O Youtube é atualmente o segundo site mais acessado do mundo. Passando por diversas mudanças em busca de melhoria, o app possui uma gigantesca infraestrutura e hoje é acessada por mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, quase um terço da internet. Dessa forma, percebendo o grande sucesso no Instagram, Facebook e até no Whatsapp, o Youtube ativou os stories na plataforma.
O app pretende gerar mais engajamento entre os seus usuários ao lançar essa ferramenta. Ativando os internautas através das interações e influenciando ainda mais na sua estratégia de conteúdo.
Quer inserir o Youtube Stories na divulgação dos seus vídeos, produtos ou até mesmo serviços? Então, leia esse post até o final e conta para gente como foi sua experiência.
Como usar?
Os stories do Youtube são vídeos curtos, exclusivos para mobile com até 15 segundos de duração e no formato vertical. Esse conteúdo fica disponível para visualização por até 7 dias.
O recurso foi lançado em 2017, mas recentemente vem ganhando a popularidade dos usuários.
Assim como nos outros apps, a ferramenta tem como principal objetivo interagir com o público de forma casual.
Os stories estão disponíveis para todos os canais que possuem mais de 10 mil inscritos. Se você atingiu esse número recentemente, aguarde, pois, o recurso pode demorar até 7 dias para ser liberado para você.
Os seguidores do seu canal podem visualizar o conteúdo na sessão histórias ou no feed de inscrições dos usuários inscritos.
No entanto, o público que utiliza o Youtube mais ainda não segue o seu perfil, também pode visualizar as publicações, no guia “início” e em algumas páginas de exibição.
As métricas podem ser visualizadas no app do Youtube. As informações ficam disponíveis na aba “stories” na página inicial. Nesse local é possível acompanhar:
- Números total de visualizações;
- Comentários;
- Marcações ???? (gostei);
- Inscritos que o canal recebeu nos últimos 14 dias.
Vale destacar que estas análises não são visíveis para os espectadores.
Os comentários ficam disponíveis para visualização de todos por 7 dias, e expira junto com as publicações. No entanto, os administradores do canal podem ver as mensagens no Youtube Studio por até 30 dias.
Na página “conteúdo” também é possível gerenciar avisos e reivindicações de direitos autorais, fazer o download do material postado ou ainda excluir a publicação.
Como publicar um stories no Youtube?
Se o canal atende os requisitos e já tem o recurso disponível, e hora de colocar a mão na massa, veja a seguir o passo a passo:
1- Abra o app do Youtube em um dispositivo móvel.
2- Faça o login no seu canal.
3- Clique no ícone Criar e depois em História.
A opção História não aparecerá se seu dispositivo não for compatível com esse recurso.
4- Clique no botão de captura para tirar uma foto ou mantenha pressionado para gravar um vídeo. Você também pode escolher algum arquivo salvo na galeria do dispositivo móvel.
5- Personalize o conteúdo, colocando efeitos, filtros, adesivos e textos personalizados. Você também pode cortar um filme ou salvar a história.
6- Clique em postar.
Os administradores do canal irão receber notificações sobre as visualizações dos stories.
Postou algo que não gostou e precisa excluir, e agora?
Para remover esse conteúdo, basta:
1- Abrir o app do Youtube em um dispositivo móvel.
2- Fazer o login no canal.
3- Clicar no ícone histórias.
4- Localizar a publicação que deseja excluir.
5- Tocar em menu no ícone .
6- Clicar em excluir.
Não é novidade que os stories podem auxiliar a estratégia de marketing de qualquer empresa. Em outras ferramentas, esse recurso vem ganhando cada vez mais popularidade e retornos positivos.
O usuário do Youtube gasta pelo menos 1 hora por dia assistindo vídeos em dispositivos móveis, e você vai perder a oportunidade de atingir essa audiência?
Fique atento no tópico a seguir que vamos apresentar algumas dicas para utilizar essa ferramenta da melhor forma, gerando interação e excelentes resultados. Confira!
Dicas para utilizar o Youtube Stories
Para utilizar a ferramenta da melhor forma é necessário abusar da criatividade e dos recursos disponíveis. Separamos a seguir algumas instruções práticas para fazer o seu conteúdo “bombar” na rede, veja!
1- Explique sobre o recurso para os seus fãs
Faça um conteúdo esclarecendo para o seu público sobre a nova ferramenta, de preferência através de uma postagem na comunidade. Convide os seus fãs para acompanhar os stories, criando expectativa e interação.
2- Adicione adesivos
Além de criativos e divertidos, os adesivos ajudam a expressar melhor uma ideia. A plataforma conta com excelentes opções, veja a seguir algumas delas:
Vídeo – É possível compartilhar filmes do próprio canal a cada sete dias.
Você pode também indicar conteúdos de outras páginas nesta função. Aqui torna-se um bom espaço para parcerias. Para esse tipo de adesivo não há limite de publicações.
Menção – indique outros canais que estejam relacionados diretamente a um conteúdo específico.
Local – mencione lugares, a partir da lista disponibilizada pelo próprio app.
3- Responda os comentários publicados nos stories
O administrador da conta deve retribuir e destacar os comentários dos espectadores na sua história. Você pode fazer isso através de um vídeo, foto, ou texto.
4- Crie enquetes ou pesquisas
Que tal aproveitar deste recurso para entender melhor a sua persona?
Assim como no Instagram, no app é possível perguntar aos espectadores o que eles pensam sobre um determinado assunto. Estas pesquisas devem ser feitas para conhecer as características e opiniões desse público-alvo e levantar novas ideias para conteúdos.
5- Utilize os stories com consistência
Os seguidores das redes sociais gostam de saber quando um tipo de conteúdo será publicado.
Procure fazer séries que tenham continuidade entre os temas e padrões de dia e horários. Isso ajuda a gerar expectativa e faz com que os fãs voltem continuamente.
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