Como funciona a avaliação do Google Meu Negócio
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Como funciona a avaliação do Google Meu Negócio?

A avaliação do Google Meu Negócio ou Google My Business, como também é conhecido, é um recurso disponível para os perfis cadastrados na ferramenta que tem como principal objetivo reunir depoimentos e pontuações sobre o serviço de uma determinada companhia, tornando-se um canal muito importante para garantir reputação e credibilidade.

Estes depoimentos ficam anexados ao perfil da empresa e toda vez que alguém busca pelo seu nome no Google ou Maps, estas informações ficam disponíveis para visualização. E os clientes também podem atribuir “estrelas” para a companhia, que representam uma nota sobre o trabalho desenvolvido.

Assim, quanto maior a pontuação e opiniões positivas, mais credibilidade a sua empresa tem, o que gera um aumento de possibilidades para conquistar esse público e principalmente fidelizá-lo.

Atualmente o consumidor está cada vez mais exigente e antenado. Ele tem consciência do mercado competitivo e fica mais atento às suas escolhas em relação a isso. Por isso, não compra nada sem pesquisar e descobrir o valor das marcas, a qualidade dos produtos, o feedback de seus principais clientes e o prazo de entrega

Recentes pesquisas comprovam que a reputação online tem impactado fortemente na atração de novos clientes e nas suas decisões de compra. 

Diante disso, a gestão das avaliações do Google Meu Negócio deve fazer parte das estratégias de negócio de qualquer empresa. 

Neste artigo vamos explicar como funciona este recurso, qual a sua importância e como você pode incentivar os seus clientes a contribuir. Continue conosco! 

Como funciona o recurso?

Como funciona a avaliação do Google Meu Negócio?

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Assim que você valida o seu perfil no Google Meu Negócio saiba que a partir desse momento qualquer cliente pode fazer uma avaliação sobre a sua companhia.

E estas opiniões dos clientes são fornecidas voluntariamente e de forma identificada, pois não é possível adicionar comentários anônimos na plataforma.

A partir do momento que as avaliações são postadas publicamente em nome da empresa, os avaliadores receberão uma notificação assim que elas forem inseridas. Nesse momento, você poderá respondê-los e publicar a avaliação.

Esse retorno sobre a opinião publicada, irá aparecer logo abaixo do comentário do cliente na pesquisa do Google e no Maps com a identificação: “resposta do proprietário”. 

As pessoas que estiverem buscando pela sua empresa poderão encontrar o comentário das pessoas e a sua resposta nas avaliações do Google.

Qual a importância da avaliação no Google Meu Negócio?

Como funciona a avaliação do Google Meu Negócio

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A avaliação do Google Meu Negócio pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, listamos a seguir os principais deles, acompanhe:

– Gera Prova Social

Há um conceito na psicologia chamado prova social que é muito utilizado no marketing digital. Ele explica que as pessoas tendem a seguir as opiniões de outros no momento de decisão de uma compra. 

Esse comportamento está relacionado com técnicas de neuromarketing, que utilizam evidências para mostrar que os clientes aprovam o seu produto ou serviço oferecido. 

Por isso, quando você tem as avaliações no Google Meu Negócio, você comprova os resultados e transformações que outros consumidores tiveram com a sua marca e isso tende a gerar proximidade e identificação. 

Dessa forma, quanto mais pessoas opinarem a respeito da sua empresa, mais chances você tem de alcançar públicos variados e conquistar mais clientes. 

– Aumenta a reputação da sua marca

Reputação é tudo para uma marca. E com o consumidor cada vez mais conectado e exigente, essa característica se tornou ainda mais importante.

Vale ressaltar que as avaliações do Google Meu Negócio são públicas, por isso, ela é muito utilizada pelos clientes que desejam analisar a reputação e credibilidade de uma empresa. 

E pesquisas do setor comprovam esse comportamento. E contra fatos não há argumentos, um estudo da BrightLocal apontou que 85% dos consumidores confiam nas avaliações online e nas recomendações locais. E 73% dos pesquisados acreditam mais uma marca se ela tiver depoimentos positivos.  

– Auxilia na implementação de processos de melhoria

Com as avaliações do Google Meu Negócio é possível analisar sobre os pontos em que a persona está satisfeita e sobre o que precisa melhorar. Dessa forma, você consegue ter um processo de atualização e aprimoramento constante.

– Favorece a visibilidade perante a concorrência 

As avaliações e pontuações positivas podem contribuir também para uma empresa se destacar no mercado e impulsionar a decisão de compra. Requisito importantíssimo diante de tanta concorrência que as empresas enfrentam atualmente. 

– Contribui para o aumento das vendas 

Não é novidade que a opinião dos clientes podem influenciar diretamente nos resultados financeiros de uma empresa.

Assim, quanto mais consumidores estiverem satisfeitos, melhor serão as chances deles continuarem comprando e ainda indicar os seus produtos ou serviços para outras pessoas, contribuindo dessa forma para o aumento das vendas. 

– Influencia no posicionamento e mecanismos de busca (SEO) 

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para melhorar o posicionamento da sua empresa no buscador, principalmente para os resultados orgânicos.

Os critérios para classificação são: relevância, distância e destaque. E não apenas proximidade como muitos acreditam. Por isso, ter uma boa classificação e feedbacks na ferramenta provavelmente irá contribuir para a visibilidade e ranqueamento da sua marca. 

Mas, e se eu ainda não tenho nenhuma avaliação no Google Meu Negócio, como devo proceder? 

Veja a seguir algumas dicas para estimular os clientes a avaliarem os seus produtos ou serviços na plataforma, confira!

Como estimular a avaliação no Google Meu Negócio?

Como funciona a avaliação do Google Meu Negócio

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Agora que você já sabe sobre a importância e o funcionamento da avaliação do Google Meu Negócio, chegou a hora de incentivar os clientes a contribuir com esse recurso.

Veja a seguir como fazer isso:

  • Ofereça um excelente atendimento;
  • Envie um e-mail marketing para seus clientes incentivando o feedback;
  • Crie um link para seus clientes deixarem avaliações;
  • Se a sua empresa possui uma loja física, você pode solicitar para seus clientes criarem uma avaliação após o atendimento; 
  • Envie mensagens por whatsapp para os clientes mais próximos para estimular os depoimentos;
  • Compartilhe o link da avaliação nos grupos do Facebook que sua empresa tem contato;
  • Adicione o seu link na bio do Instagram;
  • Responda as avaliações negativas de forma atenciosa e educada;
  • Crie conteúdos (posts/stories) divulgando este recurso;
  • Não compre avaliações.

Contudo, vale ressaltar que boas estratégias de comunicação alinhadas à experiência do seu consumidor são fatores que fortalecem seu reconhecimento, autoridade e visibilidade. 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog para aprender tudo sobre marketing digital. 


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