A Etus lançou recentemente uma pesquisa que tem como principal objetivo traçar o cenário e as tendências do marketing digital para 2022.
O estudo foi realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de março, e os dados foram coletados por meio de um formulário online que foi divulgado para toda a base de dados da empresa e nas redes sociais.
O Raio X do Marketing Digital levantou informações que podem ser utilizadas na construção da estratégia de diversos negócios, não importa o nicho de atuação.
“Nos últimos anos muita coisa mudou no marketing digital. Muitas empresas migraram para o online e os profissionais precisaram se adaptar às ferramentas e demandas do mercado. Elaboramos essa pesquisa para ajudar o social media ou pequeno empreendedor a observar o cenário, se capacitar e adotar as estratégias que prometem alcançar excelentes resultados”, comenta Marília Dovigues, Head de Marketing da Etus.
O ponto de partida da pesquisa foi traçar o perfil dos profissionais que trabalham com marketing digital atualmente no Brasil. Observando esse cenário, as “eugências” e as “agências enxutas” mostraram grande participação no mercado, sendo que 32,70% dos respondentes têm de dois a quatro colaboradores na equipe e 22,01% trabalham sozinhos.
Complementarmente, a Etus perguntou informações relacionadas à rotina e ferramentas de trabalho utilizadas pelos participantes. Os dados mostraram que o modelo home office se tornou predominante, representando 49,06% dos entrevistados.
Apesar disso, 54,09% dos gestores evitam contratar colaboradores que não estejam na mesma cidade, estado ou país diferente da sede da empresa.
Outro dado que merece destaque está relacionado aos setores em que estas empresas de marketing atuam. Saúde e estética representam 44,65%, serviços em geral 40,57%, varejo ou pequenos negócios 39,94% são os nichos de mercado que mais contratam o serviço destes profissionais.
E quando observa-se as informações relacionadas a branding e divulgação, nota-se que o setor ainda enfrenta desafios. As redes sociais já fazem parte da estratégia da maioria das empresas entrevistadas, 33,33% criam conteúdos para estes canais. Mas, uma parcela significativa dos participantes não faz nenhum tipo de divulgação, cerca de 19,81%.
Ao avaliar o comportamento dos entrevistados em relação às principais tendências de marketing digital para 2022, constatou-se que:
- 59,31 % acreditam que vale a pena investir em um digital influencer.
- 70,75 % reconhecem as vantagens do Social Commerce.
- 72,01 % continuarão apostando no marketing de conteúdo como estratégia digital.
- 47,80 % apontam o Reels e TikTok como uma ferramenta importante.
- 40,88 % enxergam o Whatsapp Marketing como uma oportunidade.
Para finalizar o Raio X do Marketing Digital 2022, os participantes também apontaram sobre os principais obstáculos que o setor deverá enfrentar neste período. Dentre os principais dados, 46,84% acreditam que as empresas de marketing precisarão apresentar mais valor nos resultados e 36,71% admitem que deverão enfrentar obstáculos para vender os serviços.
Quer conferir a pesquisa na íntegra? Clique aqui e baixe agora mesmo!