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Datas sazonais: como utilizá-las na sua estratégia de marketing

É muito importante para empresas saberem como aproveitar ao máximo em seu marketing cada data comemorativa do ano, vulgo datas sazonais. Essas datas são aquelas em momentos específicos do ano que, se aplicando estratégias certeiras, auxiliar a empresa a conquistar números expressivos para a marca.

Isso é conhecido como marketing sazonal, em que a empresa aproveita sazonalidades para aumentar as vendas em datas sazonais durante o ano.

Quer saber tudo sobre marketing em datas sazonais? Continue lendo nosso artigo completo sobre o assunto!

O que são datas sazonais?

As datas sazonais são aquelas datas comemorativas anuais que sempre caem no mesmo período. Por haver certa expectativa sobre o acontecimento dessas datas, elas possuem um apelo comercial ótimo para empresas que desejam aumentar as vendas com o hype.

Além disso, as datas sazonais são, por exemplo, os feriados nacionais, bem como as datas que não se encaixam como feriados no país.

Exemplos de datas sazonais:

  1. Festas de fim de ano;
  2. Carnaval;
  3. Dia do consumidor;
  4. Páscoa;
  5. Halloween
  6. Dia dos Namorados;
  7. Dia das Mães;
  8. Festa Junina;
  9. Dia do cliente;
  10. Black friday.

Por serem datas comemoradas pela maioria da população e assuntos em alta em seus respectivos períodos, são ótimos temas a serem utilizados em campanhas de marketing. Nesse caso, a estratégia é chamada de marketing sazonal.

 

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é o nome da estratégia que aproveita datas populares e especiais da população em campanhas, na maioria das vezes para aumentar vendas dos produtos e serviços e impulsionar o alcance da marca.

É uma estratégia eficaz para dar um up nos resultados se for realizada com um planejamento correto.

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Qual a importância de usar datas sazonais no marketing?

Talvez você esteja se perguntando se vale a apena investir em marketing sazonal, realizando campanhas publicitárias em datas sazonais.

No mundo dos negócios, sabemos que existem altos e baixos para todas as empresas. As datas sazonais geralmente estão nos pontos altos do ano, pois são dias específicos que geram muito mais engajamento e interesse do consumidor.

Por isso, podemos dizer que o marketing sazonal serve para equilibrar os resultados anuais de um negócios, podendo aumentar as vendas num período específico do ano ou mais conversões

Afinal, as datas sazonais são marcantes para a população, que muitas vezes esperam por ela justamente para adquirir novos produtos e serviços. Então, por que não utilizar as narrativas de datas sazonais em seu marketing digital para alavancar vendas e movimentar suas conversões?

Vantagens do marketing sazonal em datas sazonais

Como mencionamos acima, com a estratégia certa é possível obter vários resultados positivos em datas sazonais. Confira algumas vantagens de trabalhar marketing sazonal em sua marca:

Mais visibilidade para a marca

É durante as comemorações de datas sazonais que os consumidores se tornam exigentes e buscam por marcas que atendam às suas necessidades da forma mais efetiva. Portanto, é um ótimo momento para sua empresa obter mais popularidade e visibilidade.

Mas, para isso, é claro que suas campanhas e anúncios precisam ser criativos e muito bem feitos, para que assim chame atenção do consumidor e os conquiste.

Aumento de vendas

É claro que essa é uma das vantagens que donos de negócio mais buscam. Alavancar as vendas em um curto período é possível com o marketing sazonal, justamente pelo aumento de visibilidade da sua marca perante o consumidor.

Além disso, ao adaptar seu marketing digital nessas datas, é possível criar narrativas para lançar promoções atrativas e até mesmo lançar novos produtos e bombar nas vendas.

Dicas de marketing sazonal

Se você chegou até aqui com certeza está se perguntando sobre as melhores práticas para utilizar datas sazonais em seu marketing digital. Existem alguns princípios básicos e dicas essenciais que seu negócio precisa seguir na estratégia de marketing sazonal. Confira abaixo nossas principais dicas!

Planeje com antecedência

Alinhas sua estratégia de marketing sazonal em cima da hora pode ser um erro fatal na campanha. Defina as ações com antecedência, para que assim você faça tudo com cuidado.

Estude estratégias a fundo do que pode dar certo para seu público, tenha tempo o bastante para analisar redução de preços e possibilidade de brindes, prepare o estoque com antecedência, etc. Evite fazer na correria, pois a chance de algo dar errado ou ser esquecido é grande.

 

Lembre-se das datas de nicho

É claro que quando pensamos em datas comemorativas, primeiro vem à mente datas sazonais como Natal, Carnaval, Dia das Mães, etc.

Mas existem diversas outras datas que podem ser utilizadas por empresas em seu marketing, se for de um nicho que faz sentido para seu público. Por exemplo o Dia do Rock, Dia do Professor, Dia dos Avós, etc. Vá além do óbvio!

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Conheça seu público

Cada grupo de clientes tem seu próprio comportamento, suas próprias necessidades, gostos e desejos. Por isso, entender sua persona a fundo é muito importante, para que a data sazonal em questão faça sentido para seu produto ou serviços.

Isso é importante também para alinhar sua estratégia com a expectativa da sua persona, para que seja possível definir uma ação certeira e realmente atrativa ao consumidor.

Leia também: Persona, o que é e como aplicar no marketing da sua empresa

Ofereça vantagens ao consumidor

Se tem uma coisa que qualquer pessoa gosta é de benefícios especiais. Juntando isso com o gatilho mental da escassez, é muito provável que seu negócio obtenha bons resultados de vendas.

Afinal, vantagens e benefícios fazem toda a diferença na hora da decisão de compra do cliente, podendo ser o empurrãozinho final que ele precisava para adquirir seu produto ou serviço. Alguns exemplos de vantagens, são:

  • Cupons de desconto;
  • Frete grátis;
  • Descontos em combos.

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