Você gostaria de ampliar seus serviços de marketing digital mas ainda não sabe como fazer? Vê várias pessoas oferecendo trabalhos com nomes variados mas tem dúvidas sobre a função de cada um? Continue lendo e saiba qual a diferença entre mentoria e consultoria.
Atualmente existem muitas empresas, agências e estúdios que necessitam de alguém com uma visão de fora para enxergar novas possibilidades. Entre elas estão os serviços chamados mentoria e consultoria.
No mercado digital, como em qualquer outro, acabam aparecendo profissionais que oferecem estes serviços da forma errada, e isto costuma confundir um pouco sobre a diferença entre eles e o que exatamente precisamos oferecer nestes dois formatos.
Para solucionar as dúvidas, veja os tópicos a seguir!
Consultoria
Esta função tem como objetivo resolver um problema específico da empresa, o profissional contratado para este tipo de serviço vai analisar as dificuldades e oferecer soluções adequadas de acordo com as metas estabelecidas pela companhia.
Uma consultoria de redes sociais, por exemplo, pode servir para que o profissional faça uma análise nas métricas, resultados e outros setores da empresa para que aponte os pontos positivos e negativos. Propondo uma solução mais rápida para resolver determinado problema.
Esse trabalho pode ser feito presencialmente ou online e remunerado mensalmente ou através da conclusão do objetivo.
Mentoria
O mentor é a pessoa que vai ter uma visão ampla do seu negócio, pois ele já entende do mercado e do nicho em que você atua. Além disso, ele vai acompanhar a sua empresa por alguns meses, dando seus conselhos e montando novas estratégias, a fim de chegar nos objetivos que você estabeleceu.
Por isso, a mentoria é um processo mais longo que a consultoria, e o profissional precisa analisar sua empresa como um todo, indicando quais são as ações que você deve tomar a partir do momento examinado.
Existem diversos tipos de mentoria, uma delas é feita em grupo, onde várias pessoas que estão passando pelos mesmos problemas em empresas diferentes se unem em uma mesma comunidade e o mentor acompanha todos eles simultaneamente.
A mentoria deve ser realizada por um profissional que já tem muita experiência no mercado em que vai atuar, por isso, não é qualquer um que pode exercer essa função.
Esse trabalho pode ser feito na modalidade presencial ou online e costuma ser remunerado mensalmente ou a cada etapa concluída.
Se você pretende contratar um destes profissionais, pesquise muito sobre o especialista e veja quais foram as empresas que ele já atendeu e quais foram os resultados alcançados.
Agora, se você é proprietário de uma agência ou estúdio, veja que essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio, onde você e sua equipe não colocaram a mão na massa, mas será possível adquirir um bom retorno financeiro sobre o trabalho desenvolvido.
Gostou das dicas? Lembre-se que através da Etus é possível emitir relatórios de todas as redes sociais, e se você está fazendo uma consultoria, o ideal é que você tenha esta ferramenta para te auxiliar.