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Gestão e liderança

O que é preciso para ser um bom gestor?

Ser um bom gestor é o desejo de muitos profissionais! Atuando em agências, empresas, estatais, startups ou em ONGs, eles são responsáveis por garantir que todas as atividades de um determinado setor sejam feitas, prestam contas, cuidam de processos, e geralmente encontram desafios e precisam tomar decisões o tempo todo. 

Mas, não existe a receita do sucesso. O equilíbrio entre os interesses da empresa e a gestão de pessoas precisa guiar todas escolhas e resultados desse profissional. 

Com o isolamento social provocado pela pandemia, muitas empresas adotaram o regime home office e as dificuldades de exercer a liderança nesses casos ficou um pouco mais difícil, o que provocou uma adaptação de processos, ferramentas e até estratégias.

No entanto, especialistas acreditam que esse modelo de trabalho vai se tornar cada vez mais frequente, mesmo após o fim da pandemia. E os gestores vão precisar adotar técnicas para manter as equipes engajadas mesmo que à distância. 

Para ajudar estes profissionais, separamos a seguir algumas dicas práticas, confira! 

1 – Invista em si mesmo

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Sabe aquela famosa frase dita no voo de avião: “Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio irão cair automaticamente. Coloque a sua máscara primeiro e depois auxilie quem estiver precisando de ajuda”. Esse tipo de atitude funciona muito bem quando falamos de liderança.

Afinal, um gestor sem saúde mental e sem conhecimento sobre o trabalho desenvolvido, não irá ajudar a sua equipe, muito pelo contrário. Por isso, invista em autocapacitação o tempo todo. 

Faça cursos, workshops e leia livros para aprender habilidades técnicas e desenvolver inteligência emocional. Essa atitude irá melhorar o seu conhecimento sobre as atividades desenvolvidas, despertando credibilidade e admiração de todos da equipe. 

2. Implemente ações motivadoras

motivação de equipe

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O líder espiritualizado mais do que aquele que fica fazendo meditações e orações – é aquele capaz de olhar o outro como o outro, de elevar a obra, em vez de simplesmente rebaixar as pessoas”, Mário Sergio Cortella

Essa exposição do filósofo e professor Cortella mostra claramente sobre o papel de um bom gestor. 

Afinal, líderes trabalham com pessoas diferentes que possuem jornadas pessoais e profissionais variadas, por isso, pensam e agem de formas distintas. Sem esquecer dos objetivos e expectativas que cada um traz consigo. Dessa forma, para manter uma equipe unida e motivada o gestor precisa ter jogo de cintura e muita empatia.

Na rotina de trabalho você com certeza deve contar com colaboradores que desenvolvem suas atividades de forma independente e buscam reconhecimento profissional, outros que exercem seu trabalho pela boa remuneração, ou ainda aqueles mais criativos que querem aprender e topam qualquer parada.

Diante disso, para motivá-los será preciso adotar estratégias diferentes. Veja o que faz sentido para cada profissional e procure incentivá-lo naquilo que ele busca dentro da sua empresa e de acordo com as suas possibilidades. Aproveitando dessa forma o seu melhor potencial e retribuindo-o de forma equilibrada. 

3- Faça conversas informais com os colaboradores

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Além das reuniões de acompanhamento de atividades e projetos, procure conversar com os colaboradores sobre assuntos mais rápidos e menos formais.

Lembre-se que os relacionamentos pessoais são muito importantes dentro do ambiente de trabalho. Procure manter uma relação fluída e próxima, para que as pessoas possam confiar em você e que sua presença não seja sinônimo de tensão.

Comunique-se com os profissionais sempre que puder e procure se conectar com cada um deles, reportando as experiências do dia a dia. 

4- Conheça a empresa

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Para gerir a equipe e desenvolver as atividades com eficiência, o gestor precisa conhecer a companhia na qual ele trabalha.

Procure informar-se sobre todos os departamentos da empresa, veja os processos em desenvolvimento, aprenda sobre a sua história e perspectivas para o futuro, examine receitas e despesas por um certo período de tempo, ou seja, tenha uma visão geral sobre tudo o que pode envolver direta ou indiretamente as ações. 

De posse dessas informações, o gestor terá mais elementos de análise para a tomada de decisões tanto para novos caminhos quanto para momentos de crise. Evitando “achismos” e resultados negativos. 

5- Incentive a cultura de resultados

como ser um bom gestor

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Para desenvolver um bom trabalho o gestor e sua equipe precisam acompanhar e participar da busca pelos resultados da empresa. Afinal, eles são de extrema importância para a tomada de decisões, melhoria de processos e consequentemente crescimento da companhia. 

Incentive os colaboradores a participar da busca por estes objetivos. Quanto mais envolvidos eles estiverem, mais esforço eles irão fazer para alcançá-los. Isso pode ser feito através de campanhas de gamificação, ferramentas motivacionais ou ainda feedbacks individuais ou em grupo. 

Deixe bem claro qual o papel que cada membro da equipe tem na procura pelos melhores resultados. Apresente os recursos que podem ser utilizados, faça treinamentos se necessário e forneça oportunidades para a criação de novas soluções. E sinalize como essa participação será importante na avaliação do seu trabalho. 

Assim, você evitará cobranças e atrasos nas entregas, contribuindo no aumento de eficiência e produtividade

6- Seja organizado

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Os gestores costumam ter muitas reuniões e responsabilidades e para que tudo ocorra da melhor forma possível e sem imprevistos é necessário ter muita organização.

Crie um planner com as principais atividades, utilize agenda online para marcar seus encontros e faça planilhas para acompanhar as tarefas de cada membro de sua equipe. 

Procure investir em softwares de gestão como Trello, Asana ou Monday. Eles são excelentes ferramentas para ajudar a controlar as demandas e entregas dos colaboradores, acompanhando e monitorando em tempo real o trabalho de todos.

Para controlar os recursos financeiros da empresa ou setor, você pode utilizar ferramentas como: Mobills, Project, Organizze, entre outros.

7- Estabeleça prioridades

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Como já mencionamos anteriormente, o gestor geralmente desenvolve muitas atividades ao mesmo tempo, por isso, para administrar o tempo gasto em cada tarefa é necessário administrar o tempo e definir prioridades.

Diante desse cenário, liste as responsabilidades para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, e descreva o status que cada atividade tem naquele determinado momento. Procure dedicar um tempo para atualizar essa lista todos os dias. 

No entanto, quando as prioridades não são bem definidas, o gestor costuma ter uma agenda baseada em atividades urgentes, o famoso “apagar incêndios”, condição que atrapalha na implementação de melhorias e consequentemente na eficiência do seu trabalho. 

Além disso, quando existe essa gestão das tarefas, o profissional ganha tempo para desenvolver questões mais estratégicas ao invés de manter-se apenas nas atividades operacionais, ou ainda se sobrecarregar de trabalho. 

8- Seja sincero

gestor

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A confiança dos colaboradores de uma equipe em seu gestor é um fator de extrema importância para um bom desempenho de todos. Por isso, não esconda as más notícias ou evite os fatos. 

Fale sempre a verdade para os funcionários, respeitando-os, mesmo que não seja exatamente isso que ele queira ouvir. 

Essa atitude irá criar um cenário de cultura aberta e de segurança. Onde as pessoas vão se sentir à vontade para estabelecer uma comunicação honesta e autêntica. 

9- Confie no seu time

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Seja no trabalho home office ou no regime presencial, a delegação de tarefas exerce um papel fundamental em uma empresa. Por isso, desafie os colaboradores a desenvolverem um trabalho autônomo, sem exagerar no controle.

Para isso, crie um ambiente seguro, confie na sua equipe e incentive-os! Isso irá contribuir para aumento na produtividade e excelência das atividades, motivando-os e garantindo uma melhor entrega dos resultados. 

10- Defina limites

momentos de lazer

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Equilibrar a vida pessoal e profissional, nem sempre é uma tarefa fácil para os gestores. Mas, ela é necessária! 

Se por um acaso você estiver exagerando em algumas dessas esferas, a outra será prejudicada e poderá trazer consequências negativas para a saúde mental e muitas vezes até física. 

Dessa forma, procure cuidar da sua saúde, invista em atividades de lazer e DESCANSE! 

Assim, a sua capacidade de administrar as emoções e comportamentos ficará muito mais assertiva, característica de suma importância para um bom gestor. 

Agora que você já viu algumas dicas para ser um bom gestor, que tal conferir uma lista de livros superinteressante para estimular a criatividade? Curtiu? Então, clique aqui. 

 


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Comments
  1. Parabéns:
    O bom gestor é aquele que olha para o futuro,de cima de uma montanha,e que seja a mais alta,sem medo de atravessar as fronteiras do sucesso.
    Walter Eustáquio de oliveira/Gestor em negócios imobiliário
    Atualmente: Estudante do curso universitário de Arquitetura e urbanismo.

    1. O resultado de um projeto depende do desempenho de uma equipe motivada e unida, arrasou Walter

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