para essa data, então, é comum no dia exato da black friday, ter falta do produto desejado.
Também é importante se preparar financeiramente, pois a maioria das boas oportunidades são com pagamentos à vista.
É importante se planejar para não cair em futuros problemas, então, sempre confira se a loja é confiável, estabeleça um limite do seu orçamento para evitar compras por impulso e endividamento, crie uma lista de produtos similares de marcas diferentes, assim você já saberá onde atacar.
É importante a gente lembrar que nem tudo é realmente um bom negócio, ter calma e não agir por impulso nos ajuda nesse momento.
Se o consumidor se sentir lesado após a compra ele pode devolver a mercadoria?
Na realidade os direitos do consumidor são inalterados mesmo com a promoção, então, caso o produto não seja o que você esperava ou veio com algum problema é seu direito solicitar a troca ou devolução.
Para compras realizadas pela Internet ou telefone há um prazo chamado de “Direito de arrependimento” que é, normalmente, de sete dias. Mas esse direito é basicamente para os casos em que não foi possível ver o produto de perto no momento da compra.
Como as empresas que optarem por criar promoções de Black Friday devem se posicionar na internet para que suas promoções não sejam mal interpretadas ?
Primeiro ponto é ter certeza que o valor de desconto é real de acordo com o histórico de preço do produto, também é importante que se planeje para poder cumprir a promoção aplicada, organizando a quantidade de estoque e o time de vendas para dar conta do recado e não causar transtorno aos consumidores.
Gostou das dicas para a Black Friday 2020? Lembre-se que através da Etus é possível agendar todas as suas redes sociais e puxar relatórios completos.