Quais são as métricas do Facebook ADS?
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Quais são as métricas do Facebook ADS?

Primeiro de tudo, você sabe o que é o Facebook Ads? Ele é um gerenciador de mídia paga da plataforma, onde os administradores de páginas e perfis do Instagram, podem criar anúncios que serão infiltrados no meio das publicações das duas redes sociais. 

Além de aparecer no posicionamento configurado, esses conteúdos também são disponibilizados na Biblioteca de anúncios do Facebook. Ferramenta criada pela própria plataforma e que pode ser acessada por qualquer usuário para obter informações sobre o conjunto de anúncios que estão em veiculação de uma determinada conta.

Dentro do gerenciador temos diversos objetivos para configurar a campanha, porém o acompanhamento diário é super importante para definir as próximas ações de melhoria do seu anúncio.

Nesse artigo, vamos te explicar melhor sobre algumas métricas que podem ser avaliadas no Facebook Ads, confira!

Conversões

Esta métrica foi criada para mapear as ações que um usuário realiza a partir da visualização de uma campanha no Facebook Ads ou Instagram ADS.

Sendo que esta conversão é medida de acordo com um clique em um botão, geralmente representado por um CTA (call-to-action), ou seja, termos que levam estes usuários a realizar novas ações, como: “saiba mais” e “acesse agora”.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre CTA, clique aqui! 

Diante disso, a interação final precisa estar muito bem definida. Dentre estes diversos objetivos podemos citar: 

  • Atrair tráfego para o site ou conversões em uma determinada Landing Page;
  • Gerar engajamento em uma publicação;
  • Realizar o download de algum material;
  • Contatar a empresa pelo whatsapp, entre outros. 

Que tal um exemplo prático? 

Suponhamos que meu objetivo é ter o maior número de pessoas convertidas na minha Landing Page. Nosso cenário é o seguinte, o alcance do anúncio está crescendo, porém a interação e a taxa de conversão da Landing Page estão bem abaixo do que o esperado.

Primeiro ponto, os visitantes estão chegando até o anúncio, mas não estão interagindo? Talvez a campanha esteja atingindo um público que não seja interessante para o negócio ou os visitantes estão tendo muita dificuldade de interpretar o seu criativo e ser submetido ao clique para conversão da Landing Page.

Segundo ponto, os visitantes estão interagindo com o seu anúncio, mas não estão convertendo na Landing Page? Ainda nesse caso, podemos ter divergência ao público-alvo atingido e estar oferecendo algo que eles não estão procurando ou então a sua Landing Page precisa de uma análise minuciosa para encontrar possíveis dificuldades na hora da conversão.

Viu só como essa métrica é importante?

Frequência

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Freepik

Como o próprio nome sugere, esse número se refere à quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido para o usuário. Essa métrica é interessante para campanhas com orçamentos altos. 

Pensando nisso, se exibirmos o mesmo anúncio diversas vezes para o mesmo usuário ele pode se aborrecer e talvez ignorar o criativo inconscientemente. Além disso, ele pode marcar o anúncio como ‘Não é relevante’ e acabar prejudicando o alcance do anúncio.

Então, quais são as alternativas?

  • Criar um novo anúncio e ter cuidado ao selecionar o público.
  • Modificar a proposta de valor.
  • Selecionar a opção  ‘Alcance Diário Único’ para que seus anúncios sejam exibidos apenas uma vez ao dia para cada usuário único.

Custo por Clique e Taxa de Clique

O Custo por Clique [CPC] indica o custo médio de um clique no seu anúncio para a página de conversão. Já a Taxa de Clique [CTR] é o percentual de pessoas que clicaram na sua página após terem o primeiro contato com seu anúncio.

Essa métrica é importante para medir a força da campanha em convencer o público-alvo a clicar e seguir para a Landing Page escolhida pela ação.

Por exemplo, um CTR baixo indica que ou o criativo do seu anúncio não é atraente para o seu público-alvo ou algo deu errado com o próprio anúncio.

Está sofrendo com essas métricas? 

Usando a opção de criativos dinâmicos, você personaliza suas peças de acordo com o contexto e o perfil do seu negócio. Assim, você pode testar variações de um mesmo criativo e descobrir qual tem a melhor performance. Fique atento!

Custo por Ações

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O Custo por Ações [CPA] mostra o gasto que a empresa está tendo com cada reação do usuário em um anúncio.

Alguns fatores podem te ajudar a melhorar essa métrica, como:

  • Determine um objetivo claro para a sua campanha.
  • Traga uma linguagem simples para o seu conteúdo.
  • Invista na qualidade das suas copys e criativos. 

Lembrando que, quanto mais claros forem os seus objetivos, a tarefa de atrair mais pessoas para a sua publicação fica mais simples e quanto mais investir na qualidade dos anúncios, mais cliques e interações eles terão, o que diminuirá o seu custo por ação.

Conclusão

Aproveite essa ferramenta de anúncios do Facebook, com ela conseguimos gerar diversas oportunidades de leads para o seu negócio.

Não se desespere! Ao criar sua primeira campanha pode ser um pouco assustador olhar para diversas métricas do Facebook, mas tenha certeza que o acompanhamento diário é o que vai trazer o objetivo definido para o seu negócio.

Neste post, mostramos algumas métricas importantes, nas quais pode servir para avaliar o desempenho da sua campanha de anúncios. Lembre-se que uma única métrica isolada não faz tanto sentido quanto olhar para um conjunto de informações e melhorar o desempenho dos seus anúncios.

E aí, quantas dessas métricas você considera na sua análise? Nenhuma?

Espero que agora elas estejam em seus relatórios, pois com certeza elas vão te ajudar na performance das suas campanhas e a mensurar os seus resultados no Facebook Ads.

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