***Por WSI***
Existem diversas razões que levam um gestor de uma instituição de saúde a investir em marketing médico. Na era digital, as informações estão ainda mais fáceis de serem encontradas pelos pacientes, o que faz com que o mercado e a concorrência sejam mais acirrados. Para se manter competitivo neste cenário, é preciso entender as melhores estratégias para a divulgação do seu consultório.
Neste artigo, vamos trazer 7 dicas infalíveis para que você invista no marketing médico da melhor maneira possível e marque sua presença no mercado. Lembre-se que, hoje, investir em mídias digitais não é mais complemento: é obrigação e questão de sobrevivência em qualquer segmento. Vamos às dicas?
Dica 1: o marketing médico é, essencialmente, digital
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que estratégicas analógicas de marketing precisam ser deixadas de lado em detrimento de uma comunicação digital assertiva. Uma ferramenta indispensável no marketing médico é ter um bom site.
Nele, todas as divulgações e estratégias utilizadas pela sua instituição serão criadas para que o seu público-alvo possa entrar em contato com você. Através do site, o potencial cliente conseguirá uma maneira rápida de contato com a sua clínica e poderá esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos.
Como um cartão de visitas, o seu site precisa ser atrativo, com boas fotos, um layout harmônico, intuitivo, com textos de qualidades e objetivos, além de apresentar responsividade — já que, hoje, mais da metade dos usuários acessam sites por meio de dispositivos móveis.
Dica 2: invista em SEO
O Search Engine Optmization (SEO) é um conjunto de técnicas aliadas do marketing médicos e que ajudam seu site a se tornar bem ranqueado no Google. Ou seja, com o bom uso dessa estratégia, ficará mais fácil que os usuários cheguem até você de maneira orgânica.
São muitas as técnicas que podem ser aplicadas:
- Análise e planejamento de palavras-chave;
- Estudo da experiência do usuário;
- Verificação da usabilidade do seu site;
- Mensuração de resultados;
- Análise da importância do conteúdo;
- URL amigável.
Dica 3: geração de conteúdo relevante
Os usuários fazem pesquisas diárias buscando soluções para seus problemas. De olho nisso, é muito importante que você crie um conteúdo realmente relevante para se tornar referência na sua área de atuação.
O marketing médico também depende da criação de assuntos interessantes, sejam informativos ou educativos. Quanto mais artigos você produzir, mais o Google compreenderá sua autoridade na temática, ajudando no bom ranqueamento do seu portal, aumentando sua visibilidade.
Dica 4: tenha um blog
Os blogs podem estar anexos ao seu site de maneira personalizada, com imagens e estilos adequados ao tipo de conteúdo que você produz. O interessante do blog para o marketing médico é que ele é mais dinâmico que um site e pode receber atualizações constantes. Acredite: o tráfego gerado pelo blog poderá prospectar e fidelizar clientes.
Dica 5: redes sociais
As redes sociais fazem mais do que parte da nossa vida e não existe marketing médico sem elas. Por isso, invista em estratégias para geração de conteúdo para todos os perfis possíveis, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Dica 6: e-mail marketing
Investir em um fluxo de automação para enviar e-mail marketing para seus clientes é outro diferencial dentro do marketing médico. Por meio desta ferramenta, é possível manter um contato mais informal e personalizado com seus pacientes, com avisos, novidades e lembretes.
Dica 7: campanhas patrocinadas
Considere investir campanhas patrocinadas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Elas direcionam conteúdo específicos e estratégicos para um perfil de público segmentado, que muito provavelmente se interessará pelo que você oferece. Esta é uma das estratégias matadoras do marketing médico.