A culpa é do algoritmo! ? Quem nunca ouviu essa frase quando alguém perguntou se você viu algum post no Instagram que não apareceu na sua timeline? Mas você já parou para pensar o que é esse tal algoritmo que é tão odiado e tão amado ao mesmo tempo? Se você ainda não sabe exatamente do que se trata, vai saber agora! ?
Os algoritmos das redes sociais são basicamente softwares que identificam quais posts aparecerão na timeline do usuário baseado em seu consumo digital, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa. Sendo assim, cada plataforma possui o seu próprio algoritmo.
O objetivo é que cada pessoa tenha uma experiência mais personalizada da rede social, melhorando a experiência do usuário, e consequentemente fazendo-o permanecer por mais tempo na plataforma e, é claro, vendo mais anúncios e quem sabe até realizando uma compra online?. Com isso, o ganho com publicidade da rede sobe.
Por isso, os algoritmos se tornaram tão importantes, pois podem ajudar (ou atrapalhar) o alcance do conteúdo de quem publica.
Sabendo disso, existem algumas dicas que você pode seguir para melhorar seu alcance, parar de odiar o pobre algoritmo e fazer dele seu melhor amigo ?
Por exemplo, o algoritmo do Instagram, que é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2022 logo atrás do WhatsApp e do YouTube, possui uma série de critérios com pesos diferentes. Esses dados são sigilosos, mas através de análises foi possível determinar um padrão de comportamento.
A seguir, podemos listar itens fundamentais de posicionamento de posts no feed do usuário:
- Engajamento: o algoritmo prioriza quem você interage com mais frequência;
- Quem você segue: o engajamento de amigos próximos também influencia no que aparece para você;
- Interesse: categorias que você curte mais aparecerão mais;
- Cronologia: posts antigos tendem a perder o alcance, por isso a importância da frequência;
- Frequência: como citado acima.
Dessa forma, existem algumas estratégias que podem te ajudar a usar o algoritmo a seu favor:
- Utilizar os novos recursos do Instagram;
- Incentivar os seguidores a fazer comentários;
- Postar quando os seguidores estiverem online;
- Produzir boas imagens e vídeos;
- Fazer stories com frequência;
- Responder comentários rapidamente;
- Utilizar conteúdo gerado pelo usuário;
- Responder as mensagens do direct.
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