O que faz um community manager
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O que faz um community manager?

Community Manager, em tradução livre quer dizer gerente de comunidades. Ele é o profissional responsável por criar, planejar, gerenciar e monitorar os resultados de uma marca com as pessoas que se conectam com elas, mantendo relacionamentos estáveis e duradouros, transformando clientes em fãs ou defensores. 

Atualmente, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e a demanda por especialistas com essa função teve um crescimento exponencial, principalmente, pela revolução digital que ocorreu em decorrência da pandemia do covid-19. 

Diante disso, a construção da relação da comunidade e marca, não pode ficar de fora do planejamento de marketing de nenhuma empresa, principalmente para aqueles que possuem um e-commerce ou estão nas redes sociais.

Mas, ao contrário do que alguns acreditam, essa tarefa não é tão simples! Para exercer um bom trabalho, o Community Manager precisa ter algumas habilidades e técnicas, tais como: empatia, facilidade de articulação, espírito empreendedor e de equipe, ser pró-ativo, organizado, multitarefa, entre outros. 

Quer aprender um pouco mais sobre essa carreira? Então, continue a leitura a seguir! 

Quais são as funções do Community Manager?

O que faz um community manager

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As atividades desse profissional podem variar dependendo do nicho de atuação e tamanho da empresa. Mas, de forma geral, existem algumas tarefas que são comuns na rotina do Community Manager. Veja a seguir quais são elas: 

  • Criação da comunidade;
  • Aquisição de membros para esta interação;
  • Construção da brand persona;
  • Colaboração na criação de brand voice;
  • Criação de processos;
  • Elaboração de estratégia de conteúdo;
  • Acompanhar as métricas e KPIs;
  • Promover eventos ou encontros digitais;
  • Criar e nutrir o relacionamento com clientes, membros e parceiros;
  • Auxiliar na divulgação de informações oficiais, bem como lançamento de produtos ou ofertas especiais;
  • Manter contato com influencers e líderes de opinião, para interagir ou promover a marca;
  • Gerir as opiniões e reclamações dos clientes;
  • Abrir novos canais de atendimento;
  • Criar estratégias para crescimento e desenvolvimento da comunidade;
  • Deve ser o “guardião” da cultura da comunidade.

Importância do Community Manager para empresas

Está pensando em contratar esse profissional para a sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre a sua real importância para os negócios?

Confira a seguir como este especialista pode colaborar com os resultados:

  • Contribui para a autoridade, reconhecimento e fortalecimento da marca;
  • Personificação da marca;
  • Maior engajamento dos clientes e fãs;
  • Cria relações de confiança com os clientes, através de um contato próximo e humanizado;
  • Auxilia na conversão de leads;
  • Enxerga novas oportunidades de negócios e parcerias;
  • Contribui com a comunicação clara e oficial da empresa, evitando ruídos e falhas. 
  • Auxilia na retenção de clientes;
  • Impulsiona ideias para novos produtos;
  • Contribui para aumento de receita.

O que fazer para se tornar um Community Manager?

O que faz um community manager

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Se você está pensando em seguir nessa carreira, saiba que para ser Community Manager, não é preciso ter uma formação específica para essa função, pois ela surgiu devido a necessidade do mercado. 

No entanto, profissionais formados na área de comunicação, publicidade, relações públicas ou administração, geralmente conseguem as melhores oportunidades. 

Segundo o site Vagas, este profissional inicia a carreira com um salário de R$ 2.119,00, mas pode chegar a ganhar R$ 3.919,00, dependendo do nível de experiência.  

O Community Manager pode trabalhar em qualquer tipo de empresa, das startups às organizações sem fins lucrativos. 

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