Na década de 60, o psicólogo americano Marshall B. Rosenberg criou o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV). Em seu livro “Comunicação Não Violenta”, Marshall explica o conceito da seguinte forma:
A Comunicação Não Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. […] Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando. – Marshall B. Rosenberg.
Esse conceito, no entanto, foi além da mediação e chegou ao mundo empresarial.
Ele é uma das estratégias de comunicação mais eficientes para as equipes, importantíssima para mediar conflitos, abrir espaço para o diálogo e melhorar o clima organizacional.
Como resultado, é possível aumentar a produtividade e o engajamento, além de criar um ambiente de trabalho mais humano, transparente e inclusivo.
Com frequência, nós usamos o medo, a vergonha, a ameaça e a acusação para lidar com situações de discordância e impor nossas ideias.
Só que essa atitude não é nada produtiva e impede que as pessoas enxerguem o que realmente importa em uma discussão: esclarecer sentimentos, necessidades, percepções e, principalmente, comunicar o que queremos que o outro faça.
Um estudo publicado 2020 na Everyone Social, nos EUA, revela que um terço dos colaboradores acreditam que a falta de uma comunicação mais aberta e honesta dentro da empresa afeta sua motivação.
Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que uma simples melhora na conexão entre os funcionários pode aumentar a produtividade em até 25%.
Alguns benefícios da Comunicação Não Violenta:
- Reduz conflitos;
- Resolve problemas;
- É um conceito que pode ser usado na vida pessoal;
- Ajuda seus colaboradores a se tornarem mais persuasivos;
- Auxilia as pessoas a entender uma situação por uma visão mais ampla e não reativa;
- Desenvolve a empatia dentro da empresa.
Um dos grandes segredos está em saber que você pode facilitar este processo, justamente, através da comunicação, promovendo um ambiente de trabalho mais empático e saudável. Pense nisso!
E se você quiser ver mais dicas e estratégias sobre tecnologia, gestão e marketing digital, clique aqui.