jornalista e marketing digital
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Como o jornalista pode atuar no marketing digital?

Atualmente vivemos na era digital. Estudamos, compramos, nos divertimos, trabalhamos, tudo no ambiente online. Somos 134 milhões de pessoas conectadas no Brasil. Nesse cenário, novas oportunidades apareceram para diversos tipos de profissionais, inclusive para jornalistas.

As habilidades inerentes a esse especialista podem ser muito úteis em diversos tipos de estratégias online, principalmente quando se trata de marketing de conteúdo. Por isso, essa relação tem tudo para dar certo!

E muitos profissionais já estão lucrando com essa demanda. Nesse artigo, vamos explicar sobre essa integração e detalhar quais campos de atuação você poderá seguir. Quer embarcar nessa área também? Acompanhe!

A importância do conteúdo

O jornalista possui competências para desenvolver uma forma específica de conteúdo, que utiliza um texto fluído para capturar e reter a atenção do leitor. Essa habilidade é muito valorizada no marketing digital, pois ela gera uma conexão com o consumidor, e consequentemente venda de produtos e serviços e até construção da reputação corporativa.

Pesquisas do setor comprovam que 70% dos clientes preferem conhecer uma determinada empresa, a partir de uma informação que ela oferece, do que um anúncio ou campanha.

Por isso, o jornalista se enquadra como um excelente profissional para esta área. Ele está acostumado a contar as histórias visando as necessidades e gostos dos leitores, fator importante para um bom resultado de marketing digital. Dessa forma, essa relação é ou não uma amizade perfeita?

A busca por resultados

A qualidade das informações é um fator importante nessa integração, mas não é somente isso! É preciso entregar resultados. Como assim?

O mercado de marketing digital busca a cada dia mais métricas concretas e mensuráveis. Dessa forma, as empresas não querem apenas um blog ou rede social atualizada, elas desejam saber se o conteúdo chegou a um grande volume de pessoas, quais foram as interações com o tema, e principalmente como essa ação vai impactar no negócio.

Um bom texto precisa transformar personas em leads, gerando aumento na valorização da marca e consequentemente lucro.

Por isso, se você deseja entrar nesse mercado é necessário entender a importância desse conteúdo para uma estratégia de marketing digital.

Para desenvolver um bom trabalho, primeiramente procure entender o que a empresa precisa, quais são os seus valores e missões, pesquise sobre os seus produtos e serviços, analise a concorrência, e principalmente veja quais são os principais objetivos dessa veiculação.

Ficou animado? Quer começar a trabalhar nessa área o quanto antes? Então veja a seguir quais são os diferentes campos de atuação para que você busque uma oportunidade.

Áreas de atuação para jornalistas no marketing digital

E se você se identificou até aqui com todas as características desse mercado e está buscando uma recolocação ou deseja mudar de área, selecionamos a seguir os principais campos que o jornalista pode atuar no marketing digital, confira:

Gestão de Mídias Digitais

Os brasileiros são apaixonados por redes sociais. Ficamos em média 3 horas e 31 minutos online nessas ferramentas. Por isso, essa área está em franca expansão, promovendo muitas oportunidades.

Os profissionais que atuam nessas mídias precisam transformar os perfis empresariais em canais de comunicação entre empresa e consumidor. Transformando, como já mencionamos anteriormente, personas em leads e conteúdos em vendas.

Para desenvolver um bom trabalho nessa área é necessário entender quais canais são importantes para essa companhia e como essa mensagem será divulgada nas redes. Por isso, desenvolva um bom planejamento estratégico de conteúdo.

Os jornalistas que trabalham nessa área, geralmente atuam em agências de publicidade, comunicação corporativa e até em empreendedorismo digital.

Marketing de Conteúdo com SEO

Nessa área, o profissional é responsável por criar artigos e conteúdos para um determinado público-alvo com a finalidade de criar uma autoridade da marca e consequentemente chegar a venda de um produto ou serviço.

Esse material deve ser produzido de forma objetiva e com qualidade. Valorizando temas que tenham relevância para o nicho de atuação da empresa. Sendo que a organização dessas estratégias devem ser pautadas pelo funil de vendas.

Os jornalistas que trabalham nessa função, geralmente atuam em agências de publicidade e comunicação corporativa.

Storytelling

Essa área está começando a ser descoberta pelas empresas. Ela utiliza narrativas através de palavras ou recursos audiovisuais para transmitir um conceito.

Executando essa função, a principal tarefa do jornalista é criar ou contar histórias criativas e autênticas para conectar as emoções do público-alvo e consequentemente inspirá-las a uma ação específica.

Essa função normalmente é oferecida por agências de publicidade.

Infoprodução

Os especialistas são contratados nessa área para criar produtos digitais que serão distribuídos de forma paga ou gratuita no formato digital, como por exemplo: ebooks, cursos online, podcasts, e-magazines, entre outros.

Para atuar nessa área, os jornalistas normalmente são contratados por empresas para desenvolver o conteúdo que serão utilizados nesses materiais.

Planejamento de Marketing

Você também poderá trabalhar com planejamento de marketing digital. Nesta função, o profissional é responsável por conectar o plano de negócios da empresa com a estratégia de posicionamento e comunicação da marca.

Quanto mais experiência abrangente o profissional tiver, melhor. Pessoas que já tenham trabalhado com comunicação interna ou assessoria de imprensa, costumam se identificar com essa área.

Criação de e-mail marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing continua sendo uma excelente ferramenta de divulgação de informações.

Nessa função o jornalista cria um conteúdo que integra todas as ferramentas de comunicação digital que a empresa possui. Utilizando gatilhos para atração e relacionamento com clientes para: divulgação de produtos e serviços, eventos, materiais exclusivos, condições especiais, entre outros.

Veja algumas dicas para utilizar o e-mail marketing da forma correta, clicando aqui.

Os jornalistas que executam essa função geralmente são contratados por grandes empresas para divulgação de inbound marketing ou por agências de publicidade.

Para ser bem desenvolvida, ela precisa valorizar a interação com mensagens pessoais e criativas, que sejam notadas por esse potencial cliente, tornando-o mais propenso a adquirir um produto ou serviço.

Profissionais nessa área geralmente trabalham em agências de publicidade, comunicação empresarial, ou são contratados para executar ações esporádicas.

Ghostwriting

Para executar essa função, o jornalista deve produzir livros, textos e outros materiais, sem receber os créditos de direitos autorais. Nesse caso, o profissional vende os seus direitos e recebe por isso.

Por fim, vale ressaltar, que em ambas as áreas a contratação pode ser feita de diversas formas, como: prestador de serviços, profissional por regime CLT, consultor, empreendedor digital ou até freelancer.

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