O Instagram Explore é um recurso da plataforma que foi criado para ajudar os usuários a descobrirem coisas novas. Para isto, ele possui uma aba exclusiva com um conteúdo personalizado para cada pessoa.
Dessa forma, a partir de hábitos de acesso de cada perfil, o Instagram Explore seleciona publicações que possam ser interessantes para o usuário em um determinado momento, visto que ele é mutável, ou seja, acompanha o comportamento da pessoa em tempo real.
Mas, como isso funciona na prática?
Se você gosta de culinária e decoração, por exemplo, quando acessar o ícone de lupa do Instagram, o app vai te mostrar conteúdos relevantes com estas temáticas para que interaja com estas publicações e perfis.
E, se amanhã você resolver curtir dicas de viagens ou influenciadores de moda, e esquecer um pouco dos outros assuntos, o recurso atualiza e começa a te oferecer conteúdos que estejam de acordo com esse novo comportamento.
Para as empresas e produtores de conteúdo a maior vantagem em aparecer no EXPLORAR do Instagram é conseguir ter mais alcance e engajamento nas suas publicações. Contribuindo assim, para um maior reconhecimento e relevância, atingindo pessoas que ainda não conhecem o seu perfil ou empresa.
Mas, para fazer a seleção dos conteúdos, o algoritmo do Instagram avalia diversos fatores, veja a seguir quais são eles!
Como o Instagram seleciona o que vai aparecer no EXPLORAR?
A grade do Explorar é exibida e organizada a partir da avaliação de diversos requisitos, veja a seguir quais são eles:
1º – Informações sobre a Publicação
Os algoritmos da plataforma avaliam a popularidade das publicações, a partir dos comentários, compartilhamentos, salvamentos, quantidade e até velocidade de curtidas após a divulgação de um conteúdo.
2º – Histórico de interação do usuário com a publicação
Vídeos e imagens compartilhados por pessoas que já interagem com o seu perfil, poderão aparecer na sua aba explorar.
3º – Atividade do usuário
Publicações curtidas, salvas ou comentadas, influenciam na seleção de temas dos conteúdos exibidos. Além dos hábitos de acesso e reação na aba Explorar.
4º – Informações sobre a pessoa que publicou
O Instagram também avalia com qual frequência o usuário interagiu com o perfil que foi exibido na aba Explorar nas últimas semanas. Com o objetivo de encontrar conteúdos relevantes de várias pessoas.
Vale ressaltar que se aparecer no Explorar conteúdos que o usuário considera sensível ou ofensivo, ele poderá restringir esse tipo de conteúdo. Para fazer isso basta:
1- Clicar no canto superior direito da imagem;
2- Selecionar a opção >> não tenho interesse, conforme ilustra a imagem a seguir:
3- Em seguida, irá aparecer uma mensagem do Instagram.
Agora que você já sabe como funciona esse recurso, chegou a hora de aprender algumas dicas práticas para que seu perfil aproveite essa oportunidade. Acompanhe!
Como aparecer no EXPLORAR do Instagram?
Selecionamos a seguir algumas informações para te ajudar a aparecer no Explorar do Instagram, confira:
1- Crie conteúdos de qualidade e compartilháveis
Por mais óbvio que pareça, o primeiro passo para aparecer no Explorar é criar um post ATRATIVO, pois, quanto mais tempo o usuário ficar “preso” na sua publicação mais o algoritmo da plataforma vai entender que as pessoas gostaram do conteúdo e irá indicar para mais pessoas.
2- Analise as métricas SEMPRE
Veja quais publicações estão interessando a sua audiência e invista em informações complementares a este conteúdo, para gerar ainda mais interação e engajamento.
Para isto, você pode contar com a Etus! Que emite relatórios super detalhados e de fácil compreensão.
Se quiser saber mais sobre esse recurso, clique aqui.
3- Use hashtags estratégicas
As hashtags são fundamentais para qualquer estratégia de crescimento nas redes sociais. Por isso, use esse recurso, mas com moderação!
Utilize os termos para indicar qual assunto você deseja atingir, destacando o seu nicho e a sua persona.
4- Não se esqueça do call-to-action
Quanto mais pessoas se envolverem com o conteúdo melhor! Por isso, invista em CTAs com os mais variados gatilhos. O importante aqui é incentivar a participação e engajamento.
5- Faça Reels
Não é novidade que estamos na era dos vídeos, por isso, invista nesse formato! Crie conteúdos dinâmicos, usando as tendências do momento, explicando algo sobre o seu nicho de atuação, enfim, dê asas para a imaginação!
6- Utilize o texto alternativo de postagem
O recurso de texto alternativo de postagem, é pouco conhecido e utilizado. No entanto, ele pode ajudar a aumentar o engajamento da sua publicação, visto que ele indica para o Instagram do que se trata o seu nicho de atuação, e que tipo de público ele pode recomendar o seu conteúdo.
Para utilizá-lo, siga o passo a passo a seguir:
1- Antes de publicar a postagem, vá até o final e clique em >> configurações avançadas.
2- Depois, clique em >> escrever texto alternativo.
3- Digite o texto alternativo na coluna e clique no símbolo de ✅. Procure usar palavras-chave nesse momento!
7- Evite os “assuntos proibidos”
Alguns temas são excluídos do EXPLORAR do Instagram, você sabia? Para te ajudar selecionamos a seguir alguns deles:
- Venda de produtos para perda de peso;
- Iscas apenas para ganhar curtidas ou cliques;
- Descrição de procedimentos estéticos;
- Sorteios e concursos;
- Conteúdos sobre distúrbios alimentares.
Esse conteúdo foi útil para você? Se você quiser aprender sobre as recentes atualizações do Instagram, clique aqui!
Excelente dicas, vou usar no meu perfil para testar.
Legal Maicon ?, conta pra gente os resultados depois. E fica de olho aqui no blog que sempre apresentamos dicas para aplicar na sua estratégia de marketing digital.