O consumo passou por muitas transformações esse ano, e isso não é novidade, principalmente em razão da pandemia. E o Natal não poderia ser diferente. E o principal indicativo disso foi que, em 2020, 40% de todas as compras online foram realizadas por pessoas que nunca optaram anteriormente por essa forma de consumo.
Pela primeira vez, as compras pela internet superaram o varejo físico. Os produtos típicos do Natal foram mais caros e as vagas de trabalho temporário, comum nessa época, representaram 2/3 em relação ao ano passado.
Segundo uma pesquisa da agência Conversion, especializada em e-commerce, as compras online somaram 52% das intenções de compra dos brasileiros para a data e, segundo essa mesma pesquisa, os estabelecimentos em shopping centers e comércio de rua apareceram com 19% e 18% das preferências respectivamente.
Ainda nessa pesquisa 83% dos entrevistados afirmaram que iriam presentear alguém no Natal, mas 17% dos consumidores não fariam nenhuma compra para a data comemorativa.
Porém apesar dessa movimentação a pesquisa mostra também que seria um Natal muito mais econômico, onde 48% dos entrevistados pretendiam gastar neste ano menos em comparação a 2019
Quais são os nichos de produtos que tiveram mais destaques nesta temporada de compras?
A grande maioria dos brasileiros pretendia gastar, no máximo, R$300 em compras para o final de ano. Então, foi um ano de lembrancinhas, os nichos mais baratos e populares devem ter mais destaque, o ticket médio por presente deve ser em torno de R$60, o que potencializa os segmentos de vestuário e cosméticos.
Como o empresário pode conseguir melhores resultados nas vendas em datas sazonais?
Como a gente disse aqui, foi um ano superaquecido nas vendas online, então é importante que o empresário varejista esteja presente na internet, e mais do que isso, que veja a internet de forma estratégica e visando resultados.
Ter um site ou uma rede social só por ter, sem estratégia não vai trazer resultados em vendas online, mesmo com o mercado aquecido. Ou seja, é preciso dedicação, trabalhar a audiência o ano inteiro, ter produtos/serviços de qualidade, entre outras coisas.
Gostou do conteúdo? Assine a Newsletter da Etus e receba semanalmente nossas dicas e conteúdos atualizados sobre marketing digital, redes sociais e negócios.