O que é Algoritmo?
PerformanceTecnologia

O que é Algoritmo?

A culpa é do algoritmo! ? Quem nunca ouviu essa frase quando alguém perguntou se você viu algum post no Instagram que não apareceu na sua timeline? Mas você já parou para pensar o que é esse tal algoritmo que é tão odiado e tão amado ao mesmo tempo? Se você ainda não sabe exatamente do que se trata, vai saber agora! ?

Os algoritmos das redes sociais são basicamente softwares que identificam quais posts aparecerão na timeline do usuário baseado em seu consumo digital, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa. Sendo assim, cada plataforma possui o seu próprio algoritmo.

O que é Algoritmo?

Freepik

O objetivo é que cada pessoa tenha uma experiência mais personalizada da rede social, melhorando a experiência do usuário, e consequentemente fazendo-o permanecer por mais tempo na plataforma e, é claro, vendo mais anúncios e quem sabe até realizando uma compra online?. Com isso, o ganho com publicidade da rede sobe.

Por isso, os algoritmos se tornaram tão importantes, pois podem ajudar (ou atrapalhar) o alcance do conteúdo de quem publica.

Sabendo disso, existem algumas dicas que você pode seguir para melhorar seu alcance, parar de odiar o pobre algoritmo e fazer dele seu melhor amigo ?

Por exemplo, o algoritmo do Instagram, que é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2022 logo atrás do WhatsApp e do YouTube, possui uma série de critérios com pesos diferentes. Esses dados são sigilosos, mas através de análises foi possível determinar um padrão de comportamento.

A seguir, podemos listar itens fundamentais de posicionamento de posts no feed do usuário:

  • Engajamento: o algoritmo prioriza quem você interage com mais frequência;
  • Quem você segue: o engajamento de amigos próximos também influencia no que aparece para você;
  • Interesse: categorias que você curte mais aparecerão mais;
  • Cronologia: posts antigos tendem a perder o alcance, por isso a importância da frequência;
  • Frequência: como citado acima.

Dessa forma, existem algumas estratégias que podem te ajudar a usar o algoritmo a seu favor:

  • Utilizar os novos recursos do Instagram;
  • Incentivar os seguidores a fazer comentários;
  • Postar quando os seguidores estiverem online;
  • Produzir boas imagens e vídeos;
  • Fazer stories com frequência;
  • Responder comentários rapidamente;
  • Utilizar conteúdo gerado pelo usuário;
  • Responder as mensagens do direct.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter e receba os conteúdos diretamente no seu e-mail!

 


Veja também esses materiais importantes

2

Comments
  1. São informações importantes.gostei

    1. Olá Divino, tudo bem? Que bom que gostou ? Fica de olho no nosso blog que sempre apresentamos dicas e tendências sobre marketing digital e tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *