As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja para fins pessoais ou profissionais, elas são responsáveis por representar uma importante fonte de informação e entretenimento. Segundo pesquisas do setor, 140 milhões de brasileiros são usuários de pelo menos uma mídia.
Além disso, com o isolamento social causado pela pandemia, os internautas estão passando grande parte do dia online. Por isso, a influência digital se tornou ainda mais importante para as empresas.
É necessário observar também que o comportamento do consumidor mudou. Hoje ele deve ser o centro de todo o planejamento de uma marca, desde sua opinião, tom de voz, preferências e até mesmo posicionamento.
Por isso, as empresas precisaram se adaptar a esse novo cenário, criando estratégias eficazes de marketing digital para alcançar bons resultados.
Antes de você aprender a utilizar essa ferramenta como recurso de venda, é necessário entender qual a importância dessa presença no ambiente digital. Nesse artigo vamos explicar sobre isso e fornecer dicas práticas para você faturar usando as redes sociais. Confira!
A importância das redes sociais para seu negócio
“Quem não aparece não é lembrado”, independentemente do seu setor ou porte (startup, média ou grande empresa), sua marca precisa estar nas redes sociais.
Atualmente é muito raro encontrarmos uma organização que não esteja presente com uma página ou perfil no Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram, entre outras.
No entanto, diante das mudanças de comportamento dos consumidores, os hábitos de compra também se transformaram. É muito comum um cliente ser impactado por um canal digital.
Segundo um estudo da PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros que utilizam mídias sociais foram influenciados para comprar produtos dentro da rede, ou seja, o comentário, like, ou até mesmo o perfil da marca incentivaram esse cliente a consumir.
Outro comportamento que precisa ser observado, refere-se a jornada de compra não linear.
Neste momento é muito comum vermos um consumidor começar a observar um produto no ambiente online e terminar a compra no offline, ou seja, as pessoas gostam do produto, vão até loja para vê-lo de perto e depois acabam efetuando a compra na loja física, pelo valor ou disponibilidade de entrega. E o contrário também é frequente, transformando a jornada de compra fragmentada.
Mas, não adianta apenas estar presente nesse ambiente, é necessário criar uma estratégia digital para apresentar os seus produtos e evitar erros. Por isso, no próximo tópico vamos te apresentar as dicas para faturar nas redes sociais. Veja!
Como vender nas redes sociais?
Depois de entender melhor os conceitos, chegou a hora de colocar a mão na massa. E aí empreendedor, será que você sabe como impactar esse público de forma certa?
Separamos a seguir algumas dicas especiais para você obter bons resultados, confira:
1- Avalie o cenário
Estude o mercado, os concorrentes e as tendências que fazem sentido para a sua empresa. É preciso analisar o que está dando certo e como você pode ser criativo para aproveitar o momento.
2- Crie uma estratégia
Faça um planejamento, com todos os elementos que estarão presentes nessa divulgação, tais como: manual de marca, posicionamento, tom de voz, redes que serão utilizadas, objetivos, entre outros.
Lembre-se que é preciso ter uma estrutura totalmente integrada, potencializando as vendas e as outras áreas da empresa.
3- Desenvolva um estudo de persona
É muito importante você conhecer esse público que vai consumir o seu produto. Por isso, antes de criar qualquer tipo de conteúdo é necessário fazer um estudo, ou seja, conhecer e definir o perfil e comportamento do seu comprador ideal, antes de pensar nas ações que vão impactá-lo.
A persona deve ser criada a partir de dados reais como: idade, características demográficas, escolaridade, ocupação, hábitos de compra, entre outros fatores.
Essas informações vão te ajudar a entregar a mensagem certa, para as pessoas certas.
4- Invista em conteúdos relevantes
Hoje o número de informações que estão disponíveis na rede social é muito grande. Por isso, é preciso ter cuidado e pluralidade nessa criação.
Faça posts que promovem a venda mas também a participação dos internautas, ou seja, crie peças criativas e divertidas para gerar engajamento e comentários.
Desenvolva conteúdos que mostrem o seu produto, mas de forma indireta, através de um ambiente contextualizado, por exemplo.
Utilize depoimentos para agregar valor à imagem de sua empresa. Alguma publicação de um consumidor elogiando o seu atendimento ou a qualidade do seu produto, são alguns exemplos.
5- Crie um calendário de postagens
Quando falamos de rede social, frequência é TUDO. Por isso, para não acontecer imprevistos ou ter que se preocupar com um conteúdo de última hora, faça um calendário de publicações. Coloque as datas comemorativas que são importantes para o seu setor. Planeje as criações de forma integrada, e siga à risca essa programação.
6- Faça anúncios patrocinados
Para crescer nas redes sociais, é preciso investimento. O alcance orgânico das publicações não passa de 3% na maioria das páginas.
Por isso, faça um investimento mensal em anúncios. Impulsione posts de sucesso e faça anúncios extremamente direcionados para venda.
7- Crie lojas online
Atualmente, as redes oferecem recursos dentro das plataformas para criar lojas. Facebook e Instagram já disponibilizam essa funcionalidade para os seus usuários.
Configure as informações de seus produtos, insira Tags para rastreamento, crie categorias por área de interesse, personalize o visual da sua loja de acordo com a identidade visual da sua marca e não se esqueça de caprichar nas fotos dos produtos.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre esse assunto? Então deixe conferir o artigo sobre Social Commerce e como adotá-lo na sua estratégia!