Se você é usuário de redes sociais, com certeza já trocou ideias ou conteúdos com amigos no direct do Instagram. Agora o que muitos não sabem é que essa ferramenta também pode ser utilizada como estratégia de marketing digital.
Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, a plataforma pode ser útil para aumentar a visibilidade de uma empresa e expandir o relacionamento com os clientes, gerando excelentes oportunidades.
Por esse motivo, vamos apresentar neste artigo as principais características desse recurso e como ele pode impulsionar o seu negócio. Acompanhe!
Como funciona o direct?
Criado para gerar possibilidades de conexão, essa ferramenta tem como principal função enviar mensagens individuais para amigos, familiares e até mesmo empresas.
Este recurso pode ser utilizado por contas pessoais e profissionais.
É permitido também compartilhar publicações, enviar links para sites externos, como o da sua marca, por exemplo, ou se conectar no chat de vídeo.
Para deixar a interação ainda mais personalizada, o usuário pode enviar figurinhas, reações individuais e configurar cores e temas em bate-papos.
O direct é um excelente recurso para engajar seguidores de maneira mais direcionada e pessoal.
Por que devo utilizar o direct?
Para atingir os consumidores digitais, as empresas precisam manter o relacionamento contínuo e próximo com a audiência. Pois, quanto mais interações com o público houver, melhor serão os resultados.
Dessa forma, cada troca de mensagens pode se tornar uma oportunidade para ganhar confiança, mostrar um produto, ou apenas solucionar uma dúvida. Essa atitude, gera uma fidelização desse consumidor e facilita a aquisição de novos clientes.
Nessa relação, os argumentos e o discurso exercem um papel fundamental para respeitar e entender as necessidades, descobrindo dores e desejos da sua persona.
Dessa forma, o direct do Instagram, pode ser uma boa ferramenta para que você estreite os laços e ganhar ainda mais confiança.
Resumindo, dentre os principais benefícios desse recurso, estão:
- Aumentar a credibilidade;
- Melhorar o engajamento;
- Realizar a captação de leads;
- Oferecer um atendimento personalizado.
Por fim, vale destacar que o direct é uma estratégia sem custos para a empresa, pois, você só precisará dedicar um tempo da equipe para cuidar das interações e respostas.
Ficou animado? Então não perca a oportunidade e veja a seguir algumas dicas para implementar essa estratégia agora mesmo!
Dicas para usar o direct no marketing digital?
As pessoas estão cada vez mais visualizando e se conectando com empresas nas redes sociais, por isso, separamos a seguir algumas dicas para usar o direct no seu planejamento. Confira!
1- Estimule a captação de leads
Envie uma mensagem para seguidores saudando a sua chegada e deixando um link para acessar o site ou visualizar algum tipo de conteúdo. Faça isso de forma cautelosa, e muito personalizada, para que a ação não seja configurada como spam e o Instagram bloqueie a sua conta.
Cuidado com os softwares de automação de mensagens, pois, a cada dia mais eles são identificados pelos algoritmos da plataforma, e ela tende a punir os perfis que utilizam esse tipo de recurso.
Veja mais sobre essa medida no artigo: Ação Bloqueada no Instagram
2- Ofereça suporte
Uma atitude que acontece com frequência, é a procura de clientes no direct de empresas para sanar dúvidas sobre produtos ou serviços, verificar prazos de entrega, pedir alguma ajuda específica ou até mesmo fazer reclamações.
Por isso, sua equipe precisa estar preparada para através desse recurso oferecer o suporte necessário, com uma mensagem acolhedora e próxima do cliente.
Dessa forma, esse canal de comunicação sempre à disposição da audiência irá fortalecer a autoridade da marca.
Mas para que essa atividade dê certo, é preciso determinar horários de atendimento e deixar essa informação exposta na BIO, para evitar situações indesejadas.
3- Prepare mensagens padrões
Quando uma empresa oferece um determinado produto ou serviço é muito comum os consumidores entrarem em contato com dúvidas corriqueiras.
Para ajudar no dia a dia, o ideal é criar mensagens padrões para as perguntas e queixas comuns.
Elabore alguns textos modelos e deixe com a pessoa responsável por esse atendimento. Dessa forma, é possível economizar tempo para outras atividades mais complexas.
A mensagem precisa ter um campo de personalização (principalmente para nome, número do pedido, ou itens pessoais), mas quanto mais simples o discurso for, mais efetiva será a comunicação, demonstrando atenção e profissionalismo da empresa.
Não se esqueça de criar modelos focados no agradecimento e cumprimentos para novos clientes.
4- Ofereça recompensas a seguidores mais engajados
O engajamento dos fãs em um perfil, é uma das principais métricas para avaliar uma estratégia de marketing digital, por isso, quanto mais as pessoas reagem sobre o seu conteúdo, mais os clientes iriam confiar na sua marca.
Não importa qual seja o comportamento: curtida, comentário, compartilhamento, indicações, quanto mais os fãs interagem com o post maior será a influência sobre a opinião de outros seguidores.
Por isso, valorize os clientes mais engajados do perfil, fornecendo algumas pequenas recompensas.
Você pode enviar cupons exclusivos, brindes, promoções especiais, acesso a conteúdo exclusivos, enfim qualquer tipo de atividade que demonstra o respeito e a gratidão que a marca tem pelas interações e feedbacks que ele publica sobre ela na rede.
5- Faça contato com influenciadores
As empresas que atuam com marketing digital já perceberam o quanto os influenciadores são importantes para uma marca.
Eles promovem uma maior visibilidade para inspirar os seus seguidores a consumirem um produto ou serviço, através de divulgações preestabelecidas.
Dessa forma, é possível aumentar ainda mais o alcance e credibilidade de uma marca.
Por isso, vale a pena apostar nesse caminho. Mas acessá-los nem sempre é uma tarefa fácil. A melhor forma de contatá-los é através das das mensagens por direct. Onde é possível, propor parcerias e solicitar informações pessoais como telefones e e-mails.
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