Aposto que você já se questionou sobre isso, não é?? Ao contrário do que pensam os que dizem que “é só um postzinho”, a produção de conteúdo exige muita criatividade, estudo e organização! Quer entender com qual frequência postar nas redes sociais? Então continue a leitura deste texto?
Você vende para um cliente quando sua loja física está fechada?
Vamos imaginar uma empresa que presta atendimento e vende presencialmente. Nos dias em que o dono decide não abrir sua loja, ele não vai vender, certo? Essa analogia simples é pra te contar que se você não produzir conteúdo, não vai conseguir usar todo o potencial das redes sociais para vender mais!
Seu feed é a vitrine da sua loja nas redes, cada conteúdo que você posta é um convite para que o cliente entre, fique e consuma o que sua marca tem a oferecer.
Quantidade X Qualidade: faça essa análise para saber com qual frequência postar nas redes sociais
Só dizer que você precisa postar 1 ou 5 vezes ao dia não é suficiente. Você deve entender que o processo de produção de conteúdo leva tempo e não adianta querer postar muito se não tiver qualidade?
Todos os dias, milhares de conteúdos são publicados nas redes sociais e você disputa o tempo todo a atenção da sua audiência. Por isso, quanto mais qualidade seus posts entregarem, mais chances do seu público engajar!
Mostre que você está presente
Vamos fazer um teste? Me responda: quando você entra num perfil e vê que a última publicação foi feita há mais de 7 dias, você sente vontade de seguir e interagir? Provavelmente não!?
Para ser lembrado pela sua audiência, você deve mostrar que seu perfil está ativo. Faça pelo menos uma publicação por dia no feed e varie nos formatos para não cansar seu público.
Diferente do horário comercial de uma loja física, nas redes sociais as pessoas consomem conteúdo de domingo a domingo. Portanto, leve isso em consideração na hora de pensar na frequência dos seus posts. Se possível, num cenário ideal, opte por postar 7 vezes na semana, mas coloque 5 dias como dever de casa!?
Não se esqueça dos stories!
Tão importante quanto o post no feed são os stories! Este é um canal potente para ter uma comunicação mais próxima e direta com o seu público. Use-o como os bastidores do seu perfil, para iniciar uma conversa com sua audiência e trazer informações quentes.
Nos stories, vale postar nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite). Preste atenção à sua entonação, dicção e seja conciso! Nada de gravar um vídeo book, hein!
Os algoritmos das redes sociais estão em constante mudança, principalmente no Instagram?. Então ter uma constância nas publicações é ainda mais importante para gerar uma conexão com sua audiência e não ficar 100% refém do algoritmo!
E para te ajudar nessa missão da produção de conteúdo, neste artigo do nosso blog você encontra um passo a passo para aprender a criar um planejamento para redes sociais. Nas nossas redes sociais, você também encontra dicas diárias para melhorar cada vez mais sua presença digital?