Community Manager, em tradução livre quer dizer gerente de comunidades. Ele é o profissional responsável por criar, planejar, gerenciar e monitorar os resultados de uma marca com as pessoas que se conectam com elas, mantendo relacionamentos estáveis e duradouros, transformando clientes em fãs ou defensores.
Atualmente, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e a demanda por especialistas com essa função teve um crescimento exponencial, principalmente, pela revolução digital que ocorreu em decorrência da pandemia do covid-19.
Diante disso, a construção da relação da comunidade e marca, não pode ficar de fora do planejamento de marketing de nenhuma empresa, principalmente para aqueles que possuem um e-commerce ou estão nas redes sociais.
Mas, ao contrário do que alguns acreditam, essa tarefa não é tão simples! Para exercer um bom trabalho, o Community Manager precisa ter algumas habilidades e técnicas, tais como: empatia, facilidade de articulação, espírito empreendedor e de equipe, ser pró-ativo, organizado, multitarefa, entre outros.
Quer aprender um pouco mais sobre essa carreira? Então, continue a leitura a seguir!
Quais são as funções do Community Manager?
As atividades desse profissional podem variar dependendo do nicho de atuação e tamanho da empresa. Mas, de forma geral, existem algumas tarefas que são comuns na rotina do Community Manager. Veja a seguir quais são elas:
- Criação da comunidade;
- Aquisição de membros para esta interação;
- Construção da brand persona;
- Colaboração na criação de brand voice;
- Criação de processos;
- Elaboração de estratégia de conteúdo;
- Acompanhar as métricas e KPIs;
- Promover eventos ou encontros digitais;
- Criar e nutrir o relacionamento com clientes, membros e parceiros;
- Auxiliar na divulgação de informações oficiais, bem como lançamento de produtos ou ofertas especiais;
- Manter contato com influencers e líderes de opinião, para interagir ou promover a marca;
- Gerir as opiniões e reclamações dos clientes;
- Abrir novos canais de atendimento;
- Criar estratégias para crescimento e desenvolvimento da comunidade;
- Deve ser o “guardião” da cultura da comunidade.
Importância do Community Manager para empresas
Está pensando em contratar esse profissional para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre a sua real importância para os negócios?
Confira a seguir como este especialista pode colaborar com os resultados:
- Contribui para a autoridade, reconhecimento e fortalecimento da marca;
- Personificação da marca;
- Maior engajamento dos clientes e fãs;
- Cria relações de confiança com os clientes, através de um contato próximo e humanizado;
- Auxilia na conversão de leads;
- Enxerga novas oportunidades de negócios e parcerias;
- Contribui com a comunicação clara e oficial da empresa, evitando ruídos e falhas.
- Auxilia na retenção de clientes;
- Impulsiona ideias para novos produtos;
- Contribui para aumento de receita.
O que fazer para se tornar um Community Manager?
Se você está pensando em seguir nessa carreira, saiba que para ser Community Manager, não é preciso ter uma formação específica para essa função, pois ela surgiu devido a necessidade do mercado.
No entanto, profissionais formados na área de comunicação, publicidade, relações públicas ou administração, geralmente conseguem as melhores oportunidades.
Segundo o site Vagas, este profissional inicia a carreira com um salário de R$ 2.119,00, mas pode chegar a ganhar R$ 3.919,00, dependendo do nível de experiência.
O Community Manager pode trabalhar em qualquer tipo de empresa, das startups às organizações sem fins lucrativos.
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