O Call-To-Action, conhecido também como CTA, significa uma “chamada para ação”, ou seja, palavras e frases que indicam ao usuário o que precisa ser feito. Seu principal objetivo é garantir conversão, aumentar audiência, melhorar o ranqueamento ou levar o internauta para um próximo passo do funil de vendas.
Aplicado na legenda de redes sociais, em anúncios, sites ou e-mails, ele explora termos no imperativo e geralmente são apresentados por botões, imagens e hiperlinks. Trata-se de uma ferramenta fundamental de marketing digital para aproveitar oportunidades.
O CTA pode ser utilizado em diversas situações, tais como:
- Estimular o engajamento de usuários nas redes sociais para promover um determinado tema;
- Pedir o cadastro em uma newsletter após a leitura de algum artigo em um Blog;
- Fazer o download de um e-book;
- Estimular o acesso a outros links em um blog ou site;
- Incentivar a compra de um produto ou serviço;
- Garantir a inscrição do internauta em um webinar;
- Oferecer algum benefício para as pessoas que acessarem uma determinada página do seu site, entre outros;
Mas, para obter os resultados esperados é preciso escolher o termo certo, construí-lo através de elementos importantes e ter uma estratégia bem desenvolvida.
Para você entender melhor como aplicá-lo, é necessário primeiramente conhecer os seus diferentes formatos, veja no tópico a seguir quais são eles!
Formatos de CTA
Para atender aos diferentes objetivos, o Call-to-Action pode ser aplicado de várias formas,, confira a seguir quais são elas:
Texto – Você pode utilizar termos para estimular a ação do internauta dentro da ferramenta em que está trabalhando, como em um blog ou rede social.
Hiperlinks – Para incentivar a pessoa a clicar em um link específico, é possível adicionar CTAs direcionando-as a um local de conversão, como uma página de captura, vendas ou até Checkout.
Vale ressaltar que é possível usar o Call-To-Action em forma de link em diversas ferramentas, como e-mail marketing e e-books.
Sidebar – Representado pela barra lateral de um blog, no lado esquerdo ou direito da página, esse elemento pode ser uma forma interessante para atrair leads, utilizando um CTA criativo e objetivo.
Botão – Os CTAs aplicados em botões tem como principal objetivo ajudar o internauta a iniciar concluir uma determinada ação, como por exemplo: “baixe aqui” ou “concluir compra”.
Eles são utilizados com frequência em sites, formulários de campanha, e-commerce, entre outros.
Banner – Nesse tipo de recurso o Call-To-Action é apresentado dentro de uma imagem para estimular o internauta a concluir a ação. Expostos, geralmente, na área lateral ou central de um site ou blog, ele tem um visual mais atraente e convincente.
Lembre-se que como em qualquer estratégia de marketing é necessário fazer testes a/b com os mais diferentes formatos, de acordo com os objetivos pretendidos. E após a veiculação, analisar os resultados de cada um deles e se necessário manter ou mudar o plano de ação.
Para te ajudar a criar Call-To-Actions irresistíveis, veja nossas dicas a seguir!
Como criar um CTA que converta?
Uma das principais razões pelas quais a maioria dos textos de redes sociais, anúncios e páginas de vendas não converta, está relacionada a um Call-To-Action fraco.
Por isso, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, acompanhe!
1- Contextualização
Um bom CTA deve apresentar em poucas palavras a proposta de valor da oferta e dizer o que vai acontecer depois da ação. Não adianta nada colocar uma frase como incentivo sem relacioná-la ao conteúdo e linguagem apresentados.
2- Especificidade
Seja específico no discurso, procure termos diretos que mostrem exatamente qual ação você deseja que o usuário desenvolva. Esse recurso promove credibilidade, ativa a curiosidade e constrói autoridade.
3- Utilize o princípio de urgência e escassez
Estes conceitos são usados com frequência em vários contextos. E no marketing digital ele tem como papel estimular as pessoas a desenvolverem uma determinada ação movidas pela possível perda. Mas, como assim?
Os princípios de escassez e urgência impulsionam as pessoas de uma forma muito mais eficaz, levando-a a tomar uma decisão que provavelmente seria adiada e assim ela acabaria perdendo a oportunidade de transformação provocada pelo produto ou serviço oferecido.
Você pode trabalhar esse conceito aplicado a tempo, lote, bônus ou vagas.
4- Conheça a sua persona
Analise qual a proximidade e o nível de conhecimento que o seu público-alvo tem em relação ao que você quer divulgar.
Se a sua estratégia pretende atingir diversos públicos procure desenvolver CTAs que impactam iniciantes e experientes no assunto. Use o seu conhecimento sobre os interesses, necessidades e “dores” que essa audiência apresenta. Dessa forma, você irá atingi-la de uma forma muito mais direcionada.
No entanto, todos os métodos adotados precisam estar alinhados e atingir o objetivo final.
5- Avalie o funil de vendas
Para criar um CTA assertivo é necessário também entender qual estágio do funil de vendas, esse internauta está quando visualizar a sua mensagem.
Ofertas de teste grátis e descontos são excelentes alternativas para um público que está conhecendo a sua empresa, mas não são interessantes para quem já se relaciona com a marca e deseja obter outros benefícios.
Por isso, analise continuamente quem é essa persona que você quer atingir com o CTA e onde ela estará no funil de vendas, no momento do acesso.
6- Determine um objetivo para o CTA
Como já mencionamos anteriormente, o Call-To-Action pode ser aplicado em diferentes situações de acordo com o objetivo da empresa. Por isso, selecionamos a seguir os mais utilizados no marketing digital, acompanhe:
- Gerar tráfego para outro artigo no Blog;
- Participar de um evento;
- Preencher um formulário;
- Assistir a algum vídeo;
- Incentivar um donwload;
- Direcionar para uma página de conversão;
- Promover a inscrição em uma newsletter;
- Influenciar no engajamento e crescimento das redes sociais.
7- Crie conteúdos relevantes
O conteúdo influencia e muito na jornada de compra das pessoas, quanto mais valor ele agrega para as pessoas mais interesse pelo assunto, produto ou serviço a sua audiência vai ter.
Por isso, apresente temas relevantes, crie materiais ricos para download e fale das tendências do momento relacionadas com o segmento em que você atua.
8- Ative os leads
Procure incentivar antigos clientes ou pessoas que desistiram de comprar o seu produto ou serviço. Faça isso de forma muito sútil, com um discurso menos comercial e com apelo sentimental, mostrando os benefícios do que você oferece. Isso pode auxiliar a colocá-las no fluxo de vendas novamente.
Essa estratégia é muito eficaz principalmente para quem trabalha com e-commerce. E para obter resultados mais assertivos, utilize uma ferramenta de automação para enviar ofertas especiais para essa base.
9- Pesquise
Procure analisar as páginas de concorrentes, as redes sociais da empresa, os e-mails enviados para a base de clientes e veja quais estratégias e CTAs estão obtendo sucesso.
Atente-se a olhar estes conteúdos de forma crítica, pensando na proposta de valor e nos elementos fundamentais para a conversão de clientes.
10 – Teste sempre!
E como já mencionamos anteriormente, os testes A/B são um recurso importantíssimo para avaliar os resultados.
Avalie diferentes formas de apresentar os elementos de uma landing page, o layout de anúncios, os formatos utilizados, o posicionamento na página e até os termos aplicados na CTA que levaram aos cliques.
Conheça alguns CTAs de sucesso
Agora que você já sabe tudo sobre Call-To-Action, chegou a hora de colocar a mão na massa! E para te dar uma colher de chá, reunimos abaixo alguns exemplos que sempre garantem bons resultados, confira:
- “Faça sua inscrição agora mesmo”
- “Garanta aqui o seu e-book”
- “Receba um orçamento por e-mail”
- “Só existe X número de vagas e quando acabar, você perdeu”
- “Marque aqui nos comentários alguém que…”
- “Salve para consultar sempre que precisar”
- “Qual você prefere, comenta aqui”
- “Cancele a qualquer momento”
- “Manda esse post para alguém que precisa ver”
- “Me conta, qual…”
- “Comente aqui”
- “Deixe um like”
- “Link na BIO”
- “Arraste para cima”
- “Toque duas vezes para …”
- “Preço exclusivo para os 100 primeiros convites”
- “ Interessado? Envie-nos uma mensagem para começar”
- “Quando foi a última vez que você fez isso…”
- “Qual é o seu favorito?”
- “Você já sabia disso? Então, me conta aqui”
Os CTAs estão sendo utilizados com frequência nas mais diversas estratégias e segmentos. Por isso, comece a utilizar esse recurso o quanto antes e conte para gente quais foram os resultados!
Qual seu próximo desafio? Escolher as hashtags perfeitas? Para te ajudar nessa missão, veja o artigo com uma seleção de ferramentas indispensáveis para essa atividade!