Hoje, qualquer negócio que tenha presença digital sabe da importância de estar engajado com seus seguidores nas redes sociais. As marcas estão cada vez mais em busca dessa aproximação, tanto para ampliar suas vendas ou atrair potenciais consumidores, como também para fidelizar seus clientes.
Porém, nem todas as empresas possuem uma frequência ideal de conteúdos e postagens em todas as redes sociais para conseguir tal êxito de conexão, no entanto, uma delas se destaca, seja porque é a mais ‘queridinha dos usuários’, como também a mais amada entre os empresários. Estamos falando nada mais nada menos do que o próprio Instagram!
Essa rede social se destaca das demais, por ser simplesmente a vitrine virtual “grátis” mais bem sucedida no mundo dos negócios. Muitas marcas de diversos segmentos e nichos usam o Instagram como a única ponte de ligação com os clientes e possíveis consumidores, sem necessariamente possuírem um site ou outro ponto de venda.
Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de estar engajado com seus seguidores, especificamente nesta mídia social. Então se você busca melhorar seus números, continue lendo esse artigo e descubra como melhorar a performance da sua marca de uma maneira prática e positiva.
O que é engajamento no Instagram?
Entender como funciona o engajamento do Instagram é o primeiro grande passo que precisamos ter para melhorarmos a performance dessa rede social. Lembre-se que, essa ferramenta – como qualquer outra mídia social – possuem um algoritmo que mede a eficácia dos seus posts classificando eles como ‘bons’ ou ‘ruins’ para expandir o alcance do conteúdo para mais seguidores. Dessa forma, essa classificação é baseada na taxa de interação que a sua publicação recebe.
O engajamento é a métrica mais importante que devemos avaliar. Cada rede social possui uma taxa de interação única. Mas especificamente no Instagram, esse índice é baseado em quatro métricas essenciais para seu post ter sucesso:
- Curtidas
- Salvamentos
- Comentários
- Compartilhamentos.
O Instagram possui muitas métricas, mas essas quatro juntas são as mais importantes, por isso, vamos classificá-las como “Primárias”.
Agora que sabemos o que é engajamento, precisamos entender como calculá-lo!
Como calcular a taxa de engajamento de um post
Para calcularmos a taxa de interação (ou engajamento) de uma publicação específica, precisamos somar essas quatro métricas e dividir pelo alcance.
Na prática funciona da seguinte maneira: imagine que um post “x” teve os seguintes números:
- 75 curtidas
- 20 comentários
- 30 compartilhamentos
- 15 salvamentos
Na somatória a interação total foi de 140 só nessa publicação.
Agora, imagine que esse mesmo post teve um alcance de 3.000 pessoas.
Para obtermos a taxa de interação desse conteúdo, você deve dividir a somatória (140) pelo alcance (3.000), dessa forma temos o número de: 0,0466.
No entanto, para analisar melhor as métricas é necessário transformar esse número em porcentagem. Para fazer isso multiplique por 100 (0,0466*100) = 4,66 (resultado).
Logo, temos uma Taxa de Interação de 4,66%
Entende-se que quanto maior a taxa de interação, mais eficaz é seu conteúdo. Por isso, atente-se sempre a essa métrica. Avalie individualmente suas postagens.
No entanto, se algum determinado post tiver baixa taxa de interação, veja quais os motivos que podem ter desencadeado esse resultado, tais como: horário, tipo de conteúdo, linguagem, design ou qualquer objeção (inclusive externo).
Para manter uma taxa de engajamento positiva, procure postar, analisar e listar as variáveis. Sempre!
**Obs: Para saber o que de fato deu certo ou não, você precisa realizar testes a/b.**
Além disso, se você está se perguntando como saber se tal taxa foi boa ou ruim, você precisa realizar uma média. Ao realizar a taxa de interação individual de cada post, você fará a média total entre eles e assim você terá a média (que pode ser semanal ou mensal).
**Obs: essa é uma recomendação da Etus. Cada empresa ou negócio podem possuir suas próprias fórmulas para medir a taxa de interação.**
Como analisar as métricas e descobrir novos insights
Analisar as métricas do Instagram é uma tarefa quase que diária. Mesmo que você não seja uma pessoa apegada a números, se você lida com redes sociais ou faz a gestão delas, você precisa interpretar dados para obter sucesso.
Para analisar as métricas você precisa acessar o Instagram Analytics. Um recurso que está dentro do próprio app. Nele, você encontra informações como: melhores publicações no período, stories com boa performance, publicações com excelente alcance, horários, quantidade de curtidas totais, comentários e etc.
Além disso, você encontra dados sobre o público, o que é de extrema importância para seu negócio. Se você criar um post em que não tenha a linguagem da faixa etária dos seus seguidores, as chances dos seus conteúdos ‘floparem’ (não obterem sucesso) são enormes.
Como mencionado neste artigo, estas demais métricas são secundárias. No entanto, elas são informações importantes para você extrair, estudar e entender como seus conteúdos atraem as pessoas certas.
Dicas práticas para você performar no Instagram
Se você chegou até aqui, mas ainda se sente confuso ou perdido em melhorar seus resultados, nós listamos algumas dicas práticas que podem te ajudar. Importante ressaltar que essas informações não são universais, ou seja, pode ser que elas funcionem para alguns e para outros não. Portanto, o que recomendamos é que você realize testes e analise os resultados.
Além de medir a taxa de interação dos seus posts, tente seguir essas 10 dicas:
- Reposte os melhores posts em alcance (dica: explore um novo visual para não repetir)
- Publique nos melhores dias/horários.
- Publique conteúdos de interação próximos aos finais de semana.
- Faça perguntas para gerar interação.
- Aposte em vídeos e posts em formato carrossel (testar).
- Exclua da sua linha editorial publicações que não tiveram sucesso ou tente melhorá-las.
- Realize testes A/B (ex: dois posts com o mesmo conteúdo, porém com visuais diferentes).
- Faça perguntas nos stories e transforme as respostas em conteúdos para o feed.
- Mantenha frequência de 2 publicações ao dia. (sempre nos melhores horários).
- Explore as novidades do Instagram (exemplo: reels)
Bônus
Se você curtiu esse post e quer continuamente melhorar seu Instagram, a Etus oferece uma ferramenta capaz de analisar seu perfil, com as melhores métricas e pontos de análise. Quer saber como esse recurso funciona? Clique aqui.
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