O Google mudou o mundo! Líder nos mecanismos de busca e de navegação, a empresa ao longo dos anos provocou uma verdadeira revolução no comportamento do consumidor e de empresas, tanto no ambiente online quanto no offline.
Se você é da geração X ou Y, basta lembrar como as coisas eram antes. Quem se recorda da lista telefônica ou das enciclopédias? Ninguém não é verdade ??♀️
Agora, se você pertence à geração Z, provavelmente, nunca ouviu falar sobre os objetos acima descritos, por isso, não é exagero afirmar que o Google colaborou com uma profunda e significativa modificação da sociedade.
E, para fazer isso, a empresa foi desenvolvendo ao longo dos anos, diversas ferramentas online que oferecem os mais variados tipos de serviços para os seus usuários.
Neste artigo, separamos as ferramentas mais importantes para quem atua com marketing digital. Veja a seguir quais são elas!
1- Google Workspace
O Google Workspace é um conjunto de ferramentas online oferecidas para as empresas melhorarem a sua rotina e produtividade de trabalho.
Esse serviço era chamado antigamente de G Suite, no entanto desde outubro de 2020, o Google fez algumas mudanças nas funcionalidades da ferramenta, e por isso, mudou o nome e a identidade visual da plataforma.
Para utilizar o Google Workspace, basta fazer uma conta no plano Essentials Starter (gratuito) ou escolher um plano pago que melhor atenda às necessidades da sua empresa.
Vale destacar que na modalidade free há apenas algumas funcionalidades liberadas e para adquirir o plano é preciso ter um email corporativo, ou seja, ter um domínio registrado.
Dentre os principais serviços oferecidos pela ferramenta, estão: Google Drive, documentos, planilhas, apresentações, Meet, chat, agenda, formulaŕios, sites, Keep, Jamboard, entre outros.
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2- Google Search Console
Esta ferramenta é gratuita e permite ao usuário monitorar e otimizar sites para ajudar no ranqueamento de buscas orgânicas no Google.
Caso o desempenho do site esteja ruim, o Search Console oferece sugestões para corrigir os problemas e melhorar os resultados.
Dessa forma, utilizando a plataforma, é possível:
- Corrigir problemas de indexação;
- Solicitar reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
- Verificar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu site;
- Visualizar todos os dados de tráfego, como: frequência, clique, assuntos mais buscados, entre outros;
- Receber alertas de spam;
- Resolver problemas relacionados a usabilidade mobile, entre outros.
O Search Console é muito utilizado por especialistas em SEO, profissionais de marketing digital, proprietários de empresas, administradores de sites e desenvolvedores web.
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3- Google Maps
Com certeza você já usou essa ferramenta em algum momento da sua vida. Seja para chegar mais rápido a algum destino ou traçar a rota para algum lugar desconhecido.
O Google Maps nada mais é do que o serviço de GPS do Google. Ele pesquisa mapas e imagens via satélite e fornece trajeto para qualquer endereço, seja de carro, transporte público, bicicleta ou até a pé.
O que muita gente não sabe é que essa ferramenta também pode ser usada como estratégia de marketing. Como assim? ?
Para alcançar mais pessoas e trazer movimento para seu negócio local, é possível inserir o nome do estabelecimento no Google Maps. Assim, quando alguma pessoa desejar comparecer presencialmente, basta digitar o nome da empresa na ferramenta e traçar a rota de destino.
Para isso, basta cadastrar a companhia no Google Meu Negócio.
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4- Google Shopping
O Google Shopping é um site comparador de preços muito inteligente, intuitivo e prático. Ele funciona como uma espécie de vitrine virtual, mostrando produtos de lojas cadastradas na ferramenta.
Lançado em 2011, o recurso tem como principal objetivo estimular o consumo online, organizando informações sobre itens que estão à venda na internet, para que assim o usuário possa comparar melhor os produtos e assim ter uma melhor experiência.
Para facilitar ainda mais a busca pelos objetos, o Google Shopping, possui diversos filtros de pesquisa, como: preço, tamanho, marca, avaliação, condição (novo ou usado), vendedor, entre outros.
Para utilizá-lo, é preciso criar uma conta em uma ferramenta chamada Google Merchant Center e posteriormente integrá-la no Google Ads (falaremos desse recurso mais adiante).
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5- Google Keep
O Google Keep é um aplicativo muito prático para quem está sempre online ou trabalha com marketing digital. Sabe quando você está navegando nas redes sociais, passeando por algum lugar, ou até em um bate-papo com os amigos e de repente vem uma ideia super criativa?
Esta ferramenta serve para te socorrer nestes momentos. Com o programa instalado no celular ou tablet, é possível salvar textos, listas, imagens, áudios, ou até unir todos os recursos em uma mesma nota.
Com uma interface bem simples, as ideias anexas no Google Keep podem ser organizadas por temas e é possível ainda criar um lembrete, para emitir um alerta quando você precisar recordar da informação.
Baixe o aplicativo, clicando aqui!
6- Google Ads
Com certeza você já ouviu falar do Google Ads por aí! Essa é a ferramenta do Google que permite que empresas anunciem na plataforma. Ela também funciona como uma vitrine, onde você aluga um espaço para divulgar o seu produto, serviço, empresa, entre outros.
Veja a seguir um exemplo:
Dentre os tipos de anúncios permitidos na plataforma, estão: rede de pesquisa, rede de display, shopping, vídeo, aplicativos, entre outros.
Para utilizar o Google Ads não é preciso determinar um valor fixo por tipo de anúncio ou posicionamento, pois, é o administrador da campanha que deve estipular quanto está disposto a gastar no mês ou por campanha e o quanto está disposto a pagar por CPC (Custo por clique) ou CPM (Custo por mil impressões).
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7- Google AdSense
O Google AdSense é uma ferramenta online que permite que empresas coloquem anúncios em sites ou blogs.
Se você deseja investir nesse tipo de campanha é importante saber que o anunciante não escolhe a página online em que sua publicidade será exibida, mas elas são direcionadas de acordo com as palavras-chaves e segmento de público cadastradas na veiculação.
Estes anúncios devem ser configurados no Google Ads. Eles podem ser selecionados tanto na rede de pesquisa quanto na de display.
Para conhecer melhor sobre os tipos de anúncios do Google ADS, clique aqui!
Depois que a campanha estiver ativa e a publicidade for exibida para algum internauta, o anunciante poderá acompanhar em qual sites os anúncios foram visualizados e a partir daí poderá excluí-lo caso não seja de interesse para a marca.
No entanto, para evitar problemas com páginas indesejadas, o administrador também pode criar uma lista de sites em que o anúncio não poderá ser exibido. E essa configuração pode ser feita tanto em um conjunto de anúncio específico quanto em todas as campanhas veiculadas com este objetivo.
Agora, se você é criador de conteúdo, essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar uma renda extra, visto que as publicidades são criadas e pagas pelos anunciantes que querem promover produtos ou serviços. Mas, vale ressaltar que o valor pago é variável.
Outro ponto que merece atenção é que os proprietários dos sites ou blog podem escolher qual publicidade quer mostrar, para não correr o risco de exibir campanhas que não estejam relacionadas com o seu público-alvo.
Ele também consegue determinar em que posição o anúncio será exibido para garantir o layout harmonico do seu site ou blog.
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8- Google Analytics
O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que permite que administradores integrem seus sites na plataforma para fornecer dados analíticos sobre os acessos, comportamento e navegação, por meio de códigos de rastreamento. O recurso é indispensável na criação de estratégias de marketing digital e tomadas de decisão.
Utilizando essa ferramenta é possível analisar:
- Quantas pessoas acessaram o site;
- Como elas pesquisaram no Google para encontrá-lo;
- Quantas páginas do site as pessoas costumam navegar;
- Identificar conteúdos com melhor desempenho;
- Verificar a velocidade de carregamento das páginas;
- Analisar quanto tempo os usuários passam consumindo conteúdo, entre outros.
Para usar o Google Analytics basta criar a sua conta no site >> https://analytics.google.com, utilizando a conta do Google e seguir as orientações recomendadas.
As análises na ferramenta devem ser feitas pelo menos uma vez ao mês para diagnosticar qualquer problema ou erro que possa atrapalhar o desempenho do site.
9- Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um recurso gratuito que permite que empresas e clientes se conectem através das buscas do Google ou no Google Maps.
Utilizando essa ferramenta é possível:
- Divulgar informações de contato, como: telefone, site, endereço online e físico;
- Exibir seu horário o atendimento;
- Publicar ofertas e promoção;
- Divulgar fotos;
- Mostrar avaliações de consumidores, entre outros.
O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de marketing, pois, ele valoriza a presença digital de uma empresa, mostrando um pouco sobre ela, destacando seus diferenciais e potencializando as vendas, principalmente através do relacionamento e reconhecimento de marca.
Para ativar a ferramenta é necessário preencher um formulário muito simples e prático. Veja o passo a passo que preparamos para te ajudar.
10- Google Alertas
E, por fim, mas não menos importante, vamos te apresentar o Google Alertas.
Esse recurso é um serviço gratuito que notifica o usuário quando o buscador detecta um novo conteúdo indexado, a partir de termos pré-definidos. Ele pode ser utilizado tanto por assessorias de imprensa, quanto por empresas ou até criadores de conteúdo que desejam monitorar sobre algum tema ou marca específica.
Para utilizá-lo, basta:
1- Acessar o site >> https://www.google.com.br/alerts
2- Digitar o tema ou marca que deseja monitorar.
4- Clicando no lápis é possível editar a configuração do tema e clicando em excluir você pode remover o termo das pesquisas.
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