Você tem interesse em iniciar no Marketing Digital mas não faz ideia de como fazer? São centenas de opções e caminhos diferentes, existe um jeito certo?
Continue lendo e veja como começar do zero no Marketing Digital investindo muito pouco no início!
Antes de tudo é preciso deixar bem claro que nada é tão simples quanto mostram por aí, não é do dia para a noite e muito menos com dinheiro fácil.
Trabalhar com marketing digital e se dar bem exige muito esforço, dedicação e estudo como qualquer outra área. Além disso, é um mercado totalmente dinâmico, onde as coisas mudam muito rápido, precisamos ficar de olho em tudo que acontece no mercado, o tempo todo.
Como faço para iniciar no Marketing Digital?
Existem milhares de formas diferentes de você trabalhar online nos dias de hoje, e isso aumentou ainda mais devido a pandemia onde diversas empresas estão contratando profissionais para o regime home office.
Tudo o que você faz de forma online para divulgar serviços e produtos faz parte do Marketing Digital, explicando da forma mais simples possível, marketing digital é divulgação online, seja ela de forma orgânica ou paga.
Atualmente é possível divulgar sua loja física, criar infoprodutos, ser um afiliado, montar uma agência digital, trabalhar como influenciador, social media, gestor de tráfego e muitos outros. Mesmo assim, em todas estas áreas, é necessário ter um conhecimento básico para iniciar o trabalho.
Colocando a sua empresa no mapa
Antes mesmo de iniciar seu projeto é preciso escolher um nicho que você gostaria de atender e qual é o público que quer alcançar. Por exemplo: quero vender roupas para bebês e meu público são mulheres entre 20 e 35 anos.
Após definir um nicho e um público, caso ainda não tenha um nome para este projeto e identidade visual, recomendo conversar com um designer gráfico para criar de forma profissional.
A estrutura básica para colocar sua empresa no mapa seria:
- Criar um site;
- Se cadastrar no Google Meu Negócio;
- Criar contas pelo menos no Facebook e Instagram.
***Dica: evite colocar nomes diferentes nas páginas de cada um deles.***
Quanto vou investir para criar esta estrutura básica?
As redes sociais e o Google Meu Negócio são ferramentas gratuitas, o que você vai investir por ali serão com anúncios, com o objetivo de alcançar as pessoas ideais que realmente estão precisando do seu produto ou serviço.
Pesquise sobre Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Geralmente as empresas costumam definir um orçamento mensal para criar campanhas. Nestas ferramentas, é possível começar a anunciar com apenas R$ 6 por dia.
Quanto ao site é preciso registrar seu domínio que custa por volta de R$ 30 por ano + um servidor para hospedar seu site por volta de R$ 20 ou R$ 35 mensais.
Conteúdo e Autoridade
Após a criação dessa estrutura básica, agora é preciso alimentar suas redes sociais com conteúdo sobre seu serviço ou produto. Através destas publicações, você deverá mostrar para sua audiência todos os benefícios e motivos pelos quais eles precisam comprar com você.
É possível criar conteúdo em texto, imagem e vídeo, com o tempo as pessoas vão confiando mais na sua empresa e no seu trabalho e você constrói uma autoridade naquele nicho que entrou.
Como manter minha empresa online?
Tenha presença, não abandone suas redes sociais pensando que estar por ali é o suficiente para comprarem de você. Está sem tempo para gerenciar seu conteúdo e todas as redes sociais? Contrate um profissional qualificado, o chamado Social Media, lembre-se que seus concorrentes também estão presentes todos os dias nestas mesmas plataformas.
Gostou das dicas? Através da Etus é possível agendar seu conteúdo em todas as redes sociais em apenas 1 aba.