Escuta empática
Gestão e liderança

Escuta empática – o que é e qual sua importância para uma equipe!

“A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta”, essa citação de Rubem Alves expressa muito sobre o que vamos abordar nesse artigo: escuta empática!

Mas, você sabe o que é isso?

Escuta empática ou escuta ativa, como também é conhecida, é compreender a mensagem do outro, no contexto dele, sem desconsiderar seus valores e emoções. 

Mas, não adianta ficar em silêncio, dizendo “aham”, concordando com tudo, muito pelo contrário, é estar totalmente presente na conversa, dedicando tempo e espaço para a pessoa à nossa frente, para que ela possa se expressar com liberdade. 

É estar com o coração aberto, sem ficar pensando enquanto ouve qual será sua resposta ou procurando fragmentos do que foi dito para discutir sem entender todo o contexto.

A rotina corrida vivida nos tempos modernos, gerou um comportamento equivocado de desenvolver várias tarefas simultaneamente enquanto ouvimos o outro, ou escutar rapidamente para logo responder.

Colaboradores que se sentem à vontade ao falar, opinar e até mesmo defender seus pontos de vista, geram um ambiente de inovação, mais leve e acolhedor. Como disse Peter Drucker, o pai da administração moderna, “A parte mais importante da comunicação é ouvir aquilo que não foi dito”. 

Dessa forma, somente a escuta empática permite essa capacidade de aprofundar suas conexões e dar aos outros um sentimento de pertencimento quando eles conversam com você.

Continue acompanhando o nosso blog e leia conteúdos exclusivos sobre marketing, empreendedorismo e criatividade.


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *