O gestor de tráfego é o responsável por organizar, criar, gerir, analisar e otimizar o tráfego digital em busca dos objetivos de uma empresa, agência ou pessoa. Este profissional tem se tornado cada vez mais requisitado no mercado, possibilitando adquirir boas oportunidades e recursos financeiros.
Quer investir nessa carreira, mas não sabe por onde começar, então veja esse passo a passo que preparamos para te ajudar!
1- Estude os manuais das ferramentas
Antes de começar a anunciar ou até fazer cursos com especialistas, o mais indicado é ler os manuais das plataformas que você vai utilizar.
Atualmente, temos vários canais disponíveis para geração de tráfego, e cada um deles geralmente apresenta uma central de ajuda com os principais tópicos para utilizar a ferramenta.
Mas, você pode estar se perguntando, é muita coisa? Como fazer isso?
Dedique um tempo, se possível diário, para ler, pesquisar e aprender “fuçando” nestes manuais. Quanto mais informação adquirir, melhor será o seu desempenho.
E como a Etus, adora de dar uma mãozinha, selecionamos a seguir 5 links para você conhecer melhor sobre as ferramentas, confira:
No entanto, não tente aprender tudo de uma vez só. Escolha uma ferramenta e comece o seus estudos por ela, afinal como diz a expressão popular “quem muito quer, nada tem”.
Outra informação importante, é que muitas destas plataformas oferecem certificação após a conclusão destes treinamentos, e isso pode ser um importante diferencial para a sua carreira como gestor de tráfego.
2- Dedique um tempo para conhecer a ferramenta
Passe um período observando, clicando, acessando a plataforma que você escolheu para estudar inicialmente.
Acesse todas as sessões e abas, clique nos botões e siga as orientações que a plataforma for indicando.
Isso será muito útil para o seu desenvolvimento profissional nessa área, faça do canal escolhido “a sua casa”, e conheça cada detalhe dela.
3- Teste
Planeje algumas ações e faça experiências para compreender melhor a ferramenta e os resultados.
Procure ficar atento para saber qual anúncio performou melhor e assim não gastar o seu investimento desnecessariamente.
Mas, não adianta fazer o teste e deixá-lo sem monitoramento. Para chegar nos objetivos é preciso acompanhamento contínuo, de preferência, uma vez por dia.
Você pode fazer isso em uma conta pessoal, criar parcerias para ter cases de portfólio ou até trabalhar sobre o retorno obtido, neste caso, você será recompensado através dos resultados que a empresa adquiriu com o seu serviço. Ex: produtos vendidos a partir de uma campanha, downloads de materiais, cliques no site, entre outros.
Estas são apenas algumas ideias para quem está começando!
4- Faça cursos com especialistas
Para aprender algumas técnicas mais avançadas, ter insights e até ver dúvidas do dia a dia, faça cursos com especialistas.
Observando suas experiências você conseguirá aprender alternativas para driblar as dificuldades e se motivar a testar coisas novas e obter excelentes resultados.
5- Se acostume com mudanças
Para atingir os usuários e gerar engajamento, as plataformas estão em constante mudança, por isso, “nada de Mimi”, não adianta ficar reclamando com as atualizações contínuas, aumento de CPC, etc.
Diante disso, procure se informar sempre! Participe de grupos com profissionais da área no Facebook ou Telegram, por exemplo, acostume-se a ler artigos em blogs de autoridade, enfim mantenha-se atualizado!
Assim, quando estas situações ocorrem você terá meios para tentar novas alternativas e obter excelentes resultados.
6- Não acredite em “esquemas secretos”
Atualmente há vários profissionais no mercado que saem divulgando receitas prontas para obter resultados no tráfego pago. Mas, fique esperto com isso!
Pois, o que funcionou para o amiguinho, pode não funcionar para você. O que vai indicar o sucesso do seu trabalho, será a consistência, a geração e a observação de dados.
Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post sobre: 8 Mitos e verdades sobre a carreira de Gestor de Tráfego